Confira 8 formas certeiras de estudar e aprender Marketing Digital

Falta de tempo não é mais desculpa para adiar o estudo dessa tática que é essencial para empresas

Nayara D'Alama
Nayara D'Alama9 de abril de 2018
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

Entender como funciona o Marketing Digital, suas principais estratégias e práticas é uma excelente oportunidade para incrementar os resultados de qualquer empresa. Porém, ainda são poucas as faculdades que oferecem esse tipo de formação aos alunos e muitos interessados não sabem onde buscar o conhecimento.

Além dessa dificuldade, quem trabalha na área sabe que as atualizações são constantes: de repente, surge uma nova rede social ou ocorrem mudanças em ferramentas de análise de métricas, por exemplo. Manter-se em dia com as melhores práticas é essencial para garantir o sucesso das suas ações.

O propósito deste post é listar algumas sugestões, gratuitas e pagas, para você ficar sempre por dentro do universo do Marketing Digital.

O Guia Definitivo do Marketing Digital

Aprenda definitivamente o que é Marketing Digital e entenda sobre todas as outras áreas pertencentes a esse universo de informações. Faça o download e comece a gerar resultados!

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

1. Leitura de blogs

Acompanhar blogs que são referência na área é um hábito muito importante para se manter atualizado com as últimas novidades de Marketing Digital e suas áreas específicas, como mídias sociais.

Além disso, como eles são plataformas agregadoras de conteúdos, o leitor tem a oportunidade de acessar e aprender com publicações mais antigas.

Dica: cadastre-se para receber a newsletter com as últimas atualizações de conteúdo. A medida garante que todas as novidades serão enviadas para o seu email e otimiza o seu tempo.

No caso do blog da Resultados Digitais, você pode assinar a nossa newsletter aqui ou clicando no botão “Assine” no alto da página, no canto direito. Depois cadastre seu email e pronto.

2. Materiais didáticos

Existem vários livros, eBooks, whitepapers e guias sobre Marketing Digital disponíveis no mercado a preços acessíveis ou até mesmo gratuitos.

Ao reunirem exemplos, gráficos, estudos de casos e informações aprofundadas sobre o tema, esses materiais ricos são uma boa fonte de aprendizado e de consulta.

No site da RD, há a área específica de Materiais Educativos. Por lá você encontra cerca de 80 eBooks gratuitos e com temas variados. Introdução ao Marketing Digital, produção de conteúdo, mídias sociais, compra de mídia, SEO e Email Marketing são só alguns dos assuntos.

3.Webinars

Para quem prefere a facilidade de assistir a vídeos, webinars também são boas fontes de informações.

Eles oferecem uma oportunidade extra: durante a transmissão, você pode interagir com o palestrante, enviando dúvidas e comentários.

Como exemplo, segue alguns webinars sobre Marketing Digital que a RD já apresentou:

4. Participar de fóruns, grupos e comunidades

Conversar com pessoas que têm interesse, conhecimento e dúvidas sobre o assunto é umas das melhores maneiras de aprender Marketing Digital. Em grupos, os participantes podem tirar dúvidas, compartilhar o que sabem e indicar referências (artigos, livros e outros materiais).

Procure grupos com pessoas reconhecidas na área, o que aumenta suas chances de aproximação. Uma excelente forma de encontrar essas turmas é no LinkedIn, onde os usuários costumam se conectar ao redor de temas de interesses.

5. Seguir pessoas e empresas nas mídias sociais

Quem não usa as mídias sociais para se manter informado? Seguir pessoas e empresas é como assinar seu feed de notícias.

Canais como o Twitter permitem uma interação direta com qualquer pessoa. Você pode  tirar dúvidas e trocar informações com elas. Experimente iniciar uma conversa marcando @ seguido pelo nome do contato na rede.

É provável que você tenha uma resposta. Quem sabe este não é o início de um relacionamento bastante interessante para seus negócios?

Facebook, Instagram e LinkedIn são outras redes sociais muito usadas no Brasil e que estão cheias de empresas e pessoas compartilhando conhecimento sobre Marketing Digital.

6. Participar de eventos

Vale ficar de olho na agenda de encontros realizados pelas universidades ou por empresas sobre Marketing Digital, pois muitos deles são gratuitos. É cada vez mais comum que os eventos sejam transmitidos ao vivo pela internet ou gravados e disponibilizados para você assistir depois.

Por outro lado, marcar presença nos encontros é uma oportunidade de conhecer pessoas e fazer networking, o que amplia as possibilidades de aprendizado.

Observamos muito essa troca de informações durante os nossos eventos, o RD on the Road e o RD Summit. Realizado anualmente na cidade de Florianópolis ー em 2018, acontecerá de 7 a 9 de novembro ー, o RD Summit é o maior evento de Marketing Digital e Vendas na América Latina.

Vale a pena ver o vídeo abaixo!

7. Fazer cursos

Há vários modelos de ensino: de longa ou curta duração, presencial, a distância… Há cursos que abordam toda a área de Marketing Digital e outros mais focados em uma especialidade, como anúncios e SEO.

Já conhece a Escola RD? A plataforma reúne cursos sobre Inbound Marketing, Inbound Sales e Customer Success.

8. Contratar uma consultoria

Já pensou em ter profissionais analisando o seu negócio e as suas ações de Marketing Digital para propor melhorias?

Contratar uma consultoria especializada para apontar acertos e erros, pensar em soluções estratégicas e indicar o melhor caminho para alcançar os resultados também é opção para você aprender Marketing Digital na prática – e ainda garantir sucesso das suas ações.

Se você precisar de dicas, conheça o RD Station Marketplace, onde estão reunidas as melhores agências e consultorias para alavancar seus resultados em Marketing e Vendas.

Dicas extras

Por em prática essas oito maneiras de aprender Marketing Digital é uma fonte imensa de conhecimento. Ainda mais importante é aplicar e validar os aprendizados na sua rotina.

Lembre-se: estratégias digitais feitas por grandes empresas nem sempre são as melhores ações para pequenos e médios negócios. Ao ler estudos de caso ou materiais direcionados a corporações, analise e identifique o que cabe para o seu caso.

Quer saber mais sobre os principais pilares que compõem o Marketing Digital? Então confira nossas páginas sobre:

Post publicado originalmente em setembro de 2013 e atualizado em abril de 2018.

Nayara D'Alama

Nayara D'Alama

Quem escreveu este post

Trabalhou na Resultados Digitais entre agosto de 2013 e setembro de 2019, desenvolvendo diversos projetos nos times de Marketing e de Expansão Internacional.

Veja também

Marketing
Growth hacking: o que é + guia prático para aplicar em sua empresa
Marketing
Vídeos do Facebook ganham 4 novos recursos: sua empresa está pronta para aproveitá-los?
Marketing
Google Consumer Barometer: como usar a ferramenta para entender o comportamento dos usuários na internet