[Checklist] Como definir o ICP – Ideal Customer Profile
Última revisão:
Out 2024

Aprox.
4 min de leitura

Introdução
Preparamos um passo a passo para definir seu ICP, o Ideal Customer Profile. Ele é uma ferramenta poderosa para te ajudar na atração de clientes, especialmente se você busca criar relações duradouras com a sua base. Este material faz parte do kit “Como atrair e conquistar o cliente ideal”. Para conferir o eBook sobre o que significa ICP e por que você precisa tê-lo bem definido na sua empresa, clique aqui!
Organize seu processo comercial e atraia mais clientes
Nos próximos parágrafos, você encontrará diversas dicas que poderão ajudar em suas estratégias e rotinas de vendas durante e após o período de quarentena e trabalho remoto. É natural que, ao ser apresentado a tantas informações novas, sua mente comece a pensar em diversos caminhos, possibilidades e ações para colocar em prática e melhorar os resultados do seu negócio.
Nossa intenção é de que você e sua empresa passem por esse momento da melhor maneira possível. Por isso, conte com o time do RD Station CRM para encontrar alternativas para melhorar seu processo comercial nessa nova realidade. Clique aqui e saiba mais!
Aproveite a sua leitura!
Como definir o ICP?
Depois de saber de todos os benefícios do ICP no nosso ebook, talvez você esteja se perguntando: mas como saber quem é o meu ICP na prática?
Primeiro, é preciso dizer que toda empresa pode definir um ICP. Não há restrição de tamanho ou segmento, basta ter vontade de ter vendas mais fáceis e bem-sucedidas e campanhas mais assertivas. E qual empresa não deseja isso?
Vamos explicar como fazer isso com algumas etapas simples. Confira!
1. Primeiro, tenha os dados dos seus clientes em mãos
O primeiro passo para definir um cliente ideal com sucesso é tendo informações sobre os seus clientes atuais em mãos. É importante saber:
- O que o cliente comprou?
- Qual a quantidade adquirida?
- Com que frequência compra?
- Quando se tornou cliente?
- Quanto ele gerou de faturamento?
- Quanto tempo foi investido para torná-lo cliente?
- E para atendê-lo depois da venda?
- As expectativas desse cliente são satisfeitas ou frustradas?
- Se o cliente for uma empresa, qual o seu tamanho e segmento?
- Qual o faturamento anual do cliente?
- Onde ele está localizado?
- Quais tecnologias utiliza?
- Quantos funcionários há na empresa, e qual a distribuição deles por área?
Mas como ter acesso a todos esses dados? Perguntar a cada cliente não parece uma boa opção. Uma maneira de fazer isso é usando uma ferramenta de CRM, na qual é possível registrar todos esses dados a cada venda feita. Acesse a sua base de dados, relatórios e dad
2. Com os dados em mãos, hora de analisar o histórico
Agora que o levantamento de dados está feito, é hora de analisar o histórico dos seus clientes atuais. É recomendado começar observando quais são as características dos seus melhores clientes no momento, aqueles que compraram bastante e rápido, ou que estão perto de fazer um upgrade.
Procure responder a estas perguntas:
- Quais os principais segmentos dos meus clientes atuais?
- Algum desses segmento é mais bem-sucedido (há um case de sucesso ou maior retenção, por exemplo) no uso do meu produto ou serviço?
- Quais clientes têm o maior ticket médio?
- Quais têm o faturamento adequado para investir em seu produto ou serviço?
3. Identifique os padrões
Observando esse histórico, você observa os padrões e cria uma régua que vai definir quem são os melhores clientes. O que a melhor fatia da sua clientela tem em comum? É nesse tipo de potencial cliente que você deve mirar daqui em diante.
4. Mirando no cliente ideal
Agora que você sabe quem é esse cliente ideal, hora de pensar em como atraí-lo. Pense na proposta de valor que está oferecendo a esses clientes. Ela está de acordo com as necessidades dele? Vai fazê-lo comprar de você?
O bom de ter o cliente ideal em mente é que é possível ajustar suas campanhas de marketing de acordo com o perfil dele. Depois, é só acompanhar e analisar os resultados para fazer melhorias contínuas!
Sumário