Como a Embracon estruturou um novo processo de vendas guiado pela automação de marketing e análises


Assista ao vídeo

Sobre a Embracon

Saiba como a Embracon estruturou um novo processo de vendas que mescla o online e o offiline guiado pela automação de marketing e análises avançadas.

A Embracon é especializada em venda de consórcios, tanto de automóvel, imóvel, motocicletas e serviços. Iniciou sua operação em 1988 em São Paulo com dois amigos, Guido Savian (presidente administrativo) e Juarez Silva (presidente comercial),  que já trabalhavam no ramo.
Atualmente atua em todas as regiões do Brasil com cerca de 120 filiais, 3.000 colaboradores e mais de 600 parceiros comerciais. E ao longo da sua trajetória, a companhia entregou mais de 500 mil bens, como imóveis, carros, motos e outros bens móveis.

 

O marketing digital como virada de chave

A venda tradicional, com o vendedor visitando presencialmente os contatos interessados, sempre foi a prática comum no ramo dos consórcios. Na Embracon não era diferente, até o momento da virada de chave para o Inbound Marketing, contribuindo a se tornar a principal empresa administradora de consórcio de ramo independente.

Inicialmente a empresa sempre contou com uma agência de publicidade para criar e implementar o plano de marketing. Quando chegou a hora de internalizar a estratégia, o RD Station Marketing se mostrou a ferramenta ideal para ajudar o time nesta nova jornada.

“Um dos maiores desafios que nós tivemos no momento da internalização do projeto de marketing digital na Embracon, foi reiniciar, dar um reboot literalmente em todas as atividades de marketing digital. Nós precisávamos de uma ferramenta robusta para que os vendedores pudessem interagir com os leads a distância, tudo online, automático e em tempo real. O que me chamou mais atenção no RD Station Marketing era a parte de fluxo de automação, o que possibilita a integração dos leads, com outras plataformas externas”  Zelir Junior – Analista de Marketing

Atualmente a administradora de consórcio planeja e executa toda a estratégia de marketing, desde o mapeamento do impacto através da estratégia digital, até criação e forma de comunicação com o público alvo, visando melhorar cada vez mais os resultados.

Processo de vendas guiado pela automação de marketing e análises

A mudança para o marketing digital foi o gatilho para a estruturação de um novo processo de vendas, combinando estratégias online e offline através da automação de marketing. Ela garante o envio do lead para o vendedor fisicamente mais próximo, tornando a operação mais inteligente e garantindo a qualidade e agilidade do atendimento.

“Hoje o vendedor consegue vender de forma offline e online através de um aplicativo, isso agiliza muito a velocidade de vendas.” Helder Oliveira – Coordenador de Marketing Digital

“O lead entra pelo site e é distribuído para o vendedor mais próximo, facilitando muito na hora do vendedor fazer uma visita ou então convidar a pessoa interessada a conhecer a filial mais próxima do endereço dela.” Zelir Junior – Analista de Marketing

Inicialmente as decisões e insights para melhoria contínua das campanhas de marketing e operação de vendas da Embracon não eram apoiadas por relatórios e métricas. Nesse contexto Marketing BI se tornou a funcionalidade mais utilizada pela equipe, e garante o maior controle sobre o ciclo de venda das oportunidades da empresa.

“A principal funcionalidade que nós utilizamos hoje no RD Station Marketing é  Marketing BI. Atualmente o Marketing BI mostra o quão assertivo estamos sendo nas campanhas de marketing digital. Hoje a gente consegue extrair relatórios que afirmam de fato qual é o tempo médio do ciclo de vida do lead – antes nós não tínhamos essa visão.” Zelir Junior – Analista de Marketing

Foco na liderança de vendas online

Com a evolução da estratégia da Embracon, a empresa tornou-se principal administradora de consórcio de ramo independente do Brasil e busca o posto de líder de vendas online de consórcios para os próximos anos e manter o foco no marketing digital continua sendo uma importante estratégia de crescimento.

“A embracon é pioneira em todo o segmento e eu acredito que também seremos no online nos próximos anos. Estamos trabalhando para isso!”  Helder Oliveira – Coordenador de Marketing Digital

“É exatamente sair um pouco desse paradigma de que a venda do consórcio tem que ser feito pessoalmente com vendedor conversando com a pessoa interessada. Então isso é o que nos torna cada dia mais focados no marketing digital, para poder conseguir entender esse mercado, como ele funciona, para então conseguir atingir esse objetivo” Zelir Junior – Analista de Marketing

A Embracon mudou a própria história com Marketing Digital.
Será que não está na hora de mudar a da sua empresa?

Descubra como você pode implementar novas estratégias para o seu negócio fazendo uma avaliação gratuita com a gente.

Quero fazer uma avaliação