
Saber como ser verificado no Instagram sempre foi um dos grandes mistérios da internet. Uma tarefa aparentemente simples para grandes celebridades e marcas, a obtenção do selo azul de verificação sempre teve um quê de subjetividade. Isso frustra pessoas e empresas que julgam cumprir os critérios exigidos, mas não conseguem alcançar a graça.
Em setembro de 2021, o Instagram divulgou uma série de mudanças no processo de verificação, visando tornar tudo mais transparente. Neste post, vamos trazer o que a rede social diz que é necessário ser e fazer para ser verificado.
Mas, no fim das contas, o que é ser “verificado no Instagram”? Muita gente acha que é o passaporte para os likes, os views e a fama - será que é assim mesmo? Continue lendo o post para ter mais detalhes sobre esse famoso selinho!
O que é ser "verificado no Instagram"?
O Instagram deixa claro que ser verificado pela ferramenta não é um endosso da qualidade do seu conteúdo. Também não significa que o alcance e o engajamento do seu perfil e dos seus posts terão um ganho automático. Ou seja, o selo de verificação não é a senha para ter a vida mais fácil no aplicativo, então, se esse é o seu objetivo, melhor repensar.
O selinho azul, na verdade, é como um certificado de autenticidade e relevância para uma pessoa ou marca. E ser relevante não necessariamente exige milhares ou milhões de seguidores, já que o Instagram verifica, por exemplo, jornalistas e ativistas de causas importantes para certas comunidades, mesmo que ainda não sejam tão populares.
Para empresas, é uma forma de garantir que aquele perfil é realmente gerenciado pela marca. Dessa forma, clientes, interessados, parceiros e fãs podem ter certeza de que estão interagindo e se comunicando com a arroba correta. Isso é cada vez mais útil com a crescente quantidade de tentativas de golpes na rede social.

Para influenciadores e criadores de conteúdo em geral, a lógica é a mesma: funciona como uma garantia de que é a pessoa mesmo - ou sua equipe - que está ali postando, engajando com seguidores e fazendo os famosos publis.
Assim, em resumo, o selo de verificação é uma comprovação de que o Instagram checou que aquela pessoa pública ou marca notória é ela mesmo. Mas como é feita essa verificação? É o que veremos a seguir.
>> Leia também: Como colocar link nos Stories do Instagram da sua empresa
Como ser verificado no Instagram
E chegamos ao momento da verdade: como ser verificado no Instagram. Antes de mais nada, é preciso respeitar os Termos de Uso e Diretrizes da Comunidade. Além disso, em seu blog oficial, o próprio aplicativo - que é de propriedade do Facebook Meta, vale lembrar - lista os pré-requisitos. São eles:
- A conta deve representar uma pessoa real, uma empresa ou uma entidade registrada, sendo que esta última inclui, por exemplo, animais de estimação notáveis e veículos de comunicação;
- É preciso que a conta seja única em dois aspectos: deve ser a única presença no Instagram dessa pessoa ou marca e, sendo assim, apenas ela pode ser verificada, a menos que sua empresa tenha outros perfis em outras línguas;
- Nada de cadeado e segredos: a conta tem que ser aberta ao público e estar com a bio do Instagram completinha com foto e informações, além de já ter feito ao menos um post;
- Por fim, o perfil deve representar uma pessoa, marca ou entidade que seja famosa e muito pesquisada na internet.
Mas o que exatamente quer dizer ser “famoso” ou “muito pesquisado”? Eu mesmo tenho tentado atingir a fama há muitos anos, aparecendo em vídeos e eventos ao vivo da Resultados Digitais, mas sigo sendo um anônimo!
Bom, existe um processo de verificação feito através do próprio app do Instagram, que ajuda a responder essa pergunta, embora ainda tenha um pouco de subjetividade envolvida.
>> Leia também: Como criar posts no Instagram com o RD Station Marketing (+ dicas para mandar bem no IG da sua empresa)
Como solicitar o selo de verificação do Instagram
Escolhi escrever “solicitar o selo de verificação” e não “como ser verificado” porque, como você já deve saber a essa altura, não há garantia de que o objetivo será alcançado. De qualquer forma, o passo a passo para fazer a solicitação é bem simples:
- Vá nas Configurações;
- Clique em Conta;
- Aperte Solicitar Verificação;
- Preencha o formulário e envie.
Abaixo, veja um print das perguntas que o Instagram faz para você ser verificado:

A 1ª etapa é mais direta: seu nome ou da marca e um documento que prove que você é você, como a CNH, ou o estatuto social da empresa ou entidade. Depois, a parte mais subjetiva: é preciso indicar a que categoria pertence esse perfil (notícias, criador de conteúdo, esportes, moda, etc.) e que público te segue.
Por fim, na 3ª etapa, você pode anexar links para redes sociais e artigos de sites de notícias que comprovem a notoriedade. Não vale usar conteúdo pago ou promocional. O Instagram diz que, desde a última atualização, está avaliando melhor conteúdos de publicações de nicho e regionais. O app garante que isso democratiza a verificação.
O processo leva até 30 dias. Caso seja recusado, você pode tentar novamente depois desse período, enviando informações novas e anexando novos links, por exemplo.
>> Leia mais: Entretenimento no Instagram para marcas e profissionais, por Camila Renaux
Dúvidas sobre o selo de verificação do Instagram
Você acabou de saber como ser verificado no Instagram, ainda nem recebeu seu selo, mas ainda tem perguntas? Sem problemas, vamos lá! A principal delas, de acordo com a rede social, é se o selinho azul pode ser repassado para outra conta.
A resposta é não, naturalmente. Com toda essa pegada de exclusividade e o processo criterioso de verificação, não faria muito sentido, não é mesmo?
Da mesma forma, o Insta se reserva o direito de remover o selo de verificação (e até mesmo punir o perfil) caso a pessoa ou marca for flagrada cometendo irregularidades ou fazendo posts que não respeitam a regra da ferramenta, como conteúdo de ódio ou sexualmente explícito.
>> Leia mais: 95 estatísticas de Redes Sociais em 2022
O que fazer se a sua empresa não consegue ser verificada no Instagram
Como eu disse, apesar dos esforços recentes do Instagram em democratizar o selo azul, não há garantia de que você vai conseguir verificar um perfil. Lembre-se de que não é o fim do mundo se a sua empresa não conseguir, e continue trabalhando para construir relacionamentos, gerar Leads e vender através do app, que é o que realmente importa, no fim das contas.
O Instagram indica algumas pequenas ações para perfis não verificados atestarem sua autenticidade para o público, como postar Stories com os bastidores da empresa e ter a bio com informações bem detalhadas. Estimular seus seguidores a compartilharem fotos e vídeos usando seu produto ou serviço também é uma boa.
E se você ainda está começando o seu trabalho de Marketing Digital neste que é um dos aplicativos mais populares do mundo, acesse o nosso Guia do Instagram para Negócios. Com o material, que é gratuito, você vai aprender a ganhar seguidores, fechar vendas e fazer anúncios. Clique no banner para saber mais e ver tudo o que você vai encontrar!
