Como a Vittude aumentou suas vendas em 645% com o RD Station Marketing


Assista ao vídeo

Sobre a Vittude

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo. E, sabendo que 60% dos profissionais de Psicologia se concentram na região Sudeste e o custo médio de uma consulta é de 226 reais, o acesso à saúde mental de qualidade pode ser considerado artigo de luxo para grande parte da população brasileira.

Para Tatiana Pimenta, empresária por trás da criação da Vittude, “são números assustadores: dois em cada dez brasileiros têm algum transtorno mental diagnosticado, fora as pessoas que nunca foram ao médico e nunca receberam diagnóstico”.

Em um momento de necessidade, quando precisou buscar por um profissional da saúde para iniciar sessões de terapia, Tatiana se sentiu frustrada com todo o processo. Como não contava com nenhum contato ou indicação, acabou recorrendo ao plano de saúde. Depois de realizar sessões com três profissionais diferentes, entendeu que o desafio seria muito maior.

Dentro desse cenário, em que muitas outras pessoas passavam pela mesma dificuldade, surgiu a inspiração para a criação da Vittude: uma plataforma online que conecta psicólogos à pessoas que desejam fazer terapia, online ou presencialmente, com o objetivo de democratizar o acesso à saúde e bem estar no país.

Inicialmente um marketplace, a Vittude transformou o seu modelo de negócio em uma plataforma SaaS. Ela fornece ferramentas de controle e gestão para os psicólogos e empresas, facilitando o acesso à terapia para o público geral.

Hoje, a empresa conta com 670 psicólogos ativos, mais de 20 mil pacientes cadastrados em 52 países, e 80% dos atendimentos sendo realizados virtualmente.

EDUCANDO O PÚBLICO-ALVO ATRAVÉS DE CONTEÚDO

A Vittude começou como um blog. Mas, com o passar do tempo, Tatiana se viu inserida num contexto em que precisaria de estratégias de Marketing Digital para crescer.

Embora já consumisse conteúdos da Resultados Digitais, foi ao conhecer o RD Station Marketing que Tatiana percebeu como a ferramenta ajudaria o seu time a segmentar e se relacionar de forma personalizada com os diferentes públicos que a empresa precisava abordar.

Esse entendimento de que pra Vittude ter sucesso ela necessariamente teria que fazer um trabalho de geração de conteúdo e, principalmente, de nutrição de um mercado, me fez entender que eu precisava de uma comunicação constante com esses potenciais clientes.

– Tatiana Pimenta, CEO.

A Vittude faz um intenso trabalho de geração de conteúdo rico, baseado em três personas: pacientes, psicólogos, e empresas que desejam oferecer o serviço da Vittude aos seus colaboradores.

Os materiais que a Vittude produz hoje são basicamente artigos, ebooks, e webinars. A gente também faz bastante conteúdo com os psicólogos (…), discutindo temas de  relevância como depressão, ansiedade, stress e autismo.

– Tatiana Pimenta, CEO.

Mas, ao destacar um tipo de conteúdo de sucesso, Tatiana menciona o teste DASS-21 de ansiedade, depressão e stress. Com 21 perguntas e um diagnóstico final para o respondente, trata-se de uma das maiores fontes de leads que a Vittude já teve, chegando a gerar 80.000 conversões em um único mês.

PERSONALIZANDO A COMUNICAÇÃO PARA CRESCER

Com a evolução das estratégias, o funil de vendas da Vittude também se desenvolveu, principalmente ao se aprofundar nas dores do seu público alvo. A plataforma foi se adaptando às necessidades dos psicólogos e pacientes, fazendo com que as vendas aumentassem 645% entre Janeiro e Novembro de 2018 e a empresa tivesse um crescimento de 40% em um único mês.

“A diferença que eu vejo antes e depois de estruturar o Marketing Digital é efetivamente ter um melhor entendimento dos canais: quais me trazem mais retorno, quais eu consigo ter uma informação mais exata do cliente”, explica a CEO. “E você ter uma ferramenta funcional, que te permita conversar com esses clientes, que te permita segmentar cada público e tratar eles de formas distintas é fundamental”, complementa.

E depois da Vittude receber um aporte de 4,5 milhões, Tatiana quer focar cada vez mais no universo da terapia corporativa. Nesse modelo, as empresas subsidiam uma parte do valor dedicado aos psicólogos e os funcionários contam com sessões de terapia presencial ou online através da plataforma.

O objetivo para 2020 é quadruplicar as receitas, aumentar o número de empresas participantes da plataforma e ampliar ainda mais o acesso à saúde mental de qualidade através do conteúdo e da tecnologia.

Acho que eu me sinto não só realizada, mas me sinto muito mais feliz fazendo o que eu faço hoje. Cada vez que eu recebo um agradecimento de um cliente ou que eu percebo que a gente teve a capacidade de impactar a vida de alguém, é super gratificante. Então tem um quê de propósito aí muito maior.

– Tatiana Pimenta, CEO.

A Vittude mudou a própria história com Marketing Digital.
Será que não está na hora de mudar a da sua empresa?

Descubra como você pode implementar novas estratégias para o seu negócio fazendo uma avaliação gratuita com a gente.

Quero fazer uma avaliação