Chegou o feriadão de Páscoa! É verdade que nossas cabeças estão focadas em outro assunto, mas sempre vale celebrar. Quem sabe um almoço familiar ou com pessoas queridas no domingo por videoconferência? Não esqueça também de providenciar ovos de chocolate, no tamanho adequado para o momento em que vivemos.
No post de hoje, vamos seguir trazendo histórias mais leves e notícias ligadas à tecnologia em época de coronavírus. A ideia, como já dissemos, é dar uma desopilada. Se você quiser receber nossa newsletter semanal com conteúdos que podem ajudar a sua empresa neste período difícil, é só se inscrever abaixo. Boa leitura e fique bem!
WhatsApp limita (de novo) o encaminhamento de mensagens
A desinformação e as fake news ganharam novo impulso com o COVID-19. As redes sociais aceleraram o processo de moderação, derrubando inclusive posts de contas verificadas. Já a criptografia impede qualquer ação nesse sentido do WhatsApp, deixando a cargo do bom senso dos usuários avaliar antes de passar uma informação para frente.
Pois é, não tem dado muito certo. Assim, o app passou a limitar os encaminhamentos de mensagens que já foram encaminhadas muitas vezes. Quando aparece aquela flechinha dupla () em uma mensagem encaminhada, quer dizer que não foi ninguém próximo de você que postou aquilo originalmente. Ou seja, que aquilo já “viralizou no zap”.
Como o próprio comunicado do WhatsApp diz, nem todo encaminhamento é prejudicial. Porém, a empresa admite que houve um aumento significativo no “não sei se é verdade, só tô repassando” durante a pandemia. Isso pode estar relacionado ao aumento de informações compartilhadas sem checagem, que podem afetar muita gente.
Vale ressaltar que a maioria das pessoas não faz isso por mal. Normalmente, é tentando ajudar. Porém, precisamos rever nossos hábitos, pois um vídeo de alguém se passando por uma autoridade no assunto, por exemplo, pode desinformar e fazer com que o receptor se sinta imune à doença. O ideal é sempre checar a informação, no Google mesmo.
Agora, as mensagens encaminhadas com setinha dupla só poderão ser repassadas uma conversa por vez. A ideia é criar fricção e evitar que os usuários desistam de fazer envios múltiplos. Vale lembrar que o WhatsApp já havia reduzido o limite de encaminhamentos em 2018 para apenas 5 conversas por vez - que diminuiu em 25% a prática globalmente.
Links relacionados:
- [eBook] Como usar o WhatsApp em estratégias de Marketing Digital
- Telegram: o que é, como funciona, vantagens e diferenças do WhatsApp
iStock oferece imagens gratuitas sobre o coronavírus
Se você trabalha com conteúdo e está precisando de imagens para ilustrar posts, a iStock, da Getty Images, está dando uma forcinha. Ela disponibilizou um banco com 69 arquivos gratuitos relacionados ao coronavírus, isolamento social e quarentena. As fotos não têm marca d’água e podem ser usadas livremente.
Além disso, a iStock também liberou 43 imagens para diversificar seu fundo em reuniões por videoconferência. Então se você não tem uma biblioteca como a dos comentaristas da televisão, pode ser uma boa para dar uma variada no seu home office. Ah, essas têm marca d’água, para garantir que ninguém pense que você está nas pirâmides do Egito.
Links relacionados:
Netflix Brasil indica séries de concorrentes no Twitter
A conta no Twitter da Netflix Brasil é um case de sucesso há muitos anos. As replies bem humoradas - e as mau humoradas para quem pede Harry Potter - viralizam com certa frequência. Nesta semana, uma ação bem legal chamou atenção: ela indicou séries de concorrentes para o pessoal assistir durante a quarentena. Olha só:
Teve até estocadinha nos fãs do bruxinho. A ideia simpática atraiu milhares de comentários, inclusive das concorrentes do mundo do streaming e da televisão. Os diálogos ficaram engraçados, reforçando o espírito de cooperação para encarar as dificuldades. E foi ótimo para quem estava sem ideia do que assistir nesse feriadão.
Links relacionados:
- O que postar nas redes sociais em época de quarentena
- Live no Instagram: como fazer, dicas, vantagens e mais!
Rainha usa roupa verde na TV e a internet fez a festa
As coisas não estão fáceis também no Reino Unido, mas o bom e velho humor britânico jamais se entrega. A rainha Elizabeth II fez um pronunciamento à nação, pedindo união e apoio aos profissionais de saúde para enfrentar a crise. O discurso emocionou muita gente e foi replicado mundo afora, como exemplo de liderança.
Só que ela apareceu na TV com uma roupa verde, dando uma oportunidade de ouro para o nascimento de mais um meme. Os tempos são duros, mas é sempre bom rir um pouco. Veja o tuíte que deu origem à brincadeira:
I, for one, would like to thank the Queen for making her royal address and providing the nation with something it sorely needs right now...
The perfect Photoshop bait... pic.twitter.com/dU0CIATWs1
— Peter Chiykowski, the unauthorized Queenscreener (@rockpapercynic) April 5, 2020
A internet gostou de brincar com a monarca e as montagens surgiram aos montes, como se fossem vexames da seleção da Inglaterra em Copas do Mundo. Veja as melhores que separamos, e lembre-se que dar umas risadas é muito importante!
Links relacionados:
- Como fazer uma transmissão ao vivo no Facebook Live: tutorial + 5 boas práticas!
- Webinar: o que é, como fazer e como gerar resultados incríveis!
RD lança material com cases de Marketing Digital na quarentena
Com as pessoas fazendo distanciamento social e muitos negócios forçados a enfrentar um lockdown, a retração da economia está forçando todos nós a buscar saídas. Pensando nisso, montamos um material com 10 cases de empresas que estão gerando resultados durante a quarentena.
Trouxemos ideias para setores como varejo, construção civil, eventos, cursos, consultoria e agências, com depoimentos de empreendedores em vídeo e texto. A ideia é tentar ajudar outros negócios que estão tendo dificuldades para vender e até mesmo gerar Leads neste momento. Para acessar gratuitamente, basta preencher o formulário abaixo.