Como a Endeavor usa o Marketing Digital para impactar milhares de empreendedores no Brasil


Assista ao vídeo

Sobre a Endeavor

A Endeavor é uma organização internacional sem fins lucrativos, com sede nos Estados Unidos e presente em 25 países, entre eles o Brasil. O objetivo da organização é identificar e apoiar empreendedores de alto impacto, que ajudam a transformar o país em que vivem e são de grande contribuição para o mundo.

A Endeavor contribui para que cada vez mais empreendedores possam crescer seus negócios, gerar empregos e transformar a economia das regiões onde estão inseridos. No Brasil desde o ano 2000, a empresa foi a responsável por disseminar a cultura do empreendedorismo no país.

“No começo desse período, empreendedorismo não existia nem no dicionário”, conta Rodrigo Grecco, gerente de produto do portal da Endeavor. O desafio inicial foi, então, desbravar esse mercado e colocar a discussão sobre empreendedorismo em pauta.

A partir de 2010, o portal da Endeavor foi lançado e a organização começou a apoiar o empreendedor de outras maneiras, influenciando o governo quanto a iniciativas que pudessem ajudar a criar no Brasil um ambiente mais propício ao desenvolvimento de novas empresas. A burocracia e o cenário econômico fazem com que nosso país tenha a fama de ser um lugar difícil de empreender, ocupando as últimas posições na lista de países aptos ao empreendedorismo.

endeavor brasil

O problema

Apesar de ter um portal na internet, a Endeavor tinha uma área de Marketing muito tradicional, isolada do restante da empresa – e as poucas ferramentas de Marketing utilizadas pelo time não eram integradas umas com as outras.

Todo o conhecimento sobre empreendedorismo que a empresa tinha ficava restrito às mentorias realizadas com empresários da rede Endeavor e alguns artigos do portal, até que, em 2012, o próprio Eric Santos, CEO da Resultados Digitais, numa visita à Endeavor, questionou a equipe:

Vocês tem um potencial gigante adormecido, porque que vocês não começam a trabalhar com Inbound?

Não havia, na organização, o mínimo conhecimento do que poderia ser Inbound Marketing. Ao ouvir a explicação dada pelo Eric sobre como funcionava o software RD Station – na época recém-lançado – o time da Endeavor finalmente começou a ligar os pontos.

“A gente foi estudar e mergulhou de cabeça pra entender o que era Inbound. A gente percebeu que tinha muito conhecimento em casa, e que se a gente pegasse e explorasse esse conhecimento e o passasse para o mercado, teríamos o potencial de alcançar muito mais gente. A gente entendeu que o digital era nossa principal ferramenta”, conta Grecco.

O primeiro passo foi entender qual o perfil dos empreendedores que chegam ao portal, para descobrir que desafios eles enfrentam e que obstáculos tentam superar – e então  transformar tudo isso em conteúdo.

O próximo passo foi começar a explorar diversas formas de disponibilizar esse conteúdo criado: eBooks, vídeos, mini-cursos, ferramentas e uma série de outros formatos tornaram possível espalhar o conhecimento, antes apenas restrito à empresa, e escalar o alcance do site e do portal.

portal-endeavor

Conforme os números do site cresciam e o impacto sobre os empreendedores era sentido, a própria equipe de Marketing mudou sua forma de operar. Depois de perceber que poderiam fazer Marketing de uma maneira mais organizada, deixaram de ser uma área isolada da organização para se tornarem uma área transversal a tudo que é feito dentro da Endeavor.

Deixamos de ser os meninos da internet que faziam o portal e arrumavam a impressora, pra ser uma área realmente core da empresa.

Rodrigo Grecco, gerente de produto do Portal da Endeavor

Com uma área sólida na organização e o público alcançado, o desafio virou outro: hoje a Endeavor busca, muito mais que encontrar novos grandes empreendedores, engajar os que estão conectados com a organização para auxiliá-los de perto no crescimento da empresa. O objetivo é que eles estejam cada vez mais baixando novos conteúdos, fazendo mais cursos à distância e encontrando menos obstáculos para crescer – como foi o caso da RD.

A relação da Endeavor com a RD vai muito além do software, já que, além de cliente, a organização também apoia os empreendedores da Resultados Digitais. O eBook de Marketing Digital para Empreendedores, criado em parceria com a RD é, até hoje, um dos mais acessados do portal.

A experiência com a RD é ótima. A gente usa muito a empresa como referência de Marketing mas usa muito também como referência de time e de gestão, então é uma relação super próxima e de admiração mútua.

Rodrigo Grecco, gerente de produto do Portal da Endeavor

endeavor brasil

Resultados

Em pouco mais de quatro anos de trabalho com Inbound Marketing, o portal da Endeavor saiu de 400 mil visitantes únicos para 6 milhões e meio. De zero Leads que tinham, pois os visitantes não eram retidos, a empresa passou para uma base de mais de 800 mil, sendo, deles, 400 mil Leads empreendedores.

Muito além dos números, a Endeavor tem hoje mais de 30 mil empreendedores engajados com a organização, que são impactados pelos conteúdos produzidos e estão transformando seus negócios.

A gente tem casos reais de empresas que iam falir e de empreendedores que nos disseram: “olha, eu ia fechar minha loja, mas eu li um eBook, baixei um EAD de finanças aqui, e em vez de fechar a loja eu abri mais três”. Então muito mais do que os números a gente se sente gratificado por ter esses casos de sucesso.

Rodrigo Grecco, gerente de produto do Portal da Endeavor

O objetivo da Endeavor é transformar o Brasil pelo empreendedorismo. É capacitar o empreendedor para que ele consiga encarar os desafios do seu negócio e tornar o país um lugar melhor para se empreender, com menos obstáculos e mais incentivos para o empreendedor.

O dia em que isso acontecer, diz Grecco, a Endeavor não precisará mais existir. “Todo dia a gente trabalha pra deixar de existir, pra que o empreendedor tenha ferramentas e condições de empreender melhor. O trabalho da RD nos ajuda a alcançar cada vez mais empreendedores e transformar seus negócios.”

Há muita entrega e trabalho árduo – todos na Endeavor trabalham para contribuir para um país melhor. O time é bastante unido e o clima é de amizade, já que a dedicação colocada no que fazem vem de um sentimento de privilégio em poder ajudar os empreendedores e impactar seus negócios tão diretamente.

“Tem a máxima que diz, né: encontre um trabalho que você ama e você não precisa trabalhar todo dia”, é a frase com que Grecco resume seu dia a dia na Endeavor. E quando esse trabalho é tornar o país um lugar melhor e mais desenvolvido, com oportunidades para todos, a paixão é algo que vem de brinde, como parte do pacote.

A Endeavor mudou a própria história com Marketing Digital.
Será que não está na hora de mudar a da sua empresa?

Descubra como você pode implementar novas estratégias para o seu negócio fazendo uma avaliação gratuita com a gente.

Quero fazer uma avaliação