Em 2019, uma das novidades do blog da RD foi o post semanal de notícias de tecnologia e Marketing Digital - que deu origem até a uma newsletter. A proposta era fugir dos anúncios bombásticos de aquisições, IPOs e aportes milionários - embora tenhamos aberto uma exceção para nós mesmos - e focar em novidades que impactam mais a sua vida.
Logo de cara, destacamos algo que não tinha importância mercadológica nenhuma, mas mexeu com os sentimentos de cerca de… 17 pessoas: o fim do Google+. No mesmo post inicial, porém, trouxemos uma notícia que foi um dos principais temas do ano: a união dos mensageiros do Facebook, ou seja, o WhatsApp, o Messenger e as DMs do Instagram.
Se você quiser reler todos os posts de notícias do ano, é só clicar aqui. Ou então curta o resumão de 2019 que fizemos neste texto de retrospectiva!
O Facebook, aliás, foi o assunto central de muitos desses posts. Em março, noticiamos que Mark Zuckerberg enxergava na privacidade o futuro de sua companhia. Dado o histórico da empresa, pouca gente levou a sério, mas o F8, evento anual do Face, confirmou que era isso mesmo. Mesmo assim, ainda pouca gente leva isso a sério.
A turminha mucho loca de Menlo Park ainda estrelaria diversos capítulos de 2019, como o lançamento da Libra, a criptomoeda que prometia balançar o mundo das finanças. Diversas novidades também vieram do Instagram, algumas originais - como o fim dos contadores de likes nos posts - e outras “inspiradas” na concorrência.
Outras gigantes da tecnologia foram figurinhas carimbadas nos nossos giros semanais. O universo do Google, que se você parar para pirar quanticamente pode ser maior que o universo “real”, gerou inúmeras notícias. Teve dicas de conteúdo do próprio Google para ranquear, mas também um toque que talvez ranquear não adiante mais muito.
Já em dezembro, Larry Page e Sergey Brin, os fundadores do Google, anunciaram que estavam deixando em definitivo o dia a dia da empresa. Por outro lado, em maio, o evento de marketing de Mountain View deixou claro que a ideia é estar por todos os lados: os ads passaram a ser mais eficientes e presentes, dominados por machine learning.
Inteligência Artificial, podcasts, Amazon, Twitter e LinkedIn
Falando nisso, o que dizer da Inteligência Artificial, que mal conhecemos e já está dominando completamente as nossas vidas, obrigando-nos a considerá-la tanto? Até tentamos mostrar que os humanos estavam resistindo. Porém, os deepfakes e a ameaça aos empregos acabaram dominando os assuntos.
E ouça bem: os podcasts estiveram nos fones de todo o mundo em 2019. O maior app de música do mundo, o Spotify, se rendeu a eles. Mark Zuckerberg se rendeu a eles. E já em março, mais das metade dos americanos já tinham ouvido um episódio de um podcast. Você já está passando algumas horas com os ouvidos ligados?
Por último, mas não menos importante, registramos em dois momentos a chegada em definitivo da Amazon ao Brasil. Também focamos nas iniciativas do Twitter para tentar desfazer alguns erros e tornar a internet um local mais humano. Assim, como o LinkedIn, que explicou como funciona seu algoritmo.
As notícias mais peculiares do ano
Além de coisas realmente relevantes, nosso post semanal de notícias busca sempre trazer o lado lúdico da tecnologia e do Marketing Digital. Por isso, vamos encerrar nosso giro anual com uma seleção de notas que fizeram a gente rir - ou ao menos refletir de forma bem humorada - em 2019. Algumas delas eram notinhas secundárias nos posts e não viraram o título, então é só rolar um pouquinho para baixo para encontrá-las!
- YouTube tenta recuperar a magia de seu Rewind e (parece que) falha de novo
- Inventor da web lança plano para salvá-la
- O rei do TikTok deu uma entrevista
- Jennifer Aniston quebra (recorde n)o Instagram
- Tuitada de dirigente de time abre crise entre NBA e China
- Agora você pode pedir que seu Tesla vá até você, porque sim
- Tinder lança jogo interativo sobre o fim do mundo
- Zao, o app de deepfakes que viralizou na China
- Webcam mais antiga do mundo será desativada
- Orkut é bloqueado no Tinder
- Senador americano propõe lei contra vício em mídias sociais
- Jornal lança game sobre efeitos de mudanças climáticas
- FaceApp viraliza (de novo) e gera polêmica
- Inteligência Artificial vence jogadores profissionais de pôquer
- Twitter vai começar a punir políticos
- NASA pretende abrir viagens espaciais para turistas
- YouTube está remasterizando videoclipes clássicos
- Jovens se dão por satisfeitos com os Featured Snippets do Google
- Brasileiros dominam o Game of Thrones no Twitter
- LinkedIn quer que você expresse seus sentimentos
- Google encerra as atividades do Inbox
- McDonald’s quer personalizar o drive-thru
- Google Stadia, o novo melhor amigo do YouTube
- Where on Google Earth is Carmen Sandiego?
- Nike explode e as redes sociais… explodem
- Jornada do robô Opportunity chega ao fim em Marte
Notícias agora só em 2020
Este foi o último post de notícias do ano. Esperamos que você tenha gostado desse novo formato que estreamos no blog em 2019! E queremos muito o seu feedback: o que você curtiu, o que queria ver mais por aqui e o que acha que não foi tão legal?
Então é isso, voltamos na segunda semana de 2020! Tenha um ótimo fim de ano e tente descansar, recarregando as baterias para começar o próximo com muita motivação! E se você ainda não assina a nossa newsletter, é só preencher o formulário abaixo. :)