
Hard bounce é o erro que ocorre quando o destinatário não puder receber permanentemente a sua mensagem (email). Já o Soft Bounce é um erro ocasionado por alguma dificuldade do ESP (Email Service Provider) de entregar o seu email.
Os conceitos de hard bounce e soft bounce estão entre os mais importantes em todo o glossário de Email Marketing.
O bounce impacta diretamente nas taxas de sucesso de uma campanha de email. Basicamente, um bounce acontece quando um email é rejeitado devido a um erro, seja permanente ou temporário. Ou seja, o email disparado não chega com sucesso à caixa de entrada do Lead.
Mas por que isso acontece?
Há 2 motivos principais:
- Erro permanente, como email inexistente ou inválido (hard bounce);
- Erro temporário, como servidor fora do ar ou caixa de entrada cheia (soft bounce).
Mais do que uma métrica de qualidade de campanha, é uma métrica de qualidade da própria base de Leads. Se suas campanhas tiveram altos índices de bounce significa que a lista não está boa e precisa ser higienizada.
Confira detalhadamente a seguir o que é hard bounce, o que é soft bounce e o que fazer quando esses erros aparecem.
Crie facilmente campanhas de email que funcionam no RD Station Marketing
O RD Station Marketing é a melhor ferramenta para automação de Marketing Digital tudo-em-um para sua empresa. Suas funcionalidades são simples, mas poderosas, e contam com dezenas de modelos de emails — para diversas ocasiões e segmentos que você pode personalizar de acordo com a sua campanha! Faça um teste gratuito de 10 dias.
- Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
- Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.
* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.
Hard bounce
Quando você tenta enviar um email e, por algum motivo, o destinatário não puder receber permanentemente a sua mensagem, você recebe de volta um erro, que chamamos de hard bounce.
Um hard bounce pode ocorrer, por exemplo, porque o endereço de email foi digitado de forma incorreta ou porque o endereço não existe mais.
A recomendação é que a sua campanha nunca tenha mais do que 3% de hard bounce. Isso porque altos índices desse tipo de erro são um forte indicador de que a sua lista de emails é comprada ou muito antiga, e enviar emails para esses destinatários é uma prática muito ruim.
Por esse e outros motivos é muito importante que, uma vez que um email retorne como hard bounce, você inative esse endereço da sua lista imediatamente, para evitar danos à sua reputação como um bom enviador de emails.
Nota: no RD Station Marketing você não precisa se preocupar em excluir endereços de email que retornaram como hard bounce. Isso porque a própria ferramenta automaticamente inativa os Leads com essa característica, evitando qualquer dano à sua reputação.

Soft bounce
Assim como um hard bounce, um soft bounce é um erro ocasionado por alguma dificuldade do ESP (Email Service Provider) de entregar o seu email.
No entanto, o soft bounce é um erro temporário, ou seja, o email não pode ser entregue neste momento, mas nada impede que ele seja entregue corretamente no futuro. Isso pode acontecer, por exemplo, porque a caixa de emails do seu destinatário está cheia ou porque o servidor de emails dele está fora do ar por algum motivo temporário
Como o soft bounce é um problema com menor gravidade do que um hard bounce, os limites para esse tipo de erro são mais flexíveis, mas ainda assim a recomendação é que a sua campanha não tenha mais do que 6% deste tipo de erro. Além disso, em alguns casos, um email que retornou como soft bounce pode, na verdade, estar passando por uma indisponibilidade permanente.

Por exemplo, se o erro for recebido porque a caixa do destinatário está cheia e o usuário nunca limpar essa caixa, sempre que você enviar um email para esse endereço você receberá um erro de soft bounce. Por esse motivo, é importante remover endereços de email que retornem recorrentemente como soft bounce, para que você não tenha problemas de entregabilidade no futuro.
Nota: assim como acontece com os hard bounces, no RD Station Marketing você não precisa se preocupar em remover da sua base os Leads que retornam recorrentemente como soft bounce. A própria ferramenta inativa todos os Leads que apresentarem erros temporários em 5 campanhas consecutivas.

Qual a diferença entre hard bounce e soft bounce?
E então, entendeu o que significa soft e hard bounce? Para resumir melhor os conceitos e suas diferenças, confira a ilustração abaixo:

Se você ainda não conhece o RD Station Marketing, pode fazer aqui um teste gratuito e experimentar a ferramenta. E, se o que você precisa neste momento é de mais conhecimento sobre o assunto, recomendamos a leitura do Guia da Entregabilidade de Email. Alguns assuntos que são abordados no material:
- Ferramentas de autenticação e segurança;
- Como criar uma lista de emails saudável;
- Como manter uma lista higienizada;
- Como fugir da caixa de spam.
Dúvidas frequentes:
O que é Bounce?
Um bounce acontece quando um email é rejeitado devido a um erro, seja permanente ou temporário. Ou seja, o email disparado não chega com sucesso à caixa de entrada do Lead.
O que ocasiona um bounce?
Existem dois motivos que ocasionam o bounce:
- Erro permanente, como email inexistente ou inválido (hard bounce);
- Erro temporário, como servidor fora do ar ou caixa de entrada cheia (soft bounce).
O que é Hard bounce?
Hard bounce é o erro que ocorre quando o destinatário não pode receber permanentemente a sua mensagem (email).
O que é Soft Bounce?
Soft Bounce é um erro ocasionado por alguma dificuldade do ESP (Email Service Provider) de entregar o seu email.
Qual o percentual máximo de hard bounce que um envio pode ter?
O ideal é que os envios nunca tenham de 3% de hard bounce. Pois, altos índices podem indicar que a lista é comprada ou desatualizada.
Qual o percentual máximo de Soft bounce que um envio pode ter?
A campanha não deve ter mais do que 6% deste tipo de erro.