Como um especialista em marketing usa o WhatsApp para vender mais em cada momento da estratégia

Do topo ao fundo do funil, entenda como o aplicativo mais usado pelos brasileiros pode ser o seu grande aliado na hora de fechar uma venda

8D Pro
8D Pro29 de julho de 2020
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

Se você já ouviu de algum cliente ou parceiro a frase “vou te mandar aqui pelo WhatsApp porque é mais fácil”, está na hora de pensar na importância dessa ferramenta para o seu negócio. Afinal, esse é o principal sinal de que a sua audiência prefere ser contactada por lá.

Ainda assim, quando pensamos em B2B x B2C, engana-se quem pensa que apenas os modelos de negócio B2C têm uma maior receptividade quanto ao uso da ferramenta. É preciso lembrar que as empresas também são feitas de pessoas, e que cada uma delas têm suas devidas preferências.

Mas calma, isso não quer dizer que a sua empresa é obrigada a estar sempre online no WhatsApp. Provavelmente a interação com o seu cliente vai começar ou terminar por esse canal, e para isso você pode colocar seus limites e considerar os processos existentes.

Seja topo, meio ou fundo de funil, o WhatsApp pode ser um bom aliado para conduzir ao fechamento. Quando você dá ao prospect a possibilidade de entrar em contato pelo seu canal de preferência, está também gerando proximidade com o seu cliente.

WhatsApp e Inbound Marketing: como usar o app em todas as etapas do funil

Saiba como atrair contatos, relacionar, vender, fazer pós-vendas e vender de novo para a mesma pessoa.

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Panorama de uso do WhatsApp no Brasil, enquanto business e uso pessoal

Por ser um canal presente em bolsos, bolsas e mãos de mais de 120 milhões de brasileiros, segundo dados do próprio WhatsApp, o aplicativo se tornou um canal de tração para pequenas e médias empresas que buscam crescer de forma prática e com baixos investimentos.

O impacto econômico do aplicativo pode ser sentido toda vez que você recebe aquela promoção exclusiva de um supermercado ou loja - e já pode até ser metrificado! Segundo dados da Morning Consult, o aplicativo de troca de mensagens ganhou um viés comercial forte e empoderador para empresários.

Metade das pequenas e médias empresas afirmam que possuem o perfil Business na plataforma. Fora as 75% que acreditam, de acordo com a consultoria, que a plataforma permite que elas expandam suas vendas de produtos ou serviços para outras cidades, estados ou países.

Então, é só sair enviando mensagens para todos os meus contatos? Calma! Cada etapa do funil de vendas exige uma abordagem e estratégia diferente para se relacionar com o Lead, convertê-lo e gerar recorrência.

Como usar o Botão do WhatsApp para topo de funil

O WhatsApp não é um concorrente do e-mail, nem do formulário, nem do site, muito menos do aperto de mão. Porém, ele pode estar correlacionado a todos esses ítens como um facilitador.

Não entenda ele como um vilão ou preferência da vez, ele é apenas mais um canal. Para isso, você deve se atentar em qual momento sua audiência quer ser contactada por ele. Desta forma, você abre possibilidades de contato e mostra como sua empresa se preocupa em dar opções para o cliente - e ele escolhe a melhor.

No primeiro contato e momento de atração, o aplicativo pode ser uma saída estratégica para aumentar o volume de contatos da sua base - ainda que possa ocorrer uma pequena queda em sua qualificação. Com o contato em mãos, a equipe de Vendas pode iniciar um atendimento consultivo e qualificá-lo ainda mais.

Uma forma de ter esse ponto de entrada no topo do funil é usar os botões do WhatsApp do RD Station Marketing em páginas específicas. Através dele, você consegue captar informações do seu contato e reinserir esse prospect em outras estratégias, como fluxos de automação e Email Marketing.

“Tá, peguei o contato, o cliente enviou a mensagem e como abordá-lo de uma forma próxima e agradável?” É o que veremos a seguir.

whatsapp marketing

Como realizar a abordagem

A dica de ouro para realizar uma abordagem no WhatsApp é: Seja uma pessoa, nunca uma máquina. Scripts ajudam e muito a manter um padrão, mas lembre-se que estamos falando de Humano para Humano. Separamos mais algumas dicas, olha só:

Nada de textão

Estabeleça um contato e espere a conversa engrenar. Copiar e mandar tudo de uma vez acaba com o fator conversa, elimina a curiosidade e o timing fica ruim. Você pode acabar falando sozinho se isso acontecer.

Siga o tom do seu cliente

Mandar áudio logo na primeira conversa tende a ser um caminho negativo. Em vendas, o ideal é sempre seguirmos o tom e os meios que o cliente prefere falar.  O cliente que estiver dirigindo, por exemplo, vai preferir um áudio. Já se ele estiver em uma reunião, o texto será melhor. Utilize sempre o que for melhor para ele.

Estabeleça o contato

Salve o seu próprio contato com todos os meios do qual o cliente pode te contatar e envie para ele. Além de ter sua foto, site e email, você aumenta as possibilidades dele salvar o seu contato por já estar mais prático.

Dica bônus

Se você precisar passar pessoalidade e demonstrar atenção, no primeiro contato pode enviar um pequeno texto e se filmar se apresentando. Isso vai gerar uma conexão de forma muito mais rápida, deixando de ser só mais um contato no WhatsApp.

>> Leia mais: Como melhorar o ciclo de vendas e resolver problemas comerciais complexos com automação para WhatsApp?

WhatsApp no meio do funil

Você já deve ter percebido que, em muitas vezes, o cliente prefere se relacionar pelo WhatsApp, certo? E quando falamos de meio de funil - a fase de relacionar e levar o prospect à venda - o ideal é sempre organizar o processo com sua plataforma de automação de Marketing.

No RD Station Marketing, por exemplo, você tem opções de Integrações e estratégias que podem deixar o seu atendimento mais leve e humanizado:

  • 0800Eugênio - Essa ferramenta permite que você faça perguntas para seu contato de forma automatizada, quebrando aquela sensação chata de estar preenchendo um formulário;
  • Zenvia - Realiza disparos, ideal para pontos de contato de uma jornada. Com a automação do RD Station Marketing, há a possibilidade de enviar um link de integração ao final de uma jornada, com isso você consegue realizar disparos pré-determinados;
  • SuiteShare e Whatsy - Ajudam a qualificar ainda mais o Lead, permitindo automatizar a comunicação e centralizar todas as informações no perfil do contato dentro do RD Station Marketing.

WhatsApp no fundo do funil

Chegamos ao melhor momento de usar o WhatsApp com o seu prospect! Mas não adianta se comunicar com seu cliente por lá e acabar perdendo o controle do seu processo comercial, ou da negociação.

Lembrando que a organização dos processos comerciais é fundamental para qualquer negociação. Por isso, recomendamos que você sempre utilize um CRM, eliminando suas chances de perder uma oportunidade de venda.

É por isso que a melhor maneira de usar o WhatsApp no fundo de funil é através da integração com o CRM. O Whatstation, como é chamada essa integração, permite aumentar a produtividade do vendedor, é possível  gerenciar as oportunidades de vendas sem precisar sair do WhatsApp Web para ficar registrando cada conversa.

Outra coisa super legal dessa integração é que, além de ter uma visão clara sobre o histórico da negociação, é possível também metrificar e acompanhar o desempenho do vendedor ou equipe.

https://www.youtube.com/watch?v=ZQb0QCrW5rU

Case de uso do botão RD

Tá, mas funciona mesmo? Aqui na 8D Pro, nós usamos o aplicativo durante todo o nosso funil de vendas. É um grande aliado em cada momento da estratégia e já traz resultados expressivos.

Com o botão de WhatsApp, funcionalidade do RD Station Marketing, estando em páginas estratégias do nosso site, 22,7% de todos os Leads gerados hoje pela agência vêm através do aplicativo. E nos nossos clientes não é diferente.

Com nossa cliente, a cirurgiã dentista Dra. Astir Jorge, implementamos o botão do WhatsApp. Hoje, os Leads gerados por esse canal representam 52,5% da conversão de toda a estratégia. Ou seja, independentemente do segmento ou modelo de negócio, seja B2B ou B2C, o WhatsApp pode impulsionar suas vendas.

Mais dicas para usar o WhatsApp na sua empresa

Agora que você já percebeu que o aplicativo de mensagens queridinho dos brasileiros também é um grande aliado da sua empresa para vender mais, fica muito fácil já colocar a mão na massa, certo?

O sucesso dessa ferramenta não é por acaso. Afinal, além de ser um dos canais de preferência do seu cliente, também é um excelente recurso para o vendedor, que ganha agilidade e produtividade no dia-a-dia.

Aqui vão mais algumas dicas para começar a usar agora mesmo o aplicativo como estratégia de negócio:

Use o Whatsapp Business

Sempre! O WhatsApp Business foi criado especialmente para o atendimento empresarial, é por isso que, quando comparado ao uso pessoal, tem uma série de recursos que facilitam a interação com o cliente.

Ele permite que você determine o seu horário de atendimento, faça a gestão dos seus contatos com as tags e etiquetas, configure atalhos de mensagens, acompanhe métricas de conversas e muito mais.

Também separe os números. Vai por mim: misturar a conta pessoal e profissional é fria e fica muito mais difícil para impor limites, por exemplo, aos seus clientes e prospects.

>> Acesse um gerador de link para WhatsApp

Configure sua conta

Antes de começar a utilizar o WhatsApp, faça a configuração padrão da conta. Inclua o nome da empresa, site, nome e foto do vendedor.

Também tenha um horário de atendimento definido, para que o cliente te veja com profissionalismo. Isso evita um mal-entendidos, como deixar um cliente chateado porque ele te mandou uma mensagem no domingo e não foi respondido na hora.

Crie respostas rápidas

Mais uma dica legal é já deixar salvos algumas mensagens e textos que você usa com frequência. Configure com atalhos para envio, assim você ganha agilidade no seu atendimento.

Mas não se esqueça: essas mensagens servem para otimizar a conversa e te ajudar a responder mais rápido. O objetivo não é deixar o seu atendimento robótico ou impessoal, e sim melhorar a comunicação.

A dica de ouro é não deixar de investir em ferramentas e processos que criem uma padronização do seu processo comercial, incluindo os canais onde o seu prospect prefere ser atendido. Gerenciar suas oportunidades no WhatsApp não é tão difícil quanto parece, tenha sempre em vista que o cliente é a sua prioridade.

agências de mudança rd

Marcos Andrade e Gabriela Honorato, autores do texto, fazem parte da 8D PRO, que integra o Programa de Agências Parceiras do RD Station, na categoria Platinum. Conheça as soluções de Marketing Digital da 8D Pro e de mais de 1.700 agências para apoiar seu negócio no Marketplace da RD.

8D Pro

8D Pro

Veja também

Marketing
Social media analytics na era do big data: como fazer análises avançadas no Facebook em poucos cliques
Marketing
Por que e quando investir em Marketing Digital: 5 objeções comuns + 5 motivos excelentes!
Marketing
Jornada de compra no segmento de Educação: como se relacionar com seus potenciais alunos