Instagram Aesthetic: como criar um perfil atraente para a sua empresa na rede social

Instagram Aesthetic é o forma de trabalhar na rede social buscando criar um perfil atraente que agrada os visitantes e reforça laços com os seguidores da marca

Agência Webby
Agência Webby28 de fevereiro de 2023
Curso de Instagram e TikTok gratuito

A primeira impressão é a que fica? Sim! O conhecido ditado foi comprovado por estudos científicos e vários psicólogos, que confirmaram que o primeiro olhar gera uma impressão e é decisivo para a formação de opinião sobre alguém.

Isso sempre aconteceu na fila do banco, no elevador ou na rua. Hoje isso continua acontecendo, mas na internet e, principalmente, nas redes sociais.

Mas afinal, sobre o que queremos falar? Sobre o Instagram da sua empresa, e como usar uma tendência que está crescendo: a Instagram Aesthetic.

Pense com a gente: se você rola centenas de fotos por dia para iniciar uma conversa, quantas vezes você acha que o seu público rola o feed para escolher a empresa que ele irá contratar ou fazer negócio?

Se você já parou para pensar sobre como está a sua imagem na internet e constatou que quer aprender a criar um Instagram atraente, continue lendo este post! 

RD Station

Marketing Digital na prática e sem enrolação

Mais de 200 mil pessoas já se desenvolveram com os cursos da RD University.

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Qual é a importância da Instagram Aesthetic

Em uma plataforma altamente visual como o Instagram, a estética é tudo. É a primeira coisa que os clientes em potencial veem quando acessam o perfil da sua marca, e um dos principais motivos pelo qual eles escolhem seguir você ou não. 

“Ah, mas nem todo mundo está na internet”, você pode dizer. Sim, todos estão na internet, até nossos pets e avós estão na internet. E, também, negócios que buscam vender para eles! 

De acordo com as estatísticas do Instagram, já são mais de 200 milhões de contas empresariais na plataforma. 

Ou seja, são milhões de pessoas e empresas consumindo conteúdos diversos. Talvez a única coisa em comum é que todos adoram ver posts esteticamente bonitos, seja uma publi ou a foto do crush em Paris.

Todos estão buscando criar uma imagem cada vez melhor, com mais qualidade (nem sempre pelo conteúdo), mas principalmente para ter um Instagram atraente esteticamente. E isso inclui as empresas.

Para ter um perfil que envolva o seu público com a sua marca, você precisará criar uma estratégia focada na estética do Instagram. Assim, sua empresa vai se destacar da concorrência e causar impacto.

>> Leia mais: Como vender pelo Instagram: perfil comercial, link da bio, como ganhar seguidores e outros insights

Como criar um perfil atraente no Instagram?

O mundo do Marketing sempre ressalta a importância da vitalidade de uma marca e sua identidade visual. Afinal, você precisa se destacar neste mundo competitivo e se conectar com os clientes em um nível mais profundo. 

O mesmo vale para o mundo digital, que transforma o site empresarial e as redes sociais em uma extensão da sua marca ou empresa. É a vitrine para o mundo!

São os recursos visuais e o design que permitirão alcançar e conquistar o público, criando uma presença online forte e cada vez mais consolidada. Mostre o que seu público quer ver, mas siga usando a sua voz.

Vale ressaltar que, quando falamos de estética e criar um Instagram atraente, não estamos nos limitando apenas ao feed. É claro que ele é o mais visível, mas não é o único fator que determina se o seu perfil é atraente ou não. A estética estende também a:

  • Foto de perfil 
  • Cores e identidade visual
  • Layout de grade 
  • Filtros usados
  • Paleta de cores
  • Bio chamativa com call to action 
  • Fontes utilizadas

Para criar um Instagram atraente e conquistar seu público, fique atento a alguns pontos e mergulhe no processo criativo.

https://www.youtube.com/shorts/dkFUtya6KSU

5 dicas para criar um perfil atraente seguindo a Instagram Aesthetic

Atualmente seu perfil do Instagram está parecendo um currículo com produtos, site, dicas, tipo tudão? Calma! Veja como transmitir o valor da sua marca, criar um perfil atraente e analisar os resultados das suas ações. 

1. Defina a personalidade da sua marca

O primeiro passo para criar uma estética atraente no Instagram é determinar a personalidade da sua marca.

Trata-se de um conjunto de características humanas que representam a sua marca e dão às pessoas uma noção de quem é a sua empresa. Se você é um criador de conteúdo, essa etapa é mais fácil pois envolve apenas a definição de sua marca pessoal. 

Para as marcas e empresas, pode ser um pouco mais desafiador, pois o processo envolve uma análise mais detalhada de seus valores fundamentais e de seu público-alvo. 

Em outras palavras, a personalidade da sua marca deve estar alinhada com o público que você deseja atingir e com os valores que você mantém. 

Então, pense na sua marca como pessoa, que características ela tem? Aqui estão alguns adjetivos para estimular sua imaginação:

  • Inovadora
  • Relax
  • Extrovertida
  • Contemporânea
  • Séria

2. Conecte a personalidade a uma identidade visual

Em seguida, é hora de definir o visual que melhor define a personalidade da sua marca. Por exemplo: se a personalidade da sua marca for elegante e discreta, você pode alinhá-la com uma identidade clean, minimalista e com cores sóbrias. 

Mas se sua marca for arrojada e criativa, pode se conectar melhor com cores mais vibrantes e ousadas. Esse passo é fundamental para a sua Instagram Aesthetic.

Use essas ideias aproximadas para criar uma descrição geral da identidade visual que melhor se adequaria à sua marca. Isso ajudará a decidir sobre as cores e outros elementos visuais a serem usados ​​em sua estética para criar um Instagram atraente.

3. Escolha a paleta de cores 

Um dos aspectos mais importantes da estética do Instagram é a combinação de cores. As cores certas ajudam a definir sua marca e causar uma ótima impressão visual, então é muito importante ser estratégico no feed e stories.

Geralmente, as marcas podem usar as cores do logotipo da marca para a estética do Instagram. Essa é uma opção fácil se as cores da sua marca já representarem a personalidade da sua marca. 

No entanto, algumas marcas possuem logotipos bem minimalistas em preto e branco, tornando difícil a representação da marca através dessas cores. Nesses casos, é importante escolher as cores que serão usadas para criar a estética ideal, combinando com o logotipo.

E por que não ir além das cores mais óbvias?

Lembre-se de ser muito específico com sua escolha de cores, pois tons diferentes podem criar impressões diferentes. Por exemplo: o rosa pastel pode transmitir uma vibração pacífica, enquanto o rosa shock brilhante pode ser associado a uma vibração mais divertida e enérgica. 

Além disso, as cores escolhidas devem ser complementares entre si e com a marca. Caso contrário, será difícil criar um Instagram atraente, fazendo postagens sem padrões definidos.

Instagram Aesthetic: como criar um perfil atraente para a sua empresa na rede social

4. Defina o layout de grade

Um bom layout de grade ajudará você a organizar visualmente seu feed do Instagram e criar uma aparência geral consistente. Dessa forma, vai deixar o feed mais bonito e aumentar o reconhecimento da marca.

Existem várias ferramentas e aplicativos que possibilitam a criação e edição de templates e vídeos, caso você ainda não tenha uma equipe para fazer esse trabalho. Um feed organizado é uma das principais características de marcas que se preocupam com a Instagram Aesthetic.

>> Leia mais: Quais são os melhores horários para postar no Instagram? Descubra de uma vez por todas!

5. Planeje com Antecedência

Planejamento é tudo! Planejar com antecedência o conteúdo é a chave para a manter uma estética visual forte, mostrando seu valor e atraindo seguidores, desde o início. 

Investir em ferramentas de criação de conteúdo, planejamento e análise é fundamental para que tudo saia conforme o cronograma. 

Dica bônus: crie a biografia de Instagram perfeita

Não poderia finalizar esse post sem dicas de como combinar a Instagram Aesthetic com a bio perfeita.

Você precisa garantir que sua bio do Instagram seja ótima. Ela precisa dizer ao seu público quem você é, o que você faz e incluir uma frase chamativa e clara. A melhor parte é fazer tudo isso em 150 caracteres.

Esse passo é obrigatório para quem quer se tornar um sucesso no Instagram. Seu público-alvo não o seguirá se não estiver interessado no que você tem a oferecer. Por isso, poder dizer isso a eles em poucas palavras é muito importante.

Você também deve deixar um link na bio com direcionamento para o seu melhor link de conversão, transformando seguidores em clientes.

O RD Station Marketing tem uma a funcionalidade do link na bio. Ele permite a criação de uma página reunindo imagens de posts selecionados do Instagram associados a links. Dessa forma, funciona como uma vitrine online que direciona os seus seguidores para onde você desejar. 

Isso permite que você crie estratégias para gerar conversões e analise as métricas, como o número de visitas e cliques. A funcionalidade de link na bio é totalmente integrada ao RD Station Marketing, tornando-se assim uma parte importante da estratégia de redes sociais de milhares de empresas.

RD Station

Crie o seu link da bio com o RD Station Marketing

Faça uma página personalizada com os posts da sua empresa em poucos minutos com um teste gratuito de 10 dias.

  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Instagram Aesthetic veio para ficar

O Instagram é inundado por centenas de marcas, lojas e empresas disputando um lugar ao sol. Afinal, são milhares de pessoas engajadas e comprometidas com suas marcas a fim de chamar e reter a atenção de novos clientes. 

Mas quando você planeja criar um Instagram atraente, seu perfil se torna mais interessante, agradável e quase impossível de “não seguir”. É por isso que a Instagram Aesthetic veio para ficar.

Ela também o conhecimento e o reconhecimento da marca, e com isso, o sucesso do seu negócio em geral. Por isso, dedicação, planejamento e constância são os 3 principais ingredientes para transformar o Instagram da sua marca de uma vez por todas.

Destaque-se do resto e conecte-se com seu público instantaneamente com conteúdo atraente, coerente com a sua marca e esteticamente bonito. Afinal de contas, é melhor se garantir na primeira olhada, porque talvez você não tenha uma segunda chance.

Curso de TikTok e Instagram gratuito
Agência Webby

Agência Webby

Veja também

Marketing
Backup para sites: 7 boas práticas para garantir a segurança de seu negócio na internet
Marketing
Geração de Leads: como começar, os principais canais, iscas e dicas
Marketing
Conteúdo para o Fundo de Funil: quais os formatos ideais e como produzi-los