Como a Agendor conquistou 300% mais clientes trocando várias ferramentas por uma só


Assista ao vídeo

Sobre a Agendor

A Agendor é uma startup de São Paulo, fundada por 3 sócios, que tem como produto um aplicativo de mesmo nome. O aplicativo Agendor é uma ferramenta de gestão comercial, que permite que vendedores possam organizar seus contatos, gerenciar as oportunidades de negócios e aumentar as vendas. Atualmente, a empresa atende mais de 20.000 clientes em todo o Brasil.

O Problema

Em 2011, a Agendor começou a fazer marketing de conteúdo escrevendo publicações para o blog. A empresa sempre acreditou na educação e conscientização do mercado sobre o processo comercial por meio da produção de conteúdo, tendo como base estratégias de marketing para gerar resultados.

Com o tempo e a evolução do blog, no entanto, nasceu uma outra necessidade, dessa vez de encontrar ferramentas que automatizassem as ações de Marketing e o processo inteiro de captação de Leads.

Assim, a empresa iniciou o trabalho com diferentes ferramentas disponíveis no mercado, uma para cada tipo de demanda: uma para Landing Pages, outra ferramenta para Email Marketing e outras ações.

O problema é que essa separação entre as ferramentas acabava atrapalhando o fluxo de trabalho da Agendor, gerando dependências internas na equipe. Além de diferentes pessoas para utilizar essas ferramentas e conhecimentos diferentes para cada uma delas, havia o problema das informações dissociadas: era preciso pegar as informações de cada ferramenta e juntar todas elas num outro lugar para que pudessem ser analisadas e utilizadas na geração e qualificação de Leads.

Júlio Paulillo

Ser empreendedor é uma montanha russa, tem dia que você está super empolgado e tem dia que você está com uma incerteza total sobre o que que você está fazendo, sobre como deveriam estar seguindo as coisas, mas isso faz parte, sabe? São barreiras que você tem que saber pular.

Júlio Paulillo, Co-founder

No meio dessa montanha de incertezas, os sócios encontraram a Resultados Digitais.

Apesar de cogitarem que o RD Station poderia ser a solução ideal, havia um grande receio de fazer a mudança. Não só a empresa não sabia se o RD Station poderia satisfazer tão bem suas necessidades quanto softwares específicos, como também não sabiam se essa transição seria fácil de ser feita. Foi aí que entrou a equipe de Customer Success.

Júlio Paulillo

Quando você conhece pessoas que estão na mesma situação, que têm a mesma vontade que você tem de fazer o negócio dar certo, de fazer o negócio mudar, aquela montanha russa acaba ficando um pouco mais estável.

Júlio Paulillo, Co-founder

A solução

Além do apoio da equipe de Customer Success na transição para o RD Station, o que facilitou muito o processo de mudança foi a Agendor ter, enfim, apenas uma ferramenta para gerenciar todas as ações e campanhas de Marketing em todos os níveis do funil de vendas.

Assim, foi possível alimentar e munir a equipe de vendas com informações úteis que ajudassem os vendedores a criar uma solução para o cliente.

Júlio Paulillo

Foi muito importante pra gente o suporte da equipe de Customer Success da RD em fechar o nosso processo de Inbound Marketing e aprimorar ele com o tempo. É um suporte muito próximo, é muito pessoal, então agregou tanto pro relacionamento como pra evolução do nosso processo.

Júlio Paulillo, Co-founder

Por meio do blog, da produção de ebooks, apresentações, whitepapers e webinars, o Lead vai descobrindo sobre o problema que tem e entendendo maneiras de solucioná-lo. Primeiro, ele chega por uma Landing Page, mostra interesse em um determinado assunto e, por aí, é segmentado, qualificado e nutrido em um Fluxo de Automação correspondente no RD Station.

landing_page_agendor

 

Ele recebe apenas conteúdos que interessam a ele e o ajudam a resolver o problema específico que tem. Ao mesmo tempo, com essa interação a Agendor aprende cada vez mais sobre esse potencial cliente: em que setor ele atua, qual seu ramo de atividade e qual a persona do negócio dele, para montar um perfil ainda mais detalhado do público que busca o app.

Esse Lead nutrido evolui até o ponto de se tornar uma oportunidade para a equipe de Vendas e, então, ser abordado. Durante esse processo, o app de gestão comercial utilizado pelos vendedores é, logicamente, o Agendor, que permite integração com o RD Station. Com a integração, um negócio marcado como fechado no Agendor é automaticamente atualizado no RD Station.

Assim, é possível acompanhar e alimentar a base de leads, bem como analisar as campanhas de maior retorno pelo Marketing BI na plataforma RD, fechando o ciclo e deixando-o muito mais organizado.

Resultados

Depois que começou a utilizar o RD Station, a empresa aumentou em 300% sua base de clientes. Analisando o tempo que um Lead levava para se tornar cliente, a Agendor pôde, finalmente, entender qual era o tamanho do ciclo de vendas que tinha – e esse mesmo ciclo teve seu tempo diminuído em 300%.

Júlio Paulillo

No final das contas, funcionou muito bem. A gente viu que o RD Station consegue centralizar uma série de informações e funcionalidades extremamente importantes para o negócio. Ajudou a gente a fazer uma máquina de crescimento.

Júlio Paulillo, Co-founder

Como planos para o futuro, a empresa pretende crescer 500% até o fim de 2017. Com a internet e a comunicação cada dia mais rápida e facilitada, chegar aos clientes certos é uma tarefa obrigatória, que pode ser alcançada com ajuda do Inbound Marketing.

Júlio Paulillo

Eu não consigo enxergar outro meio atualmente de a gente conseguir praticar isso tão bem quanto a gente pratica hoje em dia. Eu com certeza vejo que o RD vai ajudar a gente a atingir aquele crescimento de 5 vezes que a gente quer atingir até final do ano que vem.

Júlio Paulillo, Co-founder

Com o Agendor, a empresa consegue impactar o mercado todos os dias, tornando a experiência de trabalho das pessoas melhor e mais produtiva. Como o trabalho ocupa grande parte do dia das pessoas, a missão da empresa é tornar essa parte mais positiva e prazerosa.