O Brasil tem um cenário econômico com características únicas. Talvez pela nossa dimensão continental e recente história, somos um país em construção, repleto de oportunidades e adversidades. Para quem empreende, é uma jornada cheia de paisagens e trepidações. Em especial para as PMEs, que são a força motriz da geração de novos empregos no país, existem desafios específicos que tornam o ato de empreender muitas vezes heróico.
Nos últimos meses, com a pandemia do Covid-19, tivemos uma drástica mudança de comportamento na dinâmica da economia global e no ambiente de negócios. Parte dos segmentos tiveram impacto enorme no curto prazo e agora se preparam para retomar as atividades. Outros segmentos estão começando a absorver ou absorverão o impacto ao longo dos próximos meses - talvez anos. Há ainda uma pequena parcela que não teve impacto ou, eventualmente, pelo seu modelo de negócio ou tipo de oferta, estão conseguindo ajudar outras pessoas e empresas a se adaptarem ou passarem pela crise de forma mais amena.
Neste período de crise, diversas organizações têm se esforçado para fornecer estudos, relatórios e análises sobre a situação dos setores da economia e uma possível previsão do que acontecerá daqui para frente. Sentimos falta de algo que desse uma visão ampla do ambiente de PMEs e scale-ups no Brasil. Nasceu a ideia de entendermos, com profundidade, como a crise tem afetado esse segmento de empresas. O estudo apresentado a seguir foi dividido em 4 grandes frentes, em ordem:
Acreditamos que a resiliência e a dedicação ao longo da jornada são cruciais para que as PMEs e scale-ups prosperem. Ao longo do estudo, trouxemos dados internos da Resultados Digitais e respostas de um denso questionário. Queremos que, com o estudo em mãos, gestores e líderes, não só de PMEs, possam refletir e tomar decisões levando em conta os fatores acima citados.
Boa leitura!
Este estudo foi elaborado em parceria por: Resultados Digitais, Endeavor Brasil e Pequenas Empresas, Grandes Negócios.
A Resultados Digitais (RD) é líder no desenvolvimento de software (SaaS) voltado para o crescimento de médias e pequenas empresas. Seus dois produtos – RD Station Marketing e RD Station CRM – alcançam mais de 19.000 clientes em 30 países. A RD possui 700 funcionários, distribuídos nos escritórios de Florianópolis, São Paulo, Joinville, Bogotá e Cidade do México.
Continuar a leituraCarregando... ou baixar versão em PDF.