Muitas empresas que já entendem a importância de ser relevante e fazem um grande esforço na produção de conteúdo conseguem perceber que estão de fato atraindo mais visitantes e ganhando credibilidade. No entanto, muitas não conseguem perceber claramente o quanto essas visitas e credibilidade a mais estão realmente fazendo a diferença nas vendas.
É possível que parte das pessoas que já conhecem a sua empresa não esteja comprando pelo simples erro de o seu blog não contar com técnicas eficientes de conversão.
Se lembra do nosso modelo para entender o marketing digital? Converter é uma etapa essencial depois de atrair.
A definição de objetivos em um blog
Em uma loja física, tem-se uma expectativa muito clara quando o cliente entra no estabelecimento. O objetivo é que ele compre. Os vendedores podem até dar informações, apresentar os produtos, mas a venda está sempre em mente.
O problema de boa parte dos blogs e sites é que não há um caminho muito bem definido para o usuário. Qual é o objetivo da página? A intenção é que o visitante apenas leia um post? Quanto isso contribui para as vendas? Espera-se que após ler um post ele já entre em contato e efetue a compra?
É preciso desenvolver uma estratégia onde o Marketing Digital faça a diferença nas vendas e aí as conversões ganham importância. Colocando dessa forma, percebe-se que sem objetivos o potencial gerado não é todo aproveitado pela empresa.
É preciso ter sempre em mente que o objetivo de um blog é converter. Essa conversão pode ser realizada, de uma forma geral, em dois grandes tipos de conversão, que falamos a seguir.
Convertendo desconhecidos em conhecidos
Você sabe que tipo de visitante está entrando em seu site? Esse visitante faz parte do seu público-alvo? Você tem alguma forma de acionar um contato com esse visitante?
As respostas a essas perguntas são de grande valor para boa parte das empresas que já estão trabalhando com marketing digital e mesmo assim muito pouco é feito para tentar descobri-las.
O segredo aqui é oferecer algum conteúdo diferenciado, de maior valor, pelo qual as pessoas acreditem que valha a pena trocar por suas informações pessoais. Se te parece estranho, diversas pessoas nos deixam os dados delas diariamente em troca dos nossos eBooks.
Todas essas informações são um ótimo guia para conduzir o tipo de conteúdo do seu blog e fazê-lo se aproximar melhor do seu público-alvo.
Conhecendo o nome, cargo e empresa do potencial alvo, sabendo que ele já demonstrou ao menos o mínimo de interesse no tema e que já tem familiaridade com a marca, por ter baixado o material, a sua empresa tem muito mais condições de atuar ativamente.
Para quem ainda não está no momento ideal de compra, é possível cadastrar em uma newsletter, enviar mais algum tipo de material. Para quem já está mais próximo de comprar, a ligação de um vendedor pode ser o empurrãozinho que falta para a transação.
Convertendo visitantes em clientes
É possível converter visitantes, sejam eles já conhecidos ou não, diretamente em clientes. Esse tipo de conversão é muito comum nas lojas virtuais, mas não se restringe só a elas. Fazer o cliente ligar para o restaurante e marcar uma reserva ou fazê-lo enviar um email pedindo orçamento para a sua empresa de consultoria também são conversões diretas em vendas. Um cupom de desconto ou algum outro tipo de chamada atrativa no blog podem ajudá-lo a cumprir esse papel.
Conclusão
O que deve ficar claro aqui é que a empresa deve se empenhar em gerar oportunidades de negócios através de sua estratégia de marketing digital. Se a aba “Contato” no seu site é a única forma de gerar oportunidades de negócio, você certamente não está aproveitando todos os benefícios que poderia.
Tenha sempre Landing Pages e chamadas (call-to-action) no seu blog que indiquem algum objetivo de conversão e garantam que seu blog não esteja desperdiçando oportunidades.
Gostou? Assine o blog e fique por dentro das novidades.