Collection: conheça o novo formato de anúncios do Facebook

O objetivo do novo formato é fazer com que as marcas vendam mais por meio de anúncios imersivos e de carregamento rápido.

Mônica Custódio
Mônica Custódio28 de março de 2017
Panoramas de Marketing e Vendas 2024

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

O Facebook anunciou em 23 de março de 2017 o lançamento de um novo formato de anúncios chamado Collection, que permitirá a criação de ads com uma imagem ou vídeo para destacar a mensagem da marca seguidos de uma série de produtos logo abaixo.

Os produtos podem ser mostrados por ordem de popularidade ou organizados manualmente. Assim, um ecommerce de esportes, por exemplo, pode usar a imagem de um atleta famoso como destaque e, abaixo dela, anunciar suas roupas, calçados etc.

A ideia é fazer com que os usuários da rede social sejam atraídos pelos anúncios em formato Collection, clicando neles. Quando o fizerem, serão levados para outra página dentro do Facebook, que mostrará até 50 produtos distribuídos por relevância. Apenas quando quiser finalizar a compra o usuário será direcionado ao site da empresa.

facebook collection ads

eBook Facebook Ads: o guia completo

Descubra como criar campanhas no Facebook Ads e veja dicas comprovadas para aumentar suas conversões

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Anúncios mais visuais

“Os dispositivos móveis reformularam a maneira como as pessoas descobrem, aprendem e compram”, diz o comunicado publicado no blog da rede social.

De acordo com o Facebook, 45% das jornadas de compra contêm uma ação proveniente do mobile, mas a maioria delas não proporciona uma boa experiência ao usuário. Problemas comuns seriam a demora para carregar e a desistência durante o processo.

O comunicado aponta ainda que, além disso, as pessoas assistem a mais vídeos no mobile e querem ver os produtos como são na vida real, ao mesmo tempo em que esperam carregamento rápido.

Profissionais de marketing, por sua vez, querem maneiras de inspirar compradores mobile visualmente. Por isso, de acordo com o Facebook, os Collection Ads aumentarão a possibilidade de descoberta e compra por meio de anúncios mais visuais e que carregarão rapidamente.

Facebook Collection Ads

Mais insights

Para ajudar as empresas a acompanharem os resultados, o Facebook também anunciou uma ferramenta chamada outbound clicks, que promete dar aos profissionais de marketing uma visão mais clara do caminho percorrido pelos consumidores.

A ideia da métrica de outbound clicks é mostrar quando alguém deixa o Facebook e vai para o site da empresa por meio de um anúncio. Atualmente, há uma métrica de cliques em links que mostra os cliques provenientes do feed de notícias, mas com anúncios criativos pode ser difícil obter essa informação.

Os outbound clicks estão disponíveis em versão beta, já os Collection Ads serão lançados globalmente ao longo das próximas semanas.


Se sua empresa usa (ou pensa em usar) o Facebook como um canal de geração de negócios, recomendamos a leitura de três materiais gratuitos sobre o assunto.

Boa leitura!

Mônica Custódio

Mônica Custódio

Quem escreveu este post

Oi! Eu sou jornalista e já trabalhei com jornal impresso, assessoria de imprensa e revisão de textos. Desde 2016, estou me aventurando pelo mundo do marketing digital. :)

Veja também

Marketing
Customer Service: o que é, benefícios e como implementar a área na sua empresa
Marketing
Nova Automação do RD Station Marketing vai multiplicar seus resultados
Marketing
Como a Lumis conseguiu ter previsibilidade na geração de Vendas usando Lead Scoring e Fluxos de Automação