Marketing para área da saúde: como conquistar mais pacientes em 6 passos

Existem várias formas de conquistar novos pacientes. Veja como fazer na prática usando as estratégias de Marketing Digital!

Agência KOS
Agência KOS11 de outubro de 2023
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

Existem várias formas de conquistar novos pacientes. Veja como fazer na prática usando as estratégias de Marketing Digital!

O Marketing para área da saúde é feito a partir das estratégias que instituições e empresas desse setor usam para atrair novos pacientes e clientes. O objetivo é aumentar a conscientização sobre cada marca e o que podem oferecer.

Apesar de ser uma estratégia consolidada e de sucesso no mercado, uma parte das instituições de saúde possuem uma certa resistência em adotar esse tipo de estratégia. Mas por que isso acontece?

Culturalmente, outras ações de marketing chamam mais atenção dos responsáveis pelo Marketing dessas empresas do que o ambiente digital. Vamos aos exemplos:

  • Mídia tradicional (TV, rádio, dentre outros);
  • Eventos e congressos;
  • Jornais, outdoors, etc.

Mas essa realidade tem mudado nos últimos anos e vamos explicar como as clínicas e empresas da área de saúde que têm utilizado Marketing Digital em suas estratégias têm conseguido se destacar, aumentando o seu faturamento ao mesmo tempo que melhoram bastante a rotina dos pacientes!

O que é e como funciona o marketing para área da saúde?

O marketing digital para saúde é uma ferramenta que engloba a promoção de serviços e instituições médicas, a captação e conquista de novos pacientes, bem como a fidelização dos atuais.

Pode ser utilizado por hospitais, clínicas, planos de saúde, profissionais, empresas farmacêuticas e outras organizações relacionadas à saúde.

Esse conjunto de estratégias abrange uma ampla variedade de abordagens, tais como marketing de conteúdo, mídias sociais, eventos, e-mail marketing, mídia paga, entre outras.

No entanto, para que as ações sejam efetivas, é fundamental que elas sejam realizadas a partir de um planejamento estratégico que leve em conta os objetivos e o público.

Além de beneficiar os negócios, o marketing pode ser um meio eficiente de educar o público sobre questões de saúde relevantes, como a prevenção de doenças infecciosas e a importância de buscar cuidados adequados, por exemplo.

Por que investir em marketing para área da saúde?

Em um mundo cada vez mais competitivo, o investimento em marketing para área da saúde pode ser um diferencial para as instituições e profissionais do setor.

Essa abordagem estratégica possibilita gerar maior visibilidade e relevância no mercado, bem como adquirir mais credibilidade e reconhecimento pelos serviços prestados.

Outra vantagem do marketing para área da saúde é atrair novos pacientes e facilitar o processo de fidelização, através de conteúdos relevantes e atendimento de qualidade.

Dessa forma, é possível estabelecer uma relação mais próxima ao público, criando uma comunidade engajada em torno do profissional ou instituição.

Confira algumas das principais vantagens:

1. Oferecer informações relevantes

O marketing para área da saúde oferece uma oportunidade única para compartilhar conteúdos valiosos e disseminar informações de qualidade sobre os assuntos da saúde.

Isso desempenha um papel importante na redução da desinformação e na promoção de uma melhor compreensão dos cuidados necessários para manter uma vida saudável. 

Além disso, essa estratégia revela-se eficaz para atrair novos pacientes de forma orgânica, uma vez que, ao compartilhar conteúdo valioso, a instituição demonstra sua expertise e estabelece confiança com seu público.

2. Conscientizar seu público

Ao investir em marketing voltado para a área da saúde, é possível desempenhar um papel crucial na conscientização do público sobre a importância de evitar o autodiagnóstico, autotratamento e automedicação.

É essencial orientar as pessoas que sempre devem procurar um profissional da saúde para avaliações completas, exames, tratamentos e cuidados adequados. 

Dessa forma, ajuda-se a garantir que recebam a assistência necessária de forma segura e eficaz, evitando riscos à saúde.

3. Atrair mais pacientes

Por meio de campanhas direcionadas e conteúdo relevante, é possível atrair a atenção de potenciais pacientes, despertando interesse e incentivando-os a escolher sua clínica ou serviço de saúde.

Ao investir em marketing para atrair novos pacientes, você amplia sua base de pacientes, aumenta a demanda pelos seus serviços e fortalece sua posição no mercado. 

Isso pode resultar em um crescimento sustentável da sua clínica ou instituição, ao mesmo tempo em que oferece cuidados de qualidade para um número maior de pessoas.

4. Fidelizar seus atuais pacientes

Além de atrair novos pacientes, é fundamental fidelizar os já conquistados, pois clientes leais trazem uma série de benefícios, como aumento da receita e uma reputação positiva no mercado.

Para alcançar esse objetivo, é essencial oferecer um atendimento personalizado e de qualidade, comunicação regular, otimização dos processos de contato e agendamento, entre outros.

Como fazer Marketing para área da saúde na prática em 6 passos?

Quando falamos de instituições como hospitais e clínicas, precisamos ter em mente o seguinte fato: uma pessoa não vai a um site desse tipo de instituição em busca de entretenimento.

É preciso construir um conteúdo consistente, confiável e realmente relevante para o público-alvo. Mas aí fica a pergunta: como definir o que essas pessoas querem ler e aprender? Simples: você pode compilar os dados da área de atendimento, agendamento e marcação de exames.

Com esses dados em mãos, que podem ser levantados via ferramentas de gestão ou até por planilhas, é possível ver qual é o público-alvo do hospital e clínica, facilitando o trabalho do marketing na hora de produzir o conteúdo.

Esse é só o começo do passo a passo prático que você precisa seguir para construir uma boa estratégia de Marketing para área da saúde. Para conhecer todos os detalhes, é só acompanhar os próximos logo abaixo!

Passo 1: Aprenda tudo sobre seu público

Para manter o fluxo de pacientes ou clientes constantemente no seu negócio, você precisa de uma estratégia de Marketing Digital abrangente, com o foco em atender o público certo.

Além de conhecer o seu negócio como a palma da sua mão, você também precisa ter uma noção melhor de quais pacientes deve ter como alvo. Na estratégia de Marketing, isso é chamado de desenvolver uma “persona paciente” com os dados que falamos anteriormente. Esse deve ser um dos pontos focais de seus esforços.

Persona é uma representação fictícia do seu cliente com perfil ideal. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento, características demográficas, histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Para encontrar seus perfis de persona, faça a si mesmo perguntas como:

  • Quem são meus pacientes?
  • Quantos anos eles têm em média?
  • Qual sua renda?
  • Que empregos eles têm?
  • O que os faz escolher minha empresa para resolver seus problemas relacionados à saúde?
  • Como eles estão pagando pelos serviços ou produtos?

Esse conhecimento sobre o público capacitará a equipe para criar uma estratégia de Marketing Digital que realmente funcione e obtenha o máximo retorno.

Passo 2: Construa um site/blog intuitivo e responsivo

Esse conselho deveria ser seguido por profissionais de Marketing de qualquer setor. Afinal, não adianta ter um bom serviço se o seu público-alvo não conseguir chegar até você.

É necessário ter um site enxuto que passe a informação de forma clara e concisa. Pois é, sabemos que algumas vezes não encontramos isso nas páginas de empresas desse setor. 

Do que adianta ter uma ferramenta de agendamento online se o link para ela está perdido no meio de várias ofertas e informativos?

O sucesso da sua estratégia de Marketing para saúde depende muito da qualidade do seu website.

Além disso, é preciso que o site e o blog sejam responsivos, ou seja, que sejam capazes de se adaptar a diferentes dispositivos, como computadores, tablets e smartphones.

Ter uma página intuitiva e responsiva não apenas melhora a usabilidade, mas também contribui para seu o posicionamento nos resultados de busca do Google.

Passo 3: Faça Marketing de Conteúdo

Lembra quando falamos acima que é preciso estruturar um site e blog, com boa qualidade? Pois é, não adianta ter isso sem produzir também conteúdo de qualidade.

O Marketing de Conteúdo e o conteúdo educacional são a maneira mais inteligente de atrair novos pacientes e clientes para o seu negócio de saúde hoje. Quando falamos de Marketing Digital, o foco é geração de valor para o usuário final — nesse caso, o paciente. E também sabemos que as pessoas sempre acabam preferindo comprar de especialistas.

Logo, se a sua instituição produzir conteúdo de qualidade, de forma a se posicionar como especialista dentro de um segmento, é grande a chance dela conseguir captar mais pacientes que estão interessados naquele serviço.

É só pensar um pouco na famosa analogia do médico: sempre que você fica doente e o médico receita um remédio, dificilmente o paciente não irá comprá-lo, já que foi recomendado por um especialista.

Lembre-se: você tem um público que pode comprar seus produtos ou serviços. E esse público fica online para se educar antes de interagir e de tomar uma decisão. E é aí que qualquer profissional de marketing de saúde pode entrar, criando conteúdo incrível para apresentar sua marca ao público certo no momento certo.

Passo 4: Aumente o número de canais de aquisição de pacientes

O mundo evoluiu muito nos últimos anos, não é mesmo? Hoje é possível realizar quase todo tipo de atividade a partir de um smartphone e na internet. Por isso, não limite seus esforços de criação de conteúdo apenas ao seu site.

Estratégia de conteúdo não é apenas escrever e orar para que seu conteúdo apareça na primeira página de resultados de pesquisa. Além disso, considere postar conteúdo original em plataformas de redes sociais, como o LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter.

Sua empresa tem muitas plataformas para escolher e deve aproveitar ao máximo as ferramentas disponíveis. Por isso, trabalhar apenas com meios tradicionais de Marketing e também de atendimento pode impactar negativamente a experiência do usuário.

Você pode contar com esses canais não só para divulgar seus conteúdos e demais ações de Marketing, mas também utilizá-los como uma solução de agendamento online. Isso é algo vital para o sucesso da estratégia de Marketing de uma instituição na área de saúde, e até mesmo o WhatsApp pode funcionar como uma solução!

Além de ter um custo de aquisição por paciente menor, a experiência dele acaba sendo facilitada. Vamos listar abaixo as diferenças entre um agendamento análogico, via telefone, e o online, só para você ter uma noção:

  • No agendamento online, não existe chance de congestionamento de linhas e um exame ou consulta pode ser marcado com facilidade, independentemente da demanda;
  • O processo pode ser finalizado em menos de 2 minutos;
  • O custo por atendimento fica na casa dos centavos (80% mais barato).

Passo 5: Invista em Anúncios Pagos

Os anúncios pagos apresentam-se como ótimas ferramentas de marketing para área da saúde, uma vez que podem impulsionar significativamente o crescimento da instituição.

Por meio de anúncios e campanhas pagas, é possível atrair um maior número de pacientes para o seu site ou página. Dentre os benefícios mais relevantes, destacam-se:

  • Otimização da estratégia de marketing: direciona recursos e esforços de forma eficiente, alcançando melhores resultados;
  • Segmentação do público-alvo: permite que sua mensagem seja direcionada especificamente para pessoas que têm maior probabilidade de se interessar pelos seus serviços médicos;
  • Aumento da visibilidade: faz com que sua clínica ou instituição de saúde se torne mais conhecida e reconhecida no mercado;
  • Posicionamento entre os primeiros resultados nos buscadores: confere maior relevância e credibilidade;
  • Resultados rápidos: diferentemente de estratégias de marketing orgânico, o que possibilita conquistar novos pacientes em curto prazo;
  • Baixo investimento inicial: abordagem acessível para empresas de diferentes tamanhos.

Passo 6: Conte com uma ferramenta de Automação de Marketing

Após um atendimento, é vital que a instituição de saúde continue o relacionamento com os seus pacientes para garantir o maior número de clientes fidelizados.

Desde apresentar novos procedimentos até falar de boas práticas para a saúde, é esse tipo de ação, além do atendimento de qualidade, que fará o paciente voltar quando for necessário para ele.

Mas realizar todo esse trabalho manualmente é impossível. Para realmente saber qual é a melhor forma de se comunicar com ele de forma constante, é preciso saber:

  • Como o paciente está interagindo com o site da instituição;
  • Qual tipo de conteúdo ele tem consumido;
  • Quais canais de comunicação mais usam.

Todas essas informações podem ser acompanhadas com uma solução de Automação de Marketing. Essa é a forma mais barata e automática de realizar esse trabalho, contando com funcionalidades de monitoramento e construção de fluxos de nutrição.

O fluxo de nutrição, uma funcionalidade que só esse tipo de ferramenta consegue oferecer, em conjunto com o conteúdo produzido para o blog, é vital para o sucesso da estratégia de Marketing!

É só fazer a seguinte conta: ao invés de contratar 4 profissionais de marketing (para cuidarem de mídias sociais, gestão do blog, Email Marketing e análise de dados) e 2 vendedores (para qualificarem todas as oportunidades), a sua empresa pode contar com uma ferramenta que realiza todas essas funções, reduzindo o custo final da operação.

Com um fluxo de nutrição realizando grande parte do trabalho de relacionamento e a ferramenta centralizando todo o processo de forma simples e intuitiva, o trabalho fica mais rápido e lucrativo.

O que é melhor: internalizar o marketing ou contratar agência?

A decisão de internalizar o marketing ou contratar uma agência é influenciada por diversos fatores, tais como o porte da empresa, recursos disponíveis e conhecimento em marketing.

Ambas as opções têm vantagens e desafios distintos. Vamos explorar cada uma delas:

Contratar agência

Contratar uma agência de marketing para área da saúde é uma opção viável quando a empresa busca especialização e recursos avançados. 

As agências possuem conhecimento atualizado sobre estratégias de marketing, bem como acesso a ferramentas e recursos avançados e uma perspectiva externa e imparcial.

Essas vantagens podem trazer novas ideias, identificar oportunidades de crescimento e fornecer insights valiosos sobre a concorrência. 

Além disso, delegar as atividades de marketing a uma agência permite que a instituição se concentre em suas áreas-chave, enquanto os profissionais de marketing externos cuidam da criação e execução das estratégias. 

Internalizar o marketing

Por outro lado, internalizar o marketing pode ser uma opção adequada quando a instituição busca controle direto, conhecimento interno aprofundado e redução de custos. 

Ao ter o marketing internalizado, a instituição tem total autonomia sobre as estratégias e a capacidade de ajustá-las rapidamente de acordo com os objetivos e necessidades. 

Os colaboradores internos conhecem melhor a marca, o público-alvo e a visão da empresa, o que pode resultar em estratégias de marketing para área da saúde mais autênticas e alinhadas. 

Além disso, para empresas de menor porte, internalizar o marketing pode ser uma alternativa mais econômica, pois elimina os custos de contratação de uma agência externa.

A decisão final dependerá do contexto e dos objetivos específicos da empresa, bem como dos recursos disponíveis. 

Em muitos casos, uma combinação de ambas as opções pode ser a mais adequada, com atividades de marketing sendo internalizadas em algumas áreas e outras sendo delegadas a uma agência para obter expertise especializada.

Por que contratar uma agência de marketing digital orientada a dados?

Ao trabalhar com uma agência especializada em análise de dados, você se beneficia de uma abordagem baseada em informações concretas e mensuráveis. Veja por que isso é tão importante:

1. Indicadores de sucesso

Uma agência orientada a dados fornecerá indicadores de sucesso em todas as etapas, desde o planejamento até a apresentação dos resultados. 

Essa abordagem permite uma análise mais precisa do desempenho das suas estratégias de marketing digital, identificando o que está funcionando e o que precisa ser ajustado.

2. Extração e análise de dados

Esse tipo de agência tem a expertise necessária para extrair os dados relevantes, analisá-los de forma aprofundada e gerar insights valiosos

Dessa forma, é possível solucionar problemas, identificar oportunidades de negócio e otimizar suas estratégias.

3. Orientação e correção de rumo

Ao trabalhar com uma agência orientada a dados, você contará com profissionais que irão orientá-lo e indicar se suas estratégias estão no caminho certo.

Essa análise crítica é essencial, pois permite que você tome decisões informadas e realize ajustes quando necessário.

4. Inovação e transparência

Agências orientadas a dados oferecem mais transparência no processamento das informações. Isso significa que você terá uma visão clara dos resultados alcançados e das ações executadas, facilitando o acompanhamento do progresso do seu negócio.

5. Decisões rápidas e assertivas

Uma análise de dados embasada possibilita tomar decisões de forma mais ágil e assertiva. Com acesso a informações confiáveis e relevantes, você se torna mais preparado para direcionar suas estratégias de forma estratégica e eficaz.

6. Ampliação da competitividade

Ao contar com uma agência orientada a dados, é possível aumentar a competitividade do seu negócio. 

O marketing para área da saúde é ético?

Essa é uma dúvida muito importante e comum, que pode gerar muita confusão.

É possível fazer marketing para área da saúde de maneira ética, desde que sejam respeitadas as resoluções do Código de Ética Médica do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Além disso, também existe o Manual de Publicidade Médica, que estabelece todos os critérios de publicidade e propaganda que devem ser seguidos por profissionais e instituições da saúde.

Por exemplo, proíbe a divulgação de preços de procedimentos e a concessão de descontos como forma de diferenciação. Isso evita a competição desleal e prioriza a qualidade do serviço oferecido.

Dê o próximo passo na sua estratégia de Marketing para área da saúde

Existem várias formas de conquistar novos pacientes, mas um dos métodos mais baratos e eficazes é com esses passos de Marketing Digital. 

Só de perceber que grande parte da população mundial já está conectada nos canais digitais deixa claro que não trabalhar nesse ambiente é um grave erro.

Por isso, seguir os 6 passos citados acima é vital para o sucesso da sua instituição. Essas técnicas de marketing, testadas e comprovadas, lhe darão uma vantagem competitiva considerável, independentemente do segmento dentro da área de saúde a que você pertence.

Todas as dicas e passos que sugerimos neste post podem ser colocadas em prática com o RD Station Marketing. Essa ferramenta tudo em um torna a sua operação de Marketing Digital mais produtiva ao unir diversas funcionalidades em apenas um lugar. 

Os planos têm valores a partir de 75 reais por mês nos 3 primeiros meses e podem ser adaptados às necessidades do seu negócio.

Agência KOS - Marketing para área da saúde

A Agência KOS - Marketing para área da saúde, é uma empresa especializada em marketing digital para clínicas, laboratórios e centros de imagem. 

Se você precisa de ajuda para traçar sua estratégia e alavancar o marketing da sua instituição, entre em contato conosco!

Agência KOS

Agência KOS

Veja também

Marketing
Dia do Publicitário: profissionais da RD Station falam sobre suas trajetórias
Marketing
RD celebra o Dia do Blog com live de 4 horas com especialistas
Marketing
Você aproveita todas as oportunidades de negócios geradas por um blog?