Marketing na Páscoa: melhores dicas e exemplos para vender muito nessa data

Mesmo que seu negócio não venda chocolates, é possível fazer boas campanhas na Páscoa. Selecionamos dicas de especialistas e exemplos criativos para te mostrar como.

Resultados Digitais
Resultados Digitais28 de março de 2024
Lançamento dos Panoramas de Vendas 2024

Mesmo que seu negócio não venda chocolates, é possível fazer boas campanhas na Páscoa. Selecionamos dicas de especialistas e exemplos criativos para te mostrar como.

Mesmo não sendo uma data comemorativa tão popular para o comércio quanto a Black Friday ou o Natal, a Páscoa costuma aquecer as vendas, principalmente a de chocolates. Mas, será que somente empresas do segmento alimentício podem aproveitá-la para realizar uma campanha de Marketing focada no Coelhinho da Páscoa?

Acreditamos que não, pois os ovos de chocolate podem ser a forma mais óbvia de presentear nessa data. Mas, é possível ir um pouco mais a fundo e explorar o sentimento de gratidão que é celebrado no feriado. E isso vai além de segmentos de negócio, já que qualquer empresa pode fazer.

Vale lembrar que a Páscoa de 2024 está marcada para o dia 31 de março. O consumidor mais precavido já começa a fazer suas compras com antecedência, tentando garantir melhores preços. Assim, a preparação do seu negócio para a data também precisa começar mais cedo, sempre levando-se em conta o que você vende.

Neste post, vamos trazer algumas dicas de especialistas, além de ideias para você colocar a sua campanha de Marketing na Páscoa para rodar de forma rápida e prática. Além disso, você vai conferir alguns exemplos bem sucedidos de Landing Pages e Email Marketing para se inspirar.

E se você está querendo renovar seu conhecimento, aproveite para conhecer o Curso de Marketing Digital Gratuito da RD University.

A Páscoa é uma data relevante para o Ecommerce?

Como dissemos acima, muita gente acha que a Páscoa não é relevante para o Ecommerce, a não ser para o segmento de chocolates e bomboniere. No entanto, pesquisas realizadas em 2022 mostram que, na verdade, a data é interessante para as vendas online como um todo.

Em relação a 2021, houve um crescimento de mais de 8,8% no faturamento do ecommerce com esse tipo de presente. De acordo com a ABComm, as vendas de chocolates e ovos de Páscoa no Ecommerce cresceram 80% em comparação com 2023.

Como vamos mostrar a seguir, a data oferece muitas possibilidades para ofertas criativas, seja qual for o mercado em que o seu negócio está inserido. Então, pegue um ovo ou uma barrinha de chocolate e continue lendo o post!

Comece a campanha de Páscoa pelo planejamento

Estar próximo dos clientes é algo desejado por toda empresa, certo? Tenha em mente essa ideia de aproximação, que tem tudo a ver com a Páscoa, na hora de planejar seus conteúdos. 

Também, o planejamento deve ser feito com alguma antecedência, cerca de um mês antes. Mas, tenha cuidado, pois a data tem um significado religioso e você não quer desrespeitar a crença dos seus contatos. Por isso, o mais seguro é explorar mesmo os sentimentos de gratidão e aproximação, que são universais.

Você pode, por exemplo, planejar os posts nas redes sociais do seu negócio com antecedência e deixar tudo pronto em uma ferramenta de automação. O RD Station Marketing, por exemplo, permite criar e programar postagens no Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn de forma muito simples! Aproveite para criar a sua conta gratuitamente agora.

Assim, você ganha tempo para se dedicar a outras partes da sua estratégia de Marketing na Páscoa!

Explore os 3 dias do feriado de Páscoa

Apesar de ser comemorada no domingo, a Páscoa é antecedida pelo feriado da Paixão de Cristo, também conhecido como Sexta-feira Santa. Por isso, boa parte das pessoas terá pelo menos 3 dias para descansar. Assim, sua campanha pode focar nisso, oferecendo dicas e promoções que ajudem seus clientes a relaxar no fim de semana prolongado.

Uma passagem com desconto para um destino atrativo, uma massagem relaxante, aquela diária na pousada, livros para ler no feriado... Para vários segmentos é possível relacionar essa ideia de tranquilidade que o feriado traz para fazer uma oferta.

5 dicas de Marketing na Páscoa, por Cristiane Serra, Analista de Pequenos Negócios no Sebrae

De um modo geral, existem muitas ideias para vender na Páscoa, mas é importante analisar a que melhor se encaixa na sua empresa. Entretanto, não basta somente ter ideias para vender, é preciso saber como fazê-las dar certo.

Pensando nisso, convidamos Cristiane Serra, Analista de Pequenos Negócios no Sebrae, para trazer algumas dicas. Confira a seguir!

Conheça bem seus clientes

Antes de iniciar toda e qualquer ação de Marketing, saiba quem é seu público-alvo, como você deseja atingi-lo e entenda as suas preferências. Para isso, é fundamental ouvir constantemente as expectativas do seu cliente.

Abra canais para que o seu consumidor possa conversar diretamente com você, como WhatsApp, Direct do Instagram e Email. Realize consultas, entrevistas ou pesquisas de modo a antecipar novas tendências.

Também é essencial segmentar o seu público para direcionar a comunicação adequada. Você pode separá-los, por exemplo, por gênero, por dados econômicos, geográficos, por idade, por tempo de relacionamento com a sua marca. Nesse sentido, somente definindo o público e segmentando que você conseguirá traçar as estratégias para produção, divulgação e entrega.

Essa é uma excelente oportunidade para você fazer o bom uso da base segmentada para o disparo de Email Marketing na sua base de Leads.

Leia também: Segmentação de Leads: gere mais resultados com seus contatos

Pense fora da caixinha

Pode parecer estranho, mas não é só de doce e chocolate que vive um negócio durante o período da Páscoa. Por isso, procure inovar na forma de apresentar o produto, investindo em embalagens, laços, colheres de boa qualidade e tags personalizadas. Chamar a atenção do cliente é importante e estratégico. 

Aproveite também o poder das redes sociais para divulgar suas criações e novidades.

Você pode usar o Instagram para postar fotos dos seus produtos, divulgar preços ou até mesmo apostar em promoções para os seus clientes.

Já o Facebook pode ser uma ótima ferramenta para divulgar vídeos promocionais do seu negócio, mostrando seu processo de criação, os bastidores, erros de gravação (sim, normalmente fazem muito sucesso) e opções de produtos disponíveis.

Por fim, o WhatsApp Business vai ajudar com as encomendas. O Facebook Messenger também. E ele pode ficar conectado ao seu perfil comercial nesse canal.  

Uma campanha de Marketing na Páscoa do Guaraná Antártica se destacou em 2021 por sua abordagem nada convencional e bem criativa, especialmente quando constata-se que a marca não está associada à venda de chocolates. A proposta foi bastante inovadora: usar a popularidade do perfil nas redes sociais da empresa para promover pequenos empreendimentos locais que oferecem ovos de Páscoa caseiros. 

A empresa teve essa iniciativa após observar o aumento significativo nos preços dos ovos de Páscoa industrializados. Essa estratégia se revelou uma excelente maneira de aumentar o reconhecimento da marca e demonstrar apoio aos negócios locais.

Em 2022, o Guaraná Antártica se reinventou mais uma vez com uma estratégia que dialogou bem com os usuários do X (ex-Twitter), quando lançou “A música mais BR dessa Páscoa”, cocriada com usuários daquela rede social.

Tela de celular com foto de homem com cachorro

Descrição gerada automaticamente

Aposte em estratégias figital

Figita” ou phygital é um termo que faz a fusão das palavras físico e digital e busca indicar a importância no alinhamento das ações realizadas nos formatos presencial e on-line. O figital acompanha um perfil de cliente que utiliza tanto os meios digitais quanto os físicos, de maneira concomitante, na hora de pesquisar e realizar uma compra.

Essa é uma abordagem na qual empresas, principalmente as que atuam no varejo, se propõem a oferecer experiências memoráveis.  

Como exemplo, são comuns as soluções de retirada na loja para clientes que compram no site ou clientes estarem na loja física e fazer as suas compras por meio de um aplicativo no seu celular, ou ainda em totens espalhados pelos corredores.

Um bom exemplo do uso dessa estratégia de Marketing na Páscoa foi utilizado pela Oxxo. Em parceria com indústrias e marcas, a rede de mercados transformou algumas lojas em espaços instagramáveis. Dessa forma, além de chamar a atenção de quem passava, apostou na viralização da ação nas redes sociais.

Faça o uso de uma Landing Page especial 

Você pode criar uma Landing Page que tenha as opções de serviços e/ou produtos com a temática e com o apelo de uma campanha de Páscoa, caso sua estratégia seja direcionar os esforços de comunicação em um só lugar. 

Dessa forma, onde que que você esteja divulgando as suas campanhas, seja no SMS, WhatsApp ou Redes Sociais, por exemplo, deverá direcionar para a mesma Landing Page. Assim, é possível concentrar o tráfego gerado pelo Marketing na Páscoa. Isso pode gerar aumento nos resultados e criar uma experiência positiva na hora do consumidor buscar produtos e promoções para a data específica. 

Importante: não se esqueça de usar com sabedoria as Chamadas para Ação (CTAs). Por se tratar de uma campanha temática, é importante ter bastante clareza e precisão na hora de fazer os CTAs. Dito isto, você pode utilizar o senso de urgência, de maneira estratégica, para limitar a duração de promoções no período de Páscoa.

Caso você não tenha tempo para investir na criação de uma Landing Page temática, você pode utilizar uma já existente. Nesse caso, insira elementos para ligar essa data comemorativa ao conteúdo prometido.

Veja o exemplo abaixo. Uma campanha do Sebrae Bahia, realizada no Instagram, utilizou a Páscoa para direcionar os clientes até uma Landing Page: Mil Artes do Canva. Nesta LP, o Lead convertido tem acesso a mil artes que podem ser editadas e baixadas no Canva para posts no Feed e Stories do Instagram.

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, chat ou mensagem de texto

Descrição gerada automaticamente

Leia também: Inserir botões para compartilhar sua Landing Page em redes sociais

Ofereça brindes, mimos ou descontos

Faça um cálculo levando em consideração o valor médio gasto pelos clientes. Avalie a possibilidade de oferecer brindes durante o período que antecede a data. Itens de papelaria como cartões ou marcadores de livro ou mesmo entregas em domicílio sem custos são diferenciais para atrair e fidelizar seus clientes. 

Outra boa estratégia de Marketing na Páscoa é ofertar um cupom de desconto para a próxima compra do cliente em sua empresa, com data para que o cupom tenha um prazo de validade. Ou então, uma oferta válida apenas no canal de comunicação estrategicamente selecionado.

Não se esqueça de que existem diferentes possibilidades para pagamento em cartão, como crédito e débito. Portanto, vale a pena investir e pesquisar sobre as opções e escolher alguma que se encaixe melhor no seu negócio.

Um exemplo de quem usa essa dica na prática é da Motorola, empresa que vende produtos ligados à tecnologia, como smartphones. Em 2024, ela aproveitou a época da Páscoa para ofertar aparelhos celulares com desconto, por meio do envio de Email Marketing:

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente
Hello Páscoa | Ofertas com preço irresistível. | Compre agora
A Páscoa está chegando com mais de R$ 300 OFF em ofertas especiais no seu novo Motorola.
moto g84 5G + moto buds 135 | De R$ 1.899 por R$ 1.583,12 à vista | R$ 315,88 OFF | Comprar

Gostou das dicas? Então, veja outras maneiras de vender muito e lucrar na Páscoa clicando aqui!

7 exemplos criativos de Marketing na Páscoa

Agora que você já viu algumas dicas para investir no Marketing na Páscoa, vamos aos exemplos de campanhas! Separamos ideias legais para serem aproveitadas por diversos segmentos nesta data.

1. Livraria e Editora Sêfer

Especializada em livros e artigos judaicos, a Livraria e Editora Sêfer, de São Paulo, desenvolveu com a agência ADR Web uma campanha de Marketing na Páscoa — ou Pêssach, como se chama a data no calendário judaico — que deu muito certo em mais de um ano.

A ideia foi criar uma sequência de artigos no blog falando sobre o evento, sua origem histórica e importância de suas tradições. Nesse sentido, um dos artigos fala dos itens que não podem faltar no jantar de Pêssach.

Além de descrever e mostrar a simbologia de cada item, o post direcionava o leitor para um material rico — Checklist de Pêssach — para conferir tudo o que se precisa para realizar o jantar dentro dos costumes tradicionais.

A Landing Page teve uma taxa de conversão de 95% e já gerou mais de 1300 downloads.

campanha de marketing de páscoa - sefer

2. Enjoei

Oferecer um desconto é algo que toda empresa, independentemente do segmento, pode fazer, certo?

Adicionando alguns elementos temáticos de Marketing na Páscoa, com um pouco de criatividade e muito conhecimento do seu público-alvo, fica fácil relacionar o seu produto à data sem parecer que está forçando a barra.

O Enjoei, por exemplo, selecionou ofertas e as enviou em um email colorido e com GIFs.

campanha de email marketing de páscoa - enjoei

3. Tok & Stok

Por sua vez, a Tok & Stok fez uma campanha de Email Marketing com um visual bem atrativo para promover sua linha especial de utensílios de cozinha especiais para a Páscoa, que podem ser utilizados no almoço de domingo, por exemplo.

Você não precisa desenvolver produtos ou serviços especiais de Páscoa, como a Tok & Stok fez. No entanto, pode adaptar o que você já oferece em uma campanha para a data.

4. Laguna Tourist Hotel

O setor de turismo é um dos que podem se beneficiar de feriados como a Páscoa. O Laguna Tourist Hotel, por exemplo, cria pacotes de hospedagem especiais para a data todos os anos.

Neste exemplo, o email convida as pessoas a viajarem e passarem o feriado ao lado de quem amam, explorando bem o sentimento de proximidade de entes queridos e de gratidão, bem comuns na Páscoa.

campanha de marketing de páscoa - laguna tourist hotel

5. 99

A 99 apostou em um assunto de email criativo — “Abra o ovo e descubra seu desconto” — para atrair a atenção e o clique dos usuários.

Depois de abrir a mensagem, o destinatário precisava clicar no botão de Call-to-Action para ir até o site da empresa e descobrir o desconto que ganhou.

campanha de marketing digital de páscoa - 99

6. Elo7

Neste email, o Elo7 aproveitou para mandar uma mensagem lembrando os clientes do verdadeiro significado de Páscoa.

Só no final do email que o usuário vê um CTA que o convida a conhecer um saldão de chocolates — mas a oferta poderia ser outra que faz sentido para sua empresa, não necessariamente relacionada com doces.

campanha de marketing de páscoa - elo7

7. iFood

Explorando a ideia de fartura, comum na Páscoa, o iFood criou um fim de semana de promoções em seus restaurantes parceiros e enviou o coelhinho do iFood para as caixas de entrada das pessoas cadastradas no site.

Se você é do segmento alimentício, que tal fazer uma promoção desse tipo?

campanha de marketing digital de páscoa - ifood

Crie sua campanha de Páscoa completa no RD Station Marketing

A essa altura do post, você pode estar pensando que precisa de muito tempo e de várias ferramentas para colocar uma campanha de Páscoa no ar. Na verdade, você pode contar com uma ferramenta que vai te permitir criar Landing Pages, Pop-ups e Emails Marketing.

Um exemplo é o RD Station Marketing, líder na América Latina, justamente por ajudar muitas pequenas e médias empresas a crescerem com inteligência e eficiência no Marketing.

O RD Station Marketing tem modelos prontos e te permite se comunicar com sua base de contatos de forma prática e fácil. Você também pode contar com Inteligência Artificial para criar textos, além de poder automatizar o envio dos seus emails de acordo com o comportamento dos seus Leads — tudo de forma personalizada e segmentada.

inserir um botão de cta no email

Acima, você pode ver como é simples usar nosso editor de emails, possibilitando comunicações super personalizadas com a sua base. E, depois de lançar a sua campanha de Marketing na Páscoa, você pode acompanhar os resultados na ferramenta.

Aproveite para fazer um teste gratuito do RD Station Marketing para ter acesso a todas essas funcionalidades!

Resultados Digitais

Resultados Digitais

Quem escreveu este post

Resultados Digitais é o portal de conteúdo, mídia e educação da RD Station, líder no desenvolvimento de software (SaaS) voltado para o crescimento de médias e pequenas empresas. Sua plataforma de automação de Marketing e Vendas é líder no Brasil e soma mais de 50.000 clientes, em mais de 40 países.

Veja também

Marketing
Call to Action: tudo o que você precisa saber sobre CTA
Marketing
Plano de Marketing e Vendas: o guia completo para o seu planejamento de 2024
Marketing
Tudo sobre Customer Success: o que é, principais métricas e muito mais [BÔNUS: curso gratuito]