Retrospectiva: as principais notícias que publicamos em 2019

Relembre alguns dos principais fatos que publicamos no giro semanal de notícias de tecnologia e Marketing Digital neste ano

Bruno Volpato
Bruno Volpato20 de dezembro de 2019
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

Em 2019, uma das novidades do blog da RD foi o post semanal de notícias de tecnologia e Marketing Digital - que deu origem até a uma newsletter. A proposta era fugir dos anúncios bombásticos de aquisições, IPOs e aportes milionários - embora tenhamos aberto uma exceção para nós mesmos - e focar em novidades que impactam mais a sua vida.

Logo de cara, destacamos algo que não tinha importância mercadológica nenhuma, mas mexeu com os sentimentos de cerca de… 17 pessoas: o fim do Google+. No mesmo post inicial, porém, trouxemos uma notícia que foi um dos principais temas do ano: a união dos mensageiros do Facebook, ou seja, o WhatsApp, o Messenger e as DMs do Instagram.

Se você quiser reler todos os posts de notícias do ano, é só clicar aqui. Ou então curta o resumão de 2019 que fizemos neste texto de retrospectiva!

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba toda sexta-feira os melhores conteúdos e as notícias mais relevantes da semana em seu email

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Facebook

O Facebook, aliás, foi o assunto central de muitos desses posts. Em março, noticiamos que Mark Zuckerberg enxergava na privacidade o futuro de sua companhia. Dado o histórico da empresa, pouca gente levou a sério, mas o F8, evento anual do Face, confirmou que era isso mesmo. Mesmo assim, ainda pouca gente leva isso a sério.

A turminha mucho loca de Menlo Park ainda estrelaria diversos capítulos de 2019, como o lançamento da Libra, a criptomoeda que prometia balançar o mundo das finanças. Diversas novidades também vieram do Instagram, algumas originais - como o fim dos contadores de likes nos posts - e outras “inspiradas” na concorrência.

Google

Outras gigantes da tecnologia foram figurinhas carimbadas nos nossos giros semanais. O universo do Google, que se você parar para pirar quanticamente pode ser maior que o universo “real”, gerou inúmeras notícias. Teve dicas de conteúdo do próprio Google para ranquear, mas também um toque que talvez ranquear não adiante mais muito.

Já em dezembro, Larry Page e Sergey Brin, os fundadores do Google, anunciaram que estavam deixando em definitivo o dia a dia da empresa. Por outro lado, em maio, o evento de marketing de Mountain View deixou claro que a ideia é estar por todos os lados: os ads passaram a ser mais eficientes e presentes, dominados por machine learning.

Inteligência Artificial, podcasts, Amazon, Twitter e LinkedIn

Falando nisso, o que dizer da Inteligência Artificial, que mal conhecemos e já está dominando completamente as nossas vidas, obrigando-nos a considerá-la tanto? Até tentamos mostrar que os humanos estavam resistindo. Porém, os deepfakes e a ameaça aos empregos acabaram dominando os assuntos.

E ouça bem: os podcasts estiveram nos fones de todo o mundo em 2019. O maior app de música do mundo, o Spotify, se rendeu a eles. Mark Zuckerberg se rendeu a eles. E já em março, mais das metade dos americanos já tinham ouvido um episódio de um podcast. Você já está passando algumas horas com os ouvidos ligados?

Por último, mas não menos importante, registramos em dois momentos a chegada em definitivo da Amazon ao Brasil. Também focamos nas iniciativas do Twitter para tentar desfazer alguns erros e tornar a internet um local mais humano. Assim, como o LinkedIn, que explicou como funciona seu algoritmo.

As notícias mais peculiares do ano

principais noticias de 2019 retrospectiva

Além de coisas realmente relevantes, nosso post semanal de notícias busca sempre trazer o lado lúdico da tecnologia e do Marketing Digital. Por isso, vamos encerrar nosso giro anual com uma seleção de notas que fizeram a gente rir - ou ao menos refletir de forma bem humorada - em 2019. Algumas delas eram notinhas secundárias nos posts e não viraram o título, então é só rolar um pouquinho para baixo para encontrá-las!

  1. YouTube tenta recuperar a magia de seu Rewind e (parece que) falha de novo
  2. Inventor da web lança plano para salvá-la
  3. O rei do TikTok deu uma entrevista
  4. Jennifer Aniston quebra (recorde n)o Instagram
  5. Tuitada de dirigente de time abre crise entre NBA e China
  6. Agora você pode pedir que seu Tesla vá até você, porque sim
  7. Tinder lança jogo interativo sobre o fim do mundo
  8. Zao, o app de deepfakes que viralizou na China
  9. Webcam mais antiga do mundo será desativada
  10. Orkut é bloqueado no Tinder
  11. Senador americano propõe lei contra vício em mídias sociais
  12. Jornal lança game sobre efeitos de mudanças climáticas
  13. FaceApp viraliza (de novo) e gera polêmica
  14. Inteligência Artificial vence jogadores profissionais de pôquer
  15. Twitter vai começar a punir políticos
  16. NASA pretende abrir viagens espaciais para turistas
  17. YouTube está remasterizando videoclipes clássicos
  18. Jovens se dão por satisfeitos com os Featured Snippets do Google
  19. Brasileiros dominam o Game of Thrones no Twitter
  20. LinkedIn quer que você expresse seus sentimentos
  21. Google encerra as atividades do Inbox
  22. McDonald’s quer personalizar o drive-thru
  23. Google Stadia, o novo melhor amigo do YouTube
  24. Where on Google Earth is Carmen Sandiego?
  25. Nike explode e as redes sociais… explodem
  26. Jornada do robô Opportunity chega ao fim em Marte

Notícias agora só em 2020

Este foi o último post de notícias do ano. Esperamos que você tenha gostado desse novo formato que estreamos no blog em 2019! E queremos muito o seu feedback: o que você curtiu, o que queria ver mais por aqui e o que acha que não foi tão legal?

Então é isso, voltamos na segunda semana de 2020! Tenha um ótimo fim de ano e tente descansar, recarregando as baterias para começar o próximo com muita motivação! E se você ainda não assina a nossa newsletter, é só preencher o formulário abaixo. :)

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba toda sexta-feira os melhores conteúdos e as notícias mais relevantes da semana em seu email

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.
Bruno Volpato

Bruno Volpato

Quem escreveu este post

Jornalista com mais de 10 anos de experiência em portais de notícias, blogs, assessoria de imprensa e redes sociais. Hoje sou editor deste blog e produtor de conteúdo na RD, além de fazer uns bicos de ator nas redes sociais da firma.

Veja também

Notícias
Notícias da Semana: Jennifer Aniston quebra (recorde n)o Instagram
Notícias
Digital Conference traz 70 palestras gratuitas em 5 dias
Notícias
Home office, remote friendly, remote first, híbrido… Qual é o seu sistema?