
SEO Trends é uma pesquisa realizada todo o ano pela empresa Rock Content que tem como objetivo analisar de que maneira a estratégia de SEO tem sido executada pelas empresas brasileiras e hispano-americanas, além de apresentar novos aspectos importantes sobre o cenário de SEO em 2020.
O SEO é uma estratégia que influencia muito no sucesso de quem adota Inbound Marketing. A sua utilização de forma correta garante boas posições no Google, aspecto que abre muitas oportunidades para os seus negócios, principalmente chances de venda!
Pensando nisso, todo ano a Rock Content realiza a pesquisa SEO Trends, que apresenta tendências e estatísticas incríveis para quem deseja alavancar sua estratégia de Marketing Digital.
Confira os principais dados e insights da edição de 2020 da pesquisa!
Executa a estratégia de SEO?
De acordo com a pesquisa, 55,8% das empresas brasileiras realizam otimizações de páginas. Considerando que a prática de SEO traz resultados a médio e longo prazo, o dado indica como muitos negócios já estão consolidados no mercado.

O desconhecimento de como fazer SEO foi o principal motivo (36,7%) apontado pelas empresas que não investem em otimizações de páginas (35,7%).
Apesar dos motivos para não investir em SEO, 65,8% (486) das empresas pretendem implementar alguma
estratégia e 8,1% (60) já estão implementando.
Adota ferramentas de SEO?
Mais de dois terços dos entrevistados (75,2%) responderam positivamente a pergunta acima.
Entre eles , 19,3% adotam o Google Search Console.
Outras opções que tiveram bastante adesão foram:
- Google Analytics (26,3%)
- SEMrush (13%);
- Keyword Planner (5,7%);
- Yoast (11,7%).
Quem faz SEO corretamente sabe bem como as ferramentas proporcionam uma grande diferença na estratégia. As empresas que usam ferramentas de SEO tendem a conquistar resultados melhores se comparadas às que não utilizam.
De acordo com 82% (932) dos respondentes, as equipes internas são responsáveis pelo SEO das empresas. A equipe interna responsável pela estratégia é formada por apenas um profissional em 50,4% (470) das empresas. Isso é um problema principalmente se essa organização for uma grande companhia ou fizer parte de um grupo de empresas, já que o profissional se vê limitado e sem apoio.


Adota Marketing de Conteúdo?
Das empresas entrevistadas, 89,3% praticam Marketing de Conteúdo e 85,9% integram essa estratégia com a de SEO.

Ao considerarmos a integração entre a estratégia de SEO e a estratégia de Marketing de Conteúdo, observamos que em 45,2% das empresas essas estratégias estão altamente integradas e em 37,2% estão moderadamente integradas.

Ao ponderarmos os países, alcançamos no México um percentual maior, em relação aos demais, de empresas que adotam a estratégia.

A associação dessas práticas é uma forma incrível de otimizar o seu site, pois motores de busca como o Google valorizam conteúdos bem escritos, escaneáveis e voltados para a intenção do usuário.
Conclusão: de nada adianta possuir um blog, mas não ter um conteúdo relevante. O Google e o usuário valorizam boas postagens.
Quais as fontes de aprendizado?
Diferentemente da pesquisa anterior, 41,8% dos profissionais de SEO dessa edição afirmaram que se capacitam principalmente por meio de cursos online..
Em seguida, com 36,4% dos votos, aparece a opção autodidata, que ocupou a primeira posição no ano anterior (39,6%). Na terceira posição, surge a alternativa de cursos presenciais (12,2%), e apenas 9,6% afirmam aprender através da formação em curso superior.
O baixo percentual de pessoas que aprenderam sobre SEO no Ensino Superior evidencia tanto o déficit na formação acadêmica de profissionais para atuarem com Marketing Digital quanto que profissionais de diversas áreas passam a atuar com SEO e precisam aprender sobre a estratégia fora da academia
Além disso, como SEO é uma técnica em constante atualização, foi perguntado aos profissionais da área se eles acompanham blogs/sites para ampliarem seus conhecimentos. A grande maioria (75,2%) afirmou ter esse hábito, sendo os blogs da Rock Content (18,9%) e Resultados Digitais (14,8%) os mais citados.

Quais estratégias de SEO mais investidas?
Existem várias táticas de SEO que podem ajudar na otimização do negócio.
Nesse aspecto, a produção de conteúdo para blog (19,6%) e a busca de palavras-chave (17,6%) continuam sendo as estratégias mais utilizadas pelas empresas.
Ambas são muito importantes e complementares para alcançar uma boa posição na página de busca. Porém, investir nas outras estratégias apontadas pelos usuários, mostradas no gráfico abaixo, é essencial.

Quais os resultados obtidos com SEO?
Os frutos conquistados com a otimização das páginas variam conforme o tempo de investimento. A estratégia demanda muita dedicação e demora cerca de 1 ano para mostrar resultados visíveis.
Quando se trata dos principais resultados obtidos com SEO, estão:
- crescimento do tráfego orgânico (38,1%);
- maior qualidade do tráfego (21%);
- conquista das melhores posições de rankeamento nas SERPs (17,9%).

Qual a previsão de investimento de SEO em 2020?
A perspectiva de investimento em SEO é positiva, considerando que os respondentes pretendem manter os investimentos atuais ou aumentá-los nos próximos meses. Isso, novamente, demonstra o tempo de maturação da estratégia para os profissionais de marketing.

Gostou desses dados e quer saber muito mais? Baixe o relatório completo da SEO Trends 2020 e confira dicas exclusivas de 12 profissionais de SEO.