Sabe aquele ditado “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”? Infelizmente, ele ainda representa muitos donos de agências digitais. Sim, estou falando dos negócios que vendem uma solução para seus clientes, mas não aplicam a solução dentro de casa - mesmo sabendo que ela poderia resolver várias de suas dores.
Esse tema foi recorrente na Trilha de Agências do Hostel by RD Summit, versão online do maior evento de Marketing e Vendas da América Latina. Nos últimos três dias, líderes do mercado de agências discutiram sobre a importância de adotar estratégias de Marketing Digital para o próprio negócio em diferentes painéis e palestras.
A seguir você confere os principais insights e dicas sobre o assunto. Confira!
Marketing Digital para Agências de Marketing
No segundo dia de Hostel, rolou uma conversa com Rejane Toigo, Eduardo Fonseca, e Marcos Paulo. Representantes, respectivamente, da Like Marketing, DIWE e Yellow Kite - três super agências parceiras RD. O painel foi mediado pela Fabiane Auler, coordenadora da comunidade de parceiros RD Station.
Muitas agências ainda têm resistência em fazer Marketing Digital para si, ou investem pouco tempo nisso devido a sobrecarga de clientes. Como, então, manter a recorrência para ter resultados? Essa foi uma das questões centrais do debate.
Os líderes entraram em consenso que a saída está em transformar a própria agência em um cliente. “Tudo o que fazemos para o cliente, fazemos para a Like. A Like tem seus próprios analistas de marketing, e isso muda tudo”, disse Rejane.
Para quem ainda não pode investir na expansão do time, a chave é priorizar. Segundo Eduardo, “o que é fundamental dentro de um começo de operação (vender) é diferente. Você precisa entender o momento em que sua agência está, para conseguir trabalhar com o que tem, de acordo com suas prioridades. Mas é importante que a agência se trate como um próprio cliente desde o início, pois investir em marketing é mostrar no que sua agência acredita e valoriza”.
Os palestrantes ainda trouxeram três pontos importantes para outros donos de agências considerarem em suas estratégias de Marketing Digital:
YouTube também é um canal de captação
Para Rejane, o YouTube é um dos principais canais de captação. A plataforma é interessante porque os conteúdos são longevos: um vídeo feito há 3 anos ainda surte efeitos e capta Leads. Na Like, eles entendem que o YouTube é uma rede social muito lucrativa sobretudo para fazer o Inbound da agência.
“YouTube não dá mais trabalho como muitos pensam, pelo menos não é isso que observamos na agência. Você pode planejar e agendar o conteúdo de um jeito fácil, e a plataforma não é tão passiva - ela tem o poder do Google. O usuário que encontra o vídeo está de fato buscando aquilo. Você tem aqui o poder de SEO a seu favor. Fornecer a pergunta que um prospect tem coloca a sua agência como autoridade”, disse Rejane.
Posicionar-se como autoridade em um assunto específico é um diferencial
Eduardo falou sobre a importância dos representantes de agências se posicionarem como autoridade em um assunto específico. Além do trabalho na própria agência, Edu, que é especialista em Experiência do Cliente, compartilha diariamente conteúdos sobre essa área em seu Instagram (@edufonck) e Linkedin.
“Criar autoridade através dos porta-vozes do negócio é muito interessante e funcional principalmente quando você vai conversar com players do mercado, participar de eventos, etc”, disse.
Investir em eventos online é uma saída para conquistar clientes de outras localidades
Já Marcos Paulo falou da estratégia da Yellow Kite em investir em eventos para posicionar a agência como autoridade.
“Esse ano a gente só migrou o que fazia do físico para o online. A Yellow trabalha muito com negócios físicos locais, pensamos em fazer eventos focando nisso. Segmentamos nossos eventos por localidade e área de clientes (principalmente imobiliário, varejo, turismo e educação), mas com o digital conseguimos expandir e conquistar clientes de outras localidades através desse canal”, conta.
De acordo com o Panorama das Agências Digitais 2021, 44% das agências ainda não investem em Marketing Digital para si
Encerrando a Trilha de Agências do Hostel, no terceiro dia de evento, tivemos um painel com Rafael Kiso, José Quintella, Michelle Doherty e Júlia Martinson para falar sobre o Panorama das Agências Digitais 2021 - uma das maiores pesquisas do mercado de agências do Brasil.
O Panorama comprovou a resistência das agências em investir em Marketing para si. 44% desses negócios ainda não adotam estratégias de Marketing Digital, e a indicação continua sendo o maior canal de aquisição de clientes para as agências (31%).
“O dado de muitas agências ainda contarem parcial ou integralmente com indicação para conquistar novos clientes é algo que me chocou. Depender de indicação é deixar o seu negócio a mercê. Esse ano a Melhor Comunicação teve o seu melhor ano da história, e isso só foi possível por causa do Inbound que a agência faz para si”, disse Michelle.
A pesquisa apontou, no entanto, que este quadro promete melhorar em 2021. Para o próximo ano, mais de 70% das agências pretendem aumentar o investimento em Marketing Digital para si. Para conferir o relatório completo, basta preencher os dados abaixo:
_________________________________________________________________________
Gostou das dicas e insights? Este foi apenas um resumo do que rolou no Hostel! Para assistir essas e as demais apresentações do evento na íntegra é só acessar a plataforma do Hostel by RD Summit. As gravações serão disponibilizadas a partir do dia 07/12!