Threads: o que é, como instalar e (ainda não sabemos) como usar para Marketing Digital e Vendas

A Meta lançou um novo aplicativo conectado ao Instagram para publicação de textos curtos, concorrendo com o Twitter; veja como baixar e começar a usar

Bruno Volpato
Bruno Volpato6 de julho de 2023
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

A Meta lançou um novo aplicativo: Threads. A novidade é diretamente conectada ao Instagram, que também é da empresa, e chega para concorrer com o Twitter, que vive fase de incertezas. Não à toa, o nome é bem familiar aos usuários da rede do passarinho azul, deixando clara a intenção de capturar boa parte dessa audiência.

Antes de continuarmos, é bom avisar que não, este post não terá dicas de Marketing Digital e Vendas para o Threads. É cedo demais para isso, então é até bom tomar cuidado se tiver alguém por aí dizendo que já entendeu o app, fazendo promessas de sucesso e vendendo cursos e mentorias. Use sempre o bom senso!

Pode ser que a nova rede social seja uma moda passageira e pode ser que ela tenha vindo para ficar. Em breve, saberemos! Enquanto isso, traremos aqui algumas informações básicas, como o que é o Threads, como instalá-lo no seu celular e as primeiras impressões de uso.

Então, segue o fio… digo, continue lendo o nosso post!

O que é o app Threads?

Threads é um aplicativo da Meta, criado pela mesma equipe de desenvolvedores do Instagram. Ele foi lançado mundialmente na noite de 5 de julho de 2023, e permite que o usuário publique posts de até 500 caracteres. 

Além disso, é possível publicar links, fotos e vídeos de até 5 minutos. A proposta da Meta é que o Threads seja uma rede social em que as pessoas possam compartilhar ideias, pensamentos ou apenas suas rotinas usando textos curtos.

“Queremos criar um espaço amigável e aberto em que a comunidade do Instagram e nossos maravilhosos criadores de conteúdo possam se envolver em conversas públicas”, disse Adam Mosseri, head do Instagram, em seu comunicado público. Veja abaixo o vídeo que ele gravou:

As funcionalidades de segurança também serão compartilhadas com o Instagram, permitindo bloquear palavras indesejadas e pessoas, além de denunciar postagens e contas que não respeitam as regras da rede social.

Neste primeiro momento, a timeline apresenta os posts das pessoas que você decidiu seguir e, também, de outros perfis e criadores de conteúdo recomendados. Ainda não está claro como esse algoritmo funciona e se ele se adapta às ações que você toma no app.

>> Conheça as funcionalidades de redes sociais do RD Station Marketing e faça um teste gratuito.

Como instalar o Threads e fazer login via Instagram

Em seu lançamento, o Threads está disponível apenas para smartphones. No desktop, dá para entrar nos perfis das pessoas e ler o que elas publicaram, mas só isso. Ainda não há uma versão em que você possa postar, responder e interagir usando o teclado e a tela de um computador. Então vamos nos viciar mais um pouco nos nossos celulares?

A primeira coisa que você tem que fazer é ir até as lojas de aplicativos da Apple e do Android e baixar o Threads para o seu celular. Logo depois, ao abrir o app, você verá uma tela como esta abaixo, em que terá que fazer o login conectando com a sua conta no Instagram.

Tela de login do Threads, do Instagram

Talvez você receba um aviso no seu Instagram de que um dispositivo está tentando acessar a sua conta, por questões de segurança. Aconteceu comigo quando fui usar o Threads, mas foi só clicar para liberar o acerto e estava tudo certo.

E é só isso que você precisa fazer para instalar o aplicativo no seu celular. Vale lembrar que o seu username, aquele com a @ na frente, será o mesmo do Instagram. Você pode também usar a mesma foto de perfil como padrão.

Assim, dá para ver que a Meta quer aproveitar a popularidade do Instagram, que as pessoas já sabem muito bem como usar, para ganhar o máximo de usuários possível. Os primeiros posts do Mark Zuckerberg, aliás, são apenas sobre os signups na rede; o mais recente comemorava 30 milhões de usuários inscritos no primeiro dia.

>> Faça o Curso de Instagram e TikTok da RD University. É em vídeo e gratuito!

Como usar o Threads em Marketing Digital e Vendas?

“Ué, mudaram de ideia e vão dar dicas para capturar Leads e fazer vendas no Threads?” Não, não vamos, porque realmente não temos a menor ideia de como fazer isso. Ninguém sabe se o hype vai durar uma semana, um mês ou nem isso. O que dá para falar é o básico do que uma marca ou empresa pode fazer caso resolva ser early adopter.

A resposta é simples: não seja chata.

Em um primeiro momento, as pessoas que estão no Threads parecem ser as que sentem saudades dos bons tempos do Twitter. A última coisa que elas querem agora é mais propaganda mal feita em um ambiente que parece novo e divertido.

Pelo que tenho observado, as primeiras interações de criadores de conteúdo famosos e marcas grandes têm sido justamente na linha de relembrar o humor caótico do Twitter raiz. Ou seja, com memes e piadas na linha “turma da Mônica correndo loucamente gritando o que está acontecendo o que está acontecendo eu não sei eu não sei”.

Dá para anunciar no Threads?

A primeira dúvida do marqueteiro médio quando sai uma novidade é "como eu faço para entrar?" A segunda é "já dá para fazer mídia paga nela?" Em se tratando de Threads, já expliquei acima como entrar e, agora, esclareço que não, ainda não dá para anunciar.

O próprio Mark Zuckerberg é quem está falando. Ele respondeu a um usuário que fez uma zoeira, uma interação entre pessoa normal e celebridade que eu achei, assim, bem Twitter. Dá uma olhada:

Mídia paga no Threads

Tradução:

@pompglobal: Zuck está salivando enquanto espera para largar os anúncios nos novos usuários do Threads.

@zuck: Nossa abordagem será a mesma que em todos os nossos produtos: fazer o produto funcionar direito primeiro, depois ver se a gente consegue um caminho claro até chegar a 1 bilhão de pessoas, e só então pensar em monetização quando chegarmos lá.

Mais uma rede social? Credo, que delícia!

Então a dica é entrar lá, talvez com seu perfil pessoal, postar algumas coisas e sentir o clima. Muita gente já está compartilhando seus posts nos Stories do Instagram, mostrando que estão adotando o Threads. 

E uma pessoa para seguir e entender (ou não) tudo o que está rolando é uma das minhas filósofas preferidas do mundo digital, a Bia Guarezi. Seguindo o estilo da sua mega popular newsletter Bits to Brands, ela já postou reflexões sobre o Threads, zoeira, trends e cenas de dor e desespero em poucas horas. 

Ah, e a Bia vai estar no RD Summit 2023, que acontece em novembro em São Paulo – será que o novo app dura até lá para ser mencionado na palestra dela?

Enquanto a gente vai descobrindo como usar o Threads, assista abaixo à gravação do Social Media Day, que rolou no dia 29 de junho. Trouxemos muitos especialistas e criadores de conteúdo para conversar sobre tendências de redes sociais e, nesse caso sim, sobre como usá-las para Marketing Digital e Vendas!

https://www.youtube.com/live/RCR8Me3UUf8?feature=share&t=547
Bruno Volpato

Bruno Volpato

Quem escreveu este post

Jornalista com mais de 10 anos de experiência em portais de notícias, blogs, assessoria de imprensa e redes sociais. Hoje sou editor deste blog e produtor de conteúdo na RD, além de fazer uns bicos de ator nas redes sociais da firma.

Veja também

Marketing
Como criar um QR code para o seu negócio e usá-lo de forma inteligente
Marketing
RDicas #05 – Cuidados ao mudar de domínio
Marketing
Pesquisa de Marketing: por que sua empresa deve organizar uma