Como gerar engajamento no Instagram para as ações dos seus clientes

O Instagram é hoje a rede social líder em curtidas, comentários e compartilhamentos. Mas será que sua agência está aproveitando o máximo dessa ferramenta para seus clientes?

RD Station
RD Station21 de novembro de 2017
Acesse gratuitamente!

Ter uma presença estratégica nas redes sociais é, sem dúvida alguma, uma das táticas mais importantes para agências que trabalham com a oferta de Inbound Marketing. Além de uma forma efetiva de ampliar o tráfego para sites e blogs, as redes sociais são também fontes inesgotáveis de insumos para entendimento das personas de um negócio.

Se o objetivo é construir uma presença relevante e ganhar visibilidade, relacionar-se com o público através de estratégias altamente personalizadas nas redes certamente é um bom caminho. E o Instagram pode ser o canal perfeito para isso.  

Neste post mostramos porquê e como você pode fazer marketing no Instagram!

Instagram: o rei do engajamento

De acordo com um relatório recentemente divulgado pela mLabs, o Instagram ultrapassou o Facebook em termos de curtidas, comentários e compartilhamentos. O estudo que considerou quase 6 milhões de posts provou também que para contas médias, que possuem entre 10K e 50K de seguidores, o número de curtidas ultrapassa o dobro das estatísticas do Facebook.

O crescimento acelerado da rede que dobrou o número de usuários nos últimos dois anos é mais uma prova da relevância do canal para estratégias de marketing. A rede social tem hoje cerca de 800 milhões de usuários ativos por mês em todo mundo sendo que, 80% dessas contas seguem empresas no canal.

Considerando esse cenário e a importância do canal, listamos abaixo algumas boas práticas para fazer marketing no Instagram.

eBook gratuito: Como anunciar no Instagram Ads

Aprenda a criar anúncios no Instagram e extraia mais resultados para o seu negócio

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

1. Construa uma estratégia

Já ouviu falar que “para quem não sabe onde quer chegar qualquer lugar serve?”. No Instagram também é assim. Isso significa, na prática, que para ter resultados com suas postagens, você precisará de uma boa estratégia.

Definir objetivos como engajamento, alcance e conversão (sim, dá pra gerar Leads com o Instagram) faz parte desse processo. Depois de fazer isso, ficará mais simples estipular quais métricas você precisará acompanhar para entender a evolução e os pontos de otimização da sua estratégia.

Número de impressões, alcance das postagens, seguidores, visualizações de perfil, taxa de cliques no link da bio (ou dos seus anúncios) e publicações mais relevantes são algumas métricas possíveis de acessar na rede.

2. Defina um calendário de postagens

Por ser uma rede social dinâmica, na qual o feed muda o tempo todo, investir em um bom volume de postagens ajudará você a ter um alcance melhor. Mas para organizar todo esse trabalho você precisará definir um calendário de postagens detalhado.

Neste calendário, além de registrar o conteúdo de cada postagem, você poderá categorizar seus posts por assunto, objetivo (atração, conversão, engajamento) além de registrar datas e horários de publicação. Pensar nisso com antecedência ajudará você a manter uma estratégia constante e consistente.

3. Escolha as melhores imagens

O que pode parecer um mero detalhe para alguns é, na verdade, o diferencial de poucos!

Boas imagens têm o poder de impactar positivamente o público. E você precisará se atentar a isso sempre que postar no Instagram. Certifique-se que o tamanho das imagens está dentro dos limites suportados pela rede e, claro, de que tenham uma boa resolução.

Outro aspecto importante é imprimir, de alguma forma, a identidade da marca em cada post. Pensar na composição, usar filtros, molduras, logos e marcas é uma forma de fazer isso sem precisar se vender explicitamente. Lembre-se também de alinhar o conteúdo e o tom das postagens à persona da marca.

4. Aposte nos recursos da ferramenta

Não é à toa que o Instagram é a rede social líder em engajamento. Nos últimos dois anos, a empresa investiu no lançamento de novas possibilidades para interação através de vídeos. A principal delas, o Instagram Stories, veio com força para desbancar o próprio Snapchat, pai da ideia dos vídeos com tempo de vida curto.

Por meio do Stories é possível fazer transmissões ao vivo, inclusive com convidados. Isso ampliou as possibilidades de uso da ferramenta para criação de webinars e até mesmo interações em vídeo, ao vivo, com seguidores.

Apesar do Stories ser um recurso incrível, vale a pena pensar em um mix de formatos complementares para a estratégia na rede dos seus clientes. As imagens no feed e em carrossel também são ótimas maneiras de se contar uma história.

Alguns aplicativos e funcionalidades também podem ajudar você a lançar posts divertidos, impactantes e criativos. Os principais são:

  • Boomerang: muito utilizado pelos amantes da rede, o boomerang é uma opção para criar GIFs e mini vídeos rapidamente. A funcionalidade é tão popular que 25% de todas as histórias compartilhadas hoje são feitas com o boomerang. Atualmente, já é possível usá-lo diretamente do Instagram, sem a necessidade de baixar o APP.
  • Hyperlapse: este aplicativo permite a criação de vídeos com imagens em time-lapse. Para utilizá-lo, basta gravar alguns segundos de imagem, escolher a velocidade de quebra do vídeo e aplicar o efeito.
  • Layout: o APP te ajuda a combinar várias fotos em um único quadro para postagem no feed. Com o Layout é possível espelhar, combinar e girar imagens.

5. Anuncie

Em setembro de 2017 o Instagram comemorou a incrível marca de 2 milhões de anunciantes ativos na rede por mês*. Considerando que a meta do primeiro milhão de anunciantes tinha sido alcançada em março do mesmo ano, eles simplesmente dobraram o número em seis meses. Um feito e tanto, não é?

E, claro, isso tem um motivo (ou vários!). O aumento expressivo do consumo de conteúdos em vídeo dentro da plataforma através das Stories e do Live, por exemplo, inspirou a rede a lançar novas possibilidades de anúncio em vídeo, diretamente no feed ou com as histórias.

Campanhas de imagens com o Carrossel também continuam sendo uma opção para quem quer anunciar na rede. Através do Gerenciador de Anúncios (ou do Power Editor, o mesmo gerenciador do Facebook), é possível criar campanhas e fazer uma segmentação avançada. Isso te ajudará a direcionar as peças de forma estratégica, o que refletirá em maiores taxas de engajamento, CTR, e claro, conversões.

6. Use hashtags estrategicamente

Outro caminho para ampliar o alcance das suas postagens é utilizar hashtags. Mas alguns cuidados nessa hora são essenciais!

Evite usar hashtags indiscriminadamente e sem critérios. Faça uma busca na rede e catalogue as hashtags mais relevantes para sua estratégia (elas certamente são aquelas usadas pelo seu público nas buscas).

Criar hashtags estrategicamente também é um caminho para estimular o engajamento. Lembre-se sempre de contextualizar a hashtag para garantir que ela também tenha utilidade para os seus seguidores. Atrelá-las a uma campanha é uma forma de fazer isso.

7. Conte com uma boa ferramenta de gerenciamento de redes sociais

Se você não tiver uma ótima ferramenta de gestão de redes sociais, o Instagram certamente será um desafio para o seu dia a dia. Isso porque sem essa ferramenta você precisará subir todos os posts da sua agência e de seus clientes através de algum dispositivo móvel.

Mas não é só nisso que ela poderá ajudar! Uma boa ferramenta permitirá a você agendar e automatizar postagens, estabelecer fluxos de trabalho para criação e aprovação de posts e, dependendo do caso, responder mensagens do direct através do próprio desktop.

Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Comente aí!

*Fonte dos dados: https://business.instagram.com/?locale=pt_BR


Esse guest post foi escrito por Mariana Cabral, analista de Marketing Digital da mLabs.

RD Station

RD Station

Quem escreveu este post

A RD Station é líder em soluções de tecnologia para Marketing Digital, e Vendas e Atendimento na América Latina, e entrega um conjunto de ferramentas digitais capazes de impulsionar negócios. Atualmente, temos 50.000 clientes em mais de 60 países. Com mais de 1.500 funcionários em toda a América Latina, a RD Station é reconhecida pelo ranking Great Place to Work como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil em Diversidade, Equidade e Inclusão.

Veja também

Agências e Consultorias
Principais obstáculos na venda de serviços de Inbound Marketing e como driblá-los
Agências e Consultorias
Relação saudável: como definir processos para ganhar a confiança do cliente
Agências e Consultorias
Quem vende para os Leads que você gera?