5 dicas de presentes de Natal para profissionais de Marketing e Vendas

Não sabe o que dar de Natal para aquela pessoa querida que trabalha com Marketing ou Vendas? Seus problemas acabaram!

Bruno Volpato
Bruno Volpato17 de dezembro de 2019
Lançamento dos Panoramas de Vendas 2024

Estamos a poucos dias do Natal. Se você chegou nesse post, seja pelo Google ou alguma rede social, é porque está passando por momentos de desespero. Ao contrário de estar vivendo a alegria com que a data costuma ser associada, você está procurando, de última hora, um presente para um profissional de Marketing ou Vendas.

Talvez você não saiba, mas a Resultados Digitais, empresa dona deste blog, tem softwares para as duas áreas: o RD Station Marketing e o RD Station CRM. A intenção de colocar essa informação tão cedo no texto não foi meramente comercial, mas sim contextualizar os leitores que estão aqui pela 1ª vez. Mas, qualquer coisa, é só clicar nos links e saber mais.

Feito o merchan incidental, vamos ao que você quer ler: sugestões de presentes de Natal para profissionais de Marketing e Vendas. Não falamos de produtos específicos, pois não conseguimos fechar contratos da afiliação a tempo, mas trazemos ideias que fariam pessoas felizes. Para isso, conversamos com nossos times de Marketing e Vendas!

Aliás, já falamos que a RD é uma empresa de Marketing e Vendas? Brinks, vamos ao post!

Planejando 2020: como unir Marketing e Vendas e ter um ano de sucesso

Acesse este eBook e saiba como unir esforços para atingir metas mais altas e, consequentemente, fechar mais vendas!

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

1. Café

Café é muito mais que um grão: é um conceito. As possibilidades do “caféverso” para presentes de Natal para profissionais de Marketing e Vendas são múltiplas. E o que é melhor: contemplam todas as faixas de preços, adequando-se perfeitamente a qualquer que seja o seu orçamento.

As máquinas de café automáticas, aquelas que usam cápsulas, são excelentes opções. Na maioria dos casos, ainda mais em tempos de crise econômica, as empresas não oferecem cafezinho como cortesia aos funcionários. Quando o fazem, costumam surgir reclamações sobre a qualidade. Isso é um problema para vendedores e mercadólogos.

Trabalhamos sob influência de números, metas e objetivos muitas vezes complicados, o que exige que também estejamos sob influência de cafeína. Com uma máquina automática, a pessoa presenteada poderá saborear diferentes sabores de café - você pode, inclusive, incluir uma seleção personalizada de cápsulas no pacote.

Máquinas de café e pessoas

A máquina também ajudará a aumentar a popularidade da pessoa presenteada, desde que ela não a esconda dos colegas de trabalho. Converse com ela a respeito para evitar problemas futuros.

Enfim, ainda no tema, um kit do bom e velho café passado (ou coado) também é uma boa. Combine com um pacote de grãos já moídos para animar a pessoa querida - em todos os sentidos. E que tal uma caneca personalizada? Ou um copão para os maiores entusiastas?

caf

Temos outros utensílios, como moedores, medidores e apetrechos para quem já é iniciado. No fim das contas, lembre-se que a hora do cafezinho é sagrada, gerando boas conversas e ideias para gerar mais Leads e fazer mais vendas. Café é um ótimo presente de Natal!

2. Fones de ouvido

Por motivos diversos, profissionais modernos de Marketing e Vendas passam boa parte de seu tempo com fones de ouvido. Isso tanto no pessoal quanto no profissional, como diria Fausto Corrêa da Silva, o Faustão. Sim, usamos em ligações para Leads e clientes, mas também para ouvir músicas e podcasts no trajeto de transporte público para o trabalho.

Em se tratando de fones, quem vai presentear - você, no caso - também está com sorte: muitos tipos, preços e qualidades estão disponíveis nas prateleiras reais e virtuais deste mundão. Em geral, as empresas fornecem as versões com microfones para calls, então vamos deixar isso de lado. Se ainda assim essa for opção, procure as versões para gamers.

Solidão ou liberdade?

Lembre-se que, qualquer que seja a situação em que um fone de ouvido esteja sendo usado, o profissional de Marketing ou Vendas que receberá seu presente de Natal estará sozinho. Ou seja, é um momento da pessoa com ela mesmo. Invista em qualidade, para que ela se lembre de você quando está ouvindo sua canção favorita ou aquele podcast sobre como algumas das pessoas mais bem sucedidas do mundo não sabiam o que fazer da vida com a sua idade. É isso mesmo, não se cobre tanto.

Isso não significa que fones sejam sinônimo de solidão. Eles podem muito bem trazer liberdade. Veja, por exemplo, o caso dos fones de ouvido à prova d’água, que permitem o uso no banho. Dessa forma, a pessoa fica livre para ouvir ininterruptamente podcasts sobre Vendas, tendo insights enquanto se ensaboa ou lixa a pele morta sob os pés.

Quem trabalha produzindo conteúdo também gosta de se isolar do mundo para escrever blogposts, eBooks e muito mais. Eu, por exemplo, neste momento escrevo ouvindo uma playlist de rock clássico, com fones de ouvido. São notáveis as nuances das canções que percebo apenas quando me isolo acusticamente, o que não ocorre com caixas de som.

Portanto, de um usuário para um potencial comprador: se esse for o presente de Natal que você escolher e seu orçamento permitir, invista em qualidade sonora e produtos com cancelamento de ruído externo. Se é solidão ou liberdade, fica a seu critério.

3. Assistentes de voz

O ano de 2019 viu a ascensão, em definitivo, dos assistentes de voz. Muita gente está adquirindo o seu, aproveitando a concorrência intensa das gigantes da tecnologia: Google, Amazon e Apple já têm suas maquininhas. Antes, já tínhamos à disposição os assistentes de voz nos smartphones - ainda temos, aliás, a Siri me corrigiu aqui.

Portanto, a pessoa que você vai presentear neste Natal pode estar louca para ganhar sua própria traquitana. Uma categoria de profissional de Marketing, porém, tem um interesse mais profundo em ganhar um assistente de voz do Bom Velhinho (você, no caso): especialistas em SEO.

Para muitos deles, o futuro das pesquisas na internet está na busca por voz, justamente por causa dos assistentes de voz. Cada vez mais, as pessoas falam o que querem encontrar no Google, e não mais escrevem. Os smartphones, com suas teclinhas virtuais pequenas e a constante disponibilidade para ser acionado por voz, potencializaram essa tendência.

wazzap

A boa notícia é que, como dissemos acima, a concorrência está grande. Com isso, os preços acabam baixando. Há vários formatos também, cada um com suas particularidades e funcionalidades. Avalie o alcance do aparelho, além do que ele oferece para facilitar a vida da pessoa querida que você vai presentear.

4. Assinatura de streaming

Lembra de um negócio chamado TV a cabo? “Ok, boomer”, você poderia responder. Não faz tanto tempo assim, vai. Bom, ela reunia centenas de canais que transmitiam os mais diversos tipo de programas. Isso incluía filmes, séries, documentários, esportes, notícias e muito mais. Pagávamos um valor mensal único por tudo isso.

Corta para 2019. Agora, temos que assinar serviços de streaming, cada um com sua especialidade. Muita gente escolhe ficar com apenas um, em uma escolha muito mais psicológica que financeira. Afinal, a conta de uma TV a cabo girava em torno dos 150 a 200 reais, enquanto os streamings variam entre 10 a 30 reais.

Essa aparente incoerência abre uma miríade de possibilidades para você, que quer presentear um profissional de Marketing e Vendas neste Natal. Uma assinatura anual pode sair por menos de 100 reais quando paga à vista, trazendo diversão e entretenimento para uma pessoa querida.

Esportes, séries, filmes, seja o que for, apenas se assegure de que você não dará uma assinatura que o profissional já tem. Pesquise algumas séries que tenham a ver com a vibe dos vendedores ou que possam trazer boas ideias para o marketing, oferecendo sugestões de conteúdo junto com a assinatura.

5. Hotéis e restaurantes

Talvez hotéis e restaurantes tenham mais cara de comemorações de aniversário ou de relacionamentos, mas Marketing e Vendas são áreas marcadas pela quebra de paradigmas. Por que não, então, pagar um bom jantar ou aquele rodízio maravilhoso de carnes para celebrar o ano? Ou uma estadia all-inclusive de alguns dias em um resort?

don draper

Claro, essas opções exigem um certo grau prévio de intimidade, mas sabemos que você é uma pessoa sensata e entende isso. Não é uma boa ideia, para deixar claro, convidar alguém do nada para passar uns dias em um hotel com você. Nesses casos, outra área da empresa costuma ser envolvida: o RH.

Isso posto, lembre-se que o presente não é para você. Como já há intimidade com a pessoa presenteada (certo?), você já sabe quais são as preferências gastronômicas ou o tipo de viagem que a faz relaxar. Claro, isso tudo pode ser reservado apenas para o profissional de Marketing e Vendas, mas você é uma pessoa agradável e tornará o passeio mais valioso.

Se o presente for para o vendedor, estabeleça uma meta para motivá-lo: só poderá pedir a sobremesa se não deixar comida no prato. Ou, então, só poderá reservar uma esfoliação no spa do resort se acordar cedo para aproveitar o dia. E poste tudo no Instagram, o que vale para ambas as áreas.

Dica bônus: união entre Marketing e Vendas

Esse presente você não pode dar, pois varia muito de empresa para empresa. Por outro lado, temos um material gratuito que pode ser indicado para, após o Natal e o Revéillon, o profissional presenteado voltar com tudo em 2020! É o eBook Planejando 2020: como unir Marketing e Vendas e ter um ano de sucesso, que pode ser acessado no banner abaixo. Mande o link para a pessoa baixar e já dar uma lida antes do dia 25 de dezembro.!

Feliz Natal!

tv corporativa 1920x1080 planejamento 2020 como unir marketing e vendas pt br mw v1 1
Bruno Volpato

Bruno Volpato

Quem escreveu este post

Jornalista com mais de 10 anos de experiência em portais de notícias, blogs, assessoria de imprensa e redes sociais.

Veja também

Marketing
As ferramentas de Marketing Digital mais utilizadas por empresas de tecnologia no Brasil
Marketing
Como usar Palavras-Chave Negativas para otimizar uma campanha de Google Ads
Marketing
Google AMP HTML: o que é e como configurar seu site para ser mais rápido em dispositivos móveis