Saiba o que é um Progressive Web App (PWA) e quais são as vantagens desse tipo de aplicação

Um Progressive Web App (PWA) combina funcionalidades de apps nativos e de páginas da web, trazendo benefícios para negócios e usuários

Resultados Digitais
Resultados Digitais13 de junho de 2022
Lançamento dos Panoramas de Vendas 2024

PWA, ou Progressive Web App, é uma aplicação web desenvolvida usando tecnologias específicas para aproveitar recursos de apps nativos e da web. É como um site feito usando tecnologias da web, mas que parece um app. Uma aplicação web é um PWA quando atende requisitos como funcionar offline, ser instalável e enviar notificações. 


Quando os aplicativos para celulares se tornaram populares, na época do lançamento do primeiro iPhone, trouxeram diversos recursos que não existiam quando se acessava a internet pelo computador. Notificações push, GPS e funcionamento offline são só alguns exemplos.

Na época, quem desenvolvia sites não tinha como replicá-las. Mas, 15 anos depois, muita coisa mudou. Atualmente, a web oferece mais possibilidades, de maneira semelhante ao que acontece com os dispositivos móveis. 

É aí que entram os Progressive Web Apps, ou PWA, aplicações web que reúnem o melhor dos dois mundos, combinando funcionalidades dos apps para dispositivos móveis e também de páginas da web.

Curioso para saber o que é, como funciona e quais são as vantagens da tecnologia PWA? Continue a leitura!

Caixa de Ferramentas de Marketing Digital

Preencha o formulário abaixo para ter acesso a 76 templates e ferramentas gratuitas para a sua equipe!

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

O que são Progressive Mobile Apps (PWA)?

Um Progressive Web App (PWA) é uma aplicação web desenvolvida usando tecnologias específicas para aproveitar recursos de apps nativos e da web.

Para entender melhor, você pode pensar em um PWA como um site construído usando tecnologias da web, mas que, quando acessado, o usuário sente que está utilizando um aplicativo móvel. 

Os aplicativos feitos para o celular oferecem uma melhor experiência aos usuários: podem funcionar offline, basta tocar no ícone para acessá-los, são melhor integrados aos diferentes sistemas operacionais.

Por outro lado, ter acesso a eles exige mais esforço da parte de quem usa. Afinal, é preciso encontrá-los na loja de aplicativos, baixá-los, instalá-los e, finalmente, abri-los. Além disso, muitos aparelhos não têm espaço de armazenamento para comportar tantos downloads.

Uma página da web, por outro lado, pode ser encontrada mais facilmente em sites de busca como o Google, não requer instalação e pode ser compartilhada com o envio de um link. 

O que a tecnologia PWA faz, portanto, é aproveitar o melhor desses dois mundos. 

Quais são as características de um PWA?

Para criar um Progressive Web App, os desenvolvedores utilizam diversas tecnologias e padrões específicos, APIs e outros recursos.

Porém, não é tão óbvio dizer se uma página é um PWA ou não. Uma aplicação web pode ser considerada PWA quando atende a alguns requisitos, como funcionar offline, ser instalável, enviar notificações, entre outros. 

Estes são alguns princípios que uma aplicação web deve seguir para ser considerada um PWA:

  • Poder ser encontrada em mecanismos de busca 
  • Ser instalável 
  • Ser compartilhável por meio de uma URL
  • Funcionar offline ou com conexão instável
  • Usar aprimoramento progressivo (progressive enhancement), ou seja, permitir que todos acessem o conteúdo básico da aplicação, independentemente do navegador, oferecendo uma versão aprimorada para usuários com dispositivos mais modernos ou conexão melhor 
  • Enviar notificações quando houver novidades 
  • Ser responsiva, adaptando-se aos diferentes dispositivos, como smartphone, tablet e computador
  • Ser segura

Quais são as vantagens dos PWAs?

Será que vale a pena investir em um Progressive Mobile App? A resposta é sim. Esse tipo de aplicação traz uma série de vantagens para os usuários, estimulando-os a acessarem a página da sua empresa.

Conheça os benefícios do PWA para os usuários e para os negócios:

Para os usuários

  • Tempo de carregamento mais curto 
  • Bom desempenho mesmo em navegadores antigos, conexão ruim ou offline
  • Recursos semelhantes aos dos apps móveis 
  • Não há necessidade de acessar a loja de aplicativos 
  • Atualizações instantâneas 

Para as empresas

  • Mais engajamento e conversão de usuários 
  • Possibilidade de aparecer nos mecanismos de busca 
  • Transição suave das mídias sociais para o web app 
  • Menos esforços de desenvolvimento

Quando criar um Progressive Web App?

O PWA é uma ótima opção quando a empresa quer migrar para um app, oferecendo uma boa experiência aos usuários com funcionalidades simples e agilidade.

É importante lembrar, no entanto, que, por ser um ambiente híbrido, o PWA tem limitações em comparação com apps nativos, principalmente quando se fala de funcionalidades mais robustas. Sendo assim, convém analisar as necessidades do seu negócio para concluir qual opção é a mais adequada.

Além disso, vale dizer que o PWA e o app nativo não são excludentes. A empresa pode ter os dois, o primeiro para facilitar o acesso dos usuários aos recursos mais básicos e o segundo para oferecer funcionalidades mais avançadas.

>> Leia também: Google Analytics 4: o que mudou e como se preparar para o fim da versão Universal

3 exemplos de PWA

Como falamos, um PWA não é tão óbvio de identificar. Mas vamos citar alguns exemplos que podem ajudar.

Pinterest

O Pinterest decidiu investir em PWA depois de perceber que apenas 1% dos visitantes não autenticados do site faziam login, criavam uma conta ou instalavam o app nativo.

O site móvel foi refeito para oferecer uma melhor experiência e hoje é bastante parecido com o aplicativo nativo. Atualmente, a versão PWA também está disponível para download com o nome Pinterest Lite.

pinterest pwa

Spotify

O Spotify, streaming de música mais popular do mundo, tem uma versão PWA que pode ser acessada no navegador pelo computador ou celular, permitindo ouvir músicas e podcasts com uma boa experiência sem precisar instalar nada. 

spotify pwa

2048

O 2048 é um jogo lançado em 2014 como um app gratuito para Android e iOS cujo objetivo é combinar blocos com o mesmo número até chegar ao número que dá nome ao game.

Uma versão PWA também está disponível, podendo ser acessada de qualquer navegador. Com transições suaves e tela cheia, é difícil diferenciar o site do app nativo. Além disso, é possível jogar offline pela página.

Gostou de saber mais sobre o que é PWA?

Se você quer continuar aprendendo sobre como melhorar a presença do seu negócio na internet, baixe nossa Caixa de Ferramentas de Marketing Digital, um kit gratuito com 76 planilhas, checklists, templates e mais ferramentas para facilitar o seu dia a dia. É só preencher o formulário abaixo!

Caixa de Ferramentas de Marketing Digital

Preencha o formulário abaixo para ter acesso a 76 templates e ferramentas gratuitas para a sua equipe!

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.
Resultados Digitais

Resultados Digitais

Quem escreveu este post

Resultados Digitais é o portal de conteúdo, mídia e educação da RD Station, líder no desenvolvimento de software (SaaS) voltado para o crescimento de médias e pequenas empresas. Sua plataforma de automação de Marketing e Vendas é líder no Brasil e soma mais de 50.000 clientes, em mais de 40 países.

Veja também

Marketing
Erros no Instagram: conheça os 6 principais e saiba como evitá-los
Marketing
Estratégias de Marketing: conheça os principais tipos, suas características mais importantes e como fazer na sua empresa
Marketing
O profissional responsável pelo Marketing Digital saiu da empresa: e agora?