Pautas para blog: como criar e como a ferramenta de inteligência artificial da RD Station ajuda na tarefa

O surgimento de novas plataformas não tira do blog o papel de ponto de referência na estratégia de Marketing Digital das empresas. Por isso, a criação de novas pautas merece atenção e apoio de ferramentas inteligentes como o Gerador de Pautas da RD Station que otimiza a tarefa.

Resultados Digitais
Resultados Digitais2 de novembro de 2023
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

Em algum momento nos últimos anos, conforme redes sociais e formatos como podcasts, videocast e newsletter conquistavam novos adeptos, você deve ter ouvido que “blog já era” e que não valia mais a pena investir em conteúdos para o canal próprio da empresa. Ledo engano: se o conteúdo ainda é Rei, o blog ainda não perdeu sua majestade.

Prova disso é no universo dinâmico do Inbound Marketing e do SEO, as pautas para blog continuam sendo pilares fundamentais na construção de uma estratégia eficiente para capturar a atenção, educar e converter os visitantes em leads qualificados.

Portanto, a definição do que publicar não pode ocorrer de modo aleatório ou sem uma compreensão sobre o que as pautas para blog representam e como devem ser elaboradas. É sobre isso que trata este artigo e que revela ao final uma ferramenta inovadora que potencializa a tarefa de criar pautas para o blog da sua empresa (ou do seu cliente, caso você seja de uma agência digital).

Boa leitura.

O que é uma pauta de blog?

A pauta de blog é uma ferramenta estratégica fundamental no processo de criação de conteúdo. Portanto, serve de guia para o redator desde a concepção inicial até a conclusão da postagem, ao trazer as orientações necessárias sobre a estrutura visando a elaboração do texto de um blog.

Tudo isso sempre alinhado com as estratégias globais de Inbound Marketing e Marketing Digital da empresa. Isso significa que a pauta não está dissociada dos objetivos que desejam ser alcançados por meio da plataforma digital do negócio – muito pelo contrário.

Por isso, uma pauta de blog precisa conter os seguintes ingredientes:

  • Objetivo: Ter um objetivo bem definido, seja educar o público, resolver um problema específico ou engajar os leitores com insights e informações relevantes.
  • Estrutura e formato: Esboçar a estrutura do post, incluindo títulos, subtítulos e a disposição dos parágrafos, bem como o formato (artigo, lista, estudo de caso etc.).
  • Tópicos e subtópicos: Listar os tópicos e subtópicos principais, incluindo os headlines (H2, H3…) que serão abordados no conteúdo, garantindo que o post seja abrangente e focado.
  • Palavras-chave: Identificar as palavras-chave relevantes para o post, ajudando a otimizar o conteúdo para busca (SEO), aumentando a visibilidade e contribuindo para a geração de tráfego orgânico.
  • Pesquisa e referências: Incluir referências, estatísticas e fontes que possam enriquecer o conteúdo, aumentando sua credibilidade e valor informativo.
  • Call-to-Action: Definir ações específicas que você deseja que os leitores realizem após ler o post, como baixar um e-book, se inscrever em uma newsletter ou visitar uma landing page.
  • Audiência: Ter uma compreensão clara de quem é o público-alvo, suas necessidades, interesses e o que eles consideram valioso e relevante.

Qual a importância da pauta de blog?

A pauta para blog não apenas desempenha um papel fundamental na atração e engajamento de potenciais clientes, como também atua impulsionando as estratégias de Marketing de uma empresa.

Entenda mais sobre a importância da pauta de blog:

Aderência ao que busca o Lead

A pauta de blog ajuda a orientar e estruturar o conteúdo do blog de maneira que tenha aderência com as necessidades, interesses e desafios do público-alvo. Isso é imprescindível para criar conteúdo que não apenas atraia visitantes, mas também os envolva e os incentive a tomar ações que os movam ao longo do funil de vendas.

Atração de leads

A pauta de blog, quando bem elaborada, serve como um ímã para atrair futuros leads. Isto porque, ao criar conteúdo valioso, informativo e relevante, as empresas podem atrair visitantes que estão ativamente buscando soluções ou informações. Este é o primeiro passo para converter visitantes em leads qualificados.

Autoridade e relacionamento

Uma pauta de blog bem planejada permite que as empresas se tornem autoridades em seus respectivos segmentos de mercado. Assim, ao compartilhar insights, conhecimentos e informações úteis nas postagens de blog, as empresas podem construir e nutrir relacionamentos de confiança com seu público, o que incentiva a lealdade à marca e facilita futuras conversões.

Facilita a conversão

A pauta de blog também ajuda na conversão de visitantes em leads e clientes. Assim, as empresas podem incentivar os visitantes a tomar ações, como se inscrever para receber newsletters, baixar recursos gratuitos ou decidir pela compra de um produto ou contratação de um serviço.

Como fazer uma pauta para blog?

Criar uma pauta para blog é um processo que requer planejamento estratégico, pesquisa aprofundada e uma compreensão clara dos objetivos de Marketing. E envolve uma sequência de tarefas que contribuem para que o processo resulte em pautas que de fato façam sentido na estratégia da empresa. Confira.

1. Pesquisa:

  • Investigue as necessidades e interesses do seu público-alvo.
  • Então, explore as tendências do mercado, novidades da indústria e tópicos populares para manter o conteúdo atualizado e relevante.

2. Diagnósticos:

  • Analise o desempenho de postagens anteriores para identificar o que ressoa com o público.
  • Dessa forma, use análises para entender quais tópicos e formatos são mais eficazes e envolventes.

3. Reuniões com equipes e clientes:

  • Realize reuniões para coletar insights, feedback e ideias de diferentes perspectivas.
  • Use essas informações para informar e enriquecer sua estratégia de conteúdo.

4. Busca de perguntas frequentes:

  • Identifique as dúvidas e questões comuns do seu público para criar conteúdo que atenda às suas necessidades.
  • Considere usar ferramentas online que ajudem a identificar perguntas frequentes relacionadas ao seu nicho.

5. Dados de tendências e SEO:

  • Utilize ferramentas de SEO e plataformas de análise de tendências para identificar palavras-chave relevantes e tópicos em alta.
  • Em seguida. otimize sua pauta com essas palavras-chave e tópicos para melhorar a visibilidade online e o engajamento.

6. Definição de tópicos e subtópicos:

  • Com base em sua pesquisa e insights coletados, defina os tópicos e subtópicos que serão o foco de cada postagem.

7. Estruturação da pauta:

  • Esboce a estrutura da postagem, incluindo títulos, subtítulos e a sequência lógica das seções.
  • Também, certifique-se de que a estrutura flua de maneira lógica e intuitiva para oferecer uma leitura agradável e informativa.

8. Definição de CTAs (Call-to-Actions):

  • Determine ações específicas que você deseja que os leitores realizem após ler o post e incorpore CTAs apropriados.

9. Revisão e ajustes:

  • Por fim, revise a pauta para garantir que ela esteja alinhada com os objetivos de Marketing, e faça ajustes conforme necessário para melhorar a clareza, foco e relevância.

Exemplos de pautas para blog

Quer entender na prática como as pautas para blog merecem atenção dentro da estratégia de Inbound Marketing? 

Então, confira a seguir dez exemplos de temas para produção e atualização de um blog. Para a criação da lista, usamos como tema central “o uso do blog no Inbound Marketing”.

  • 10 razões pelas quais os blogs são essenciais para o sucesso do Inbound Marketing.
  • Como os blogs podem impulsionar o crescimento do seu negócio no Inbound Marketing.
  • O guia definitivo para criar conteúdo de blog eficaz no Inbound Marketing.
  • 5 estratégias de blogs que você precisa implementar no seu plano de Inbound Marketing.
  • O poder dos blogs no aumento do tráfego orgânico: dicas e truques.
  • Por que os blogs são a chave para construir relacionamentos duradouros com os clientes no Inbound Marketing.
  • Como otimizar seus blogs para melhorar a geração de leads no Inbound Marketing.
  • Os erros mais comuns a evitar ao usar blogs como parte da sua estratégia de Inbound Marketing.
  • O papel dos blogs na construção de autoridade e credibilidade no Inbound Marketing.
  • Como medir o sucesso dos seus blogs no Inbound Marketing: métricas e análise de desempenho.

O que achou da lista? Reparou nas diferentes abordagens? E na variação na construção dos títulos? Continue lendo para saber mais detalhes sobre como os exemplos foram criados.

O que é o Gerador de Pautas de Blog da RD Station?

Pois bem, você chegou até aqui e vamos te revelar um segredo: a criação da lista de exemplos de pautas para blogs que você leu acima contou com o auxílio do Gerador de Pautas de Blog da RD Station.

Trata-se de uma ferramenta inovadora e gratuita desenvolvida pela RD com tecnologia de Inteligência Artificial e projetada para simplificar e enriquecer o processo de criação de conteúdo das empresas que investem em Marketing Digital e das agências digitais.

Dessa forma, o Gerador visa ajudar os criadores de conteúdo a gerar ideias de pautas para blogs, permitindo que eles mantenham seu conteúdo relevante e alinhado com as necessidades e interesses do público-alvo. E a seguir você verá como isso é possível.

Como funciona o Gerador de Pautas de Blog da RD Station?

Para utilizar o Gerador de Pautas de Blog da RD Station, basta entrar na página da ferramenta para iniciar sua interação. E todo o processo é muito simples.

  • Assim que você entra na página, encontra uma área para preencher seu pedido.
  • A dica para obter os melhores resultados é especificar o assunto que deseja gerar pautas com o máximo de detalhes possível. Por exemplo, no caso da lista, o pedido feito foi o seguinte:

Liste 10 exemplos de pautas para blog. Faça uma lista com estilos diferentes na construção de títulos tendo como tema “O uso de blogs no Inbound Marketing”.

  • A ferramenta, então, gerará uma pauta personalizada (ou mais de uma, como fizemos para os exemplos deste artigo), oferecendo uma base sólida para a criação de seu conteúdo.
  • Por fim, você confere o resultado gerado pela ferramenta e avalia se está de acordo com suas necessidades e expectativas. Portanto, se estiver ok, é só copiar e levar para a planilha de pautas e preparar o briefing para a produção do post. Por outro lado, se quiser mais opções, peça para o Gerador de Pautas recomeçar e entregar novas sugestões.

Conte com o Gerador de Pautas de Blog da RD Station para desbloquear sua criatividade

Gostou do que o Gerador de Pautas de Blog da RD Station é capaz de fazer de modo muito rápido e prático? Além da facilidade de uso (e de ser gratuita), a ferramenta é ideal para diferentes situações como:

Empresas que buscam por novas ideias — pense em quem atualiza blogs há anos; um apoio para desbloquear a criatividade é sempre bem-vindo.

O mesmo vale para quem busca novas abordagens para conquistar um novo cliente ou entrar em um nicho de mercado ainda pouco explorado.

Por isso, acesse e explore agora mesmo um mundo das possibilidades com o Gerador de Pautas de Blog da RD Station.

Resultados Digitais

Resultados Digitais

Veja também

Marketing
Usar ferramentas para agendar postagens em redes sociais diminui o alcance?
Marketing
Live commerce: conheça a tendência mundial capaz de multiplicar suas vendas
Marketing
Copywriting: o que é, boas e más práticas, e tudo para você se tornar um(a) copywriter de sucesso [+ curso]