Como montar um estúdio de gravação dentro de casa?

Quer começar a produzir vídeos dentro de casa e não sabe por onde começar? Neste post te ensinamos como. Veja como montar seu próprio estúdio de gravação

Lucas Amarildo
Lucas Amarildo29 de abril de 2020
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

Um estúdio de gravação é um ambiente destinado à gravação de áudios e vídeos. De maneira ideal, o espaço é projetado para alcançar as propriedades acústicas e de luz desejadas. Sabemos que em casa é difícil de alcançar esses padrões, mas é possível se aproximar deles com algumas dicas. Confira!


Não é novidade falar como os vídeos conquistam cada vez mais espaço nas estratégias de Marketing. O formato que se consolida como um dos mais eficientes para construção de audiência tem sido usado de diferentes formas pela maioria das empresas. Se até o próximo ano 80% do tráfego na internet será consumido por vídeos online, segundo dados da CISCO, é bom se preparar para que sua agência também faça parte desta revolução! 

Os vídeos já estavam em alta antes da quarentena, mas agora se consolidam como um ótimo formato de conteúdo de marketing. É só observar por aí quantos webinars e lives estão sendo produzidos durante esse período de isolamento social.

E se o cenário de vídeos é promissor, porque não otimizar essa produção construindo um estúdio dentro da sua própria casa ou do seu próprio escritório? Esse é o objetivo deste post, mostrar como a montagem de um setup de gravação pode ser mais fácil do que se imagina, além de trazer resultados surpreendentes!

Com essa estratégia você ganha a facilidade de estar sempre pronto para gravar e de manter a recorrência de publicação. Além disso, pode montar um cenário que mostre a sua marca e tenha a essência da sua agência, evitando o aluguel de um estúdio profissional (que custaria bem mais caro) e garantindo a identidade dos seus conteúdos.

eBook: Vídeos no Marketing Digital

Veja como uma estratégia de Vídeo Marketing pode revolucionar o seu funil de vendas

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Estruturas de gravação/transmissão para diferentes orçamentos

Já ouviu aquela frase de que o melhor equipamento para produção de vídeos é o que você tem no momento?

Pode parecer clichê, mas é isso mesmo. O fato é que o tipo de equipamento não fará tanta diferença no resultado final se o seu conteúdo não for de valor. Por isso, pense primeiro no conteúdo que você quer entregar para depois decidir como vai gravá-lo.

Vou sugerir três tipos de estrutura para gravação que podem ser úteis para o seu objetivo de produção de conteúdo, considerando diferentes orçamentos. 

Modelo 1

Celular + tripé + fone de ouvido

estúdio de gravação

Se bem posicionado, o próprio celular pode ser uma ferramenta poderosa para a produção de vídeos. Para ajudar nisso, é legal que você tenha um tripé próprio para este equipamento, como o que aparece na foto. É um acessório relativamente barato e que ajudará muito na hora de gravar seus vídeos. Inclusive, se você fizer lives no Instagram, dê preferência ao uso do tripé ao invés de ficar segurando o aparelho na mão. Lembrando sempre de posicionar o aparelho na posição correta de acordo com cada plataforma!

Além disso, prefira sempre usar o fone de ouvido do próprio celular, que já vem com microfone embutido, para gravar sua voz. Já vi muitas pessoas usando este fone no estilo lapela, apenas prendendo o microfone à roupa. Seguindo estas dicas você consegue ótimos resultados para iniciar sua produção de conteúdos em vídeo com o seu próprio dispositivo móvel.

O seu smartphone também pode ser usado para tirar boas fotos. Confira nossas dicas no vídeo abaixo:

[embed]https://youtu.be/1J1CE8LFIX4[/embed]

Modelo 2

Câmera DSLR + tripé + microfone lapela

Se você tiver condições de investir um pouco mais, a solução que quase sempre resolve todos os problemas é o uso de uma câmera do formato DSLR. Elas são ótimas tanto para fotos quanto vídeos de média duração. É a estrutura com o melhor custo-benefício levando em conta o resultado que oferecem!

Como indicação de câmera sugiro as da marca Canon, que entregam ótima qualidade de vídeo. O modelo perfeito para sua agência pode variar dependendo dos recursos que você quiser ter com elas.

Os modelos de entrada, como T5i, T6i ou T7i são ótimas escolhas. Em uma faixa semiprofissional, o modelo 80D, que inclusive usamos na RD, apresenta mais recursos voltados a vídeo. Avançando e investimento em modelos superiores você consegue equipamentos mais robustos e com gravação em 4K.

Lembre-se sempre de gravar o áudio por meio de um microfone, como o lapela, que pode ser conectado direto na câmera (se o modelo permitir) ou em um gravador de áudio. Aqui na RD usamos para muitas gravações o microfone Sony ECM-77B conectado ao gravador Tascam DR-40.

Modelo 3

Câmera Broadcast + microfone direcional

Este terceiro modelo é bem mais sofisticado e exige alto investimento, mas acho legal compartilhar para que você saiba até onde podem ir suas possibilidades!

É a estrutura que usamos atualmente na RD para as transmissões ao vivo e praticamente todas as gravações.

É a câmera Sony PXW-FS5 com um microfone shotgun Rode NTG-1

Este modelo de câmera, conhecido como Broadcast, permite o uso contínuo por longos períodos, ideal para transmissões ao vivo. Já suas configurações de gravação elevam a produção para um nível muito superior, próximo da estrutura usada no cinema.

O Rode NTG-1 é um microfone do estilo direcional que entrega uma qualidade de som bem superior ao microfone lapela. Conectado diretamente à câmera temos o conjunto perfeito de áudio e vídeo para entregar a máxima qualidade nas produções.

estúdio de gravação

Que cenário escolher para o seu estúdio de gravação?

Independente do modelo de produção que você adotar, do básico ao mais avançado, a escolha do cenário será fundamental para o resultado final. Tudo que aparece no vídeo comunica alguma mensagem, por isso escolha um cenário que faça sentido com o tom do seu discurso.

Como estamos falando de agências, uma boa opção pode ser usar o próprio escritório como cenário, transmitindo a ideia de estação de trabalho. Você pode usar sua própria mesa ou escolher um espaço do seu ambiente para adotar como cenário de gravação. Pense bem nos elementos que compõe o cenário e construa para que faça sentido com o seu objetivo.

Por outro lado, você também tem a opção de escolher um fundo sólido, sem muitos detalhes. Se o seu objetivo é concentrar a atenção na pessoa que estiver falando no vídeo, por exemplo, esta pode ser uma boa estratégia.

Grave de frente para uma parede colorida ou algum outro fundo neutro e você terá mais um cenário para sua produções.

Dicas gerais para conseguir melhores resultados em gravações e transmissões

Quando falamos sobre gravação de vídeo existem algumas boas práticas super importantes de serem lembradas. Independente da estrutura de equipamento que você use, seguir estes passos são fundamentais para um resultado de qualidade. Anote aí!

Iluminação

Qualquer que seja a câmera usada para gravar é sempre recomendado que você ilumine seu cenário, seja com luz artificial ou natural. A segunda opção, mais econômica, pode ser por meio de uma janela. Procure um ambiente iluminado e aproveite a luz natural a seu favor.

estúdio de gravação

Importante: muitas pessoas cometem o erro de ficar de costas para a janela, prejudicando demais a qualidade da cena. É o que chamamos na fotografia de contraluz. Por isso use a luz do sol a seu favor e deixe que a janela te ilumine!

Enquadramento e regra dos terços 

Outro fator importante é a forma como você posiciona sua câmera. Evite deixar muito espaço acima da sua cabeça, isso mantém a cena equilibrada. E sempre tente posicionar a lente da câmera na altura dos seus olhos. Se estiver usando a webcam de um notebook, por exemplo, você pode colocar alguns livros como apoio para elevar a câmera do computador.

Na fotografia existe o que chamamos de regra dos terços, uma prática de posicionar o objeto principal da cena, no nosso caso a pessoa, mais afastada do centro da imagem e próxima aos cantos dela. Essa posição garante uma cena mais atrativa ao olho humano, que desperta mais interesse.

Onde publicar?

Além de tomar a decisão de produzir vídeos é muito importante que você pense nos formatos destes conteúdos. Hoje temos acesso a inúmeros canais que facilitam esse compartilhamento, cada um deles com algumas características importantes de serem observadas. Atualmente, entre as redes da RD que mais engajam em vídeo estão Youtube e Instagram. Entenda um pouco sobre cada uma delas!

YouTube

O Youtube já se tornou o segundo maior buscador do mundo, ficando atrás apenas do Google. Ou seja, tem muitas pessoas pesquisando sobre diversos assuntos por lá e com certeza sua agência tem um espaço incrível para construir audiência!

Outro dado relevante é que 9 em cada 10 brasileiros usam o Youtube para estudar, segundo pesquisa do próprio Google. Se a sua agência tem conhecimento para compartilhar, esta plataforma pode ser uma bela aliada da sua estratégia de conteúdo.

É importante observar que uma das métricas mais relevantes dentro do Youtube atualmente é o watch time, tempo assistido dos vídeos. De modo geral, a plataforma entende que os canais com usuários mais engajados, que assistem a um vídeo por mais tempo são os mais relevantes. Pense nisso na hora de produzir um vídeo e tente manter a consistência de publicação para que o algorítmo do Youtube privilegia seu canal.

Pra entender outras técnicas de otimização e vídeos para o Youtube é só conferir nosso vídeo de SEO para a plataforma! 

[embed]https://youtu.be/82LTcMeXFqc[/embed]

Instagram

Aposto que a sua agência já marca presença no Instagram, não é mesmo?

É umas das redes sociais que mais engaja e por isso tantas marcas descobriram um espaço incrível para conversar com seus públicos por lá!

O Instagram tem cada vez mais recursos e possibilidades de compartilhar vídeos.

Você pode divulgar seu conteúdo no Feed com vídeos de até um minuto e aparecer na timeline dos seus seguidores, pode compartilhar vídeos de até 15 segundos nos Stories, fazer Lives, inclusive convidando outros perfis para participarem ao vivo, além do IGTV, onde você pode publicar vídeos mais longos, inclusive no formato horizontal.

Um dos tipos de conteúdo que têm funcionado para a RD são as dicas rápidas de até um minuto, que compartilhamos no feed. Para otimizar o processo de produção, gravamos os vídeos com os especialistas da RD em um único período e fomos publicando aos poucos, de acordo com o nosso calendário de conteúdo.

Como o Instagram é uma rede mais humana e cheia de possibilidades é interessante que você pense em vídeos que façam sentido para os seus usuários. Você tem espaço para criar, pensar em conteúdos leves e que despertem o interesse de quem estiver rolando a timeline.

Para descobrir mais dicas de como produzir conteúdos criativos para o Instagram, dá uma olhada no nosso vídeo com truques e segredos da rede!

[embed]https://youtu.be/8dV8iX1SkJ8[/embed]

Depois de tantas dicas, ficou com vontade de montar seu próprio estúdio dentro da agência?

Se você já produz vídeos conta pra gente seus desafios e aprendizados. E se tiver alguma dúvida, deixe aqui nos comentários que a nossa equipe de audiovisual vai te ajudar nesta jornada! 

Lucas Amarildo

Lucas Amarildo

Veja também

Agências
Conheça o Partnerflix, a nova biblioteca de recursos para agências parceiras da RD
Agências
10 conteúdos direcionados para agências que você precisa conferir em 2018
Agências
Estratégias e operação de RH para agências: Gestores compartilham boas práticas