Botão de WhatsApp no site: como capturar contatos de visitantes usando uma ferramenta gratuita

Veja como ter um botão flutuante em seu site, que captura contatos e amplia as possibilidades das suas estratégias de marketing pelo WhatsApp

Bruno Volpato
Bruno Volpato6 de março de 2023
Botão de WhatsApp Para Sites

Todo mundo que trabalha com Marketing e Vendas quer converter o máximo possível de visitantes no próprio site em potenciais clientes. Fazemos de tudo para capturar a atenção do amigo internauta, mas muitas vezes pedimos informações demais e ele acaba indo embora. A solução é simples: instalar um botão de WhatsApp no site.

Essa é uma maneira prática e simples de evitar que os visitantes saiam do seu site sem deixar um contato. Como o WhatsApp é um aplicativo mais popular do Brasil, a resistência fica ainda menor! 

E com um botão na capa do seu site – tanto no desktop quanto no mobile – as conversas ficam fáceis de ativar tanto para você quanto para os seus Leads.

Além disso, o botão de WhatsApp é um canal direto para que seus visitantes entrem em contato com sua empresa. Assim, você pode resolver problemas, tirar dúvidas, enviar materiais e fazer vendas.Neste post, veja como dar esse importante passo para o seu negócio, de maneira gratuita, com uma ferramenta exclusiva de captura de contatos que criamos aqui na RD Station.

Se já quiser pular direto para a instalação, é só clicar no banner abaixo! Depois, volte para ler o artigo e saber como aproveitar melhor o botão de WhatsApp.

ferramenta para criar botão de whatsapp

Comece uma conversa com os visitantes do seu site de forma muito mais rápida

Imagine a página inicial do seu site como uma daquelas vitrines de loja de rua. Muita gente está ali só para “dar uma olhadinha”. Mas, essa olhadinha já demonstra um certo interesse na sua empresa ou no que ela tem a oferecer.

Na geração do “quero tudo pra ontem”, é muito importante que o seu site ofereça tudo o que a pessoa precisa, no momento certo. Quer mais informações? “Leia esses artigos”. Quer fechar uma compra? “Aqui está o carrinho”. Quer falar com a minha empresa? “Claro, estamos à disposição”.

E é por isso que o novo lançamento da RD Station promete mudar não só sua estratégia de marketing pelo WhatsApp, como sua estratégia de Marketing Digital como um todo!

O Botão de WhatsApp para Sites permite que você posicione um ícone clicável com o logo do WhatsApp em qualquer página do seu site. Veja no exemplo abaixo, ali no canto inferior direito.

marketing pelo whatsapp botao pagina

Ao clicar no ícone, uma janela-formulário se abre, permitindo que o usuário a preencha com nome, email e telefone para poder entrar em contato com você diretamente pelo aplicativo. Veja que a janela funciona como um pop-up, sombreando o fundo e direcionando o visitante para a conversão.

marketing pelo whatsapp botao formulario aberto

Depois que o seu visitante clica no botão do WhatsApp e preenche os campos do formulário com os dados, ele é redirecionado automaticamente para uma janela de conversa do número de WhatsApp configurado.

marketing pelo whatsapp atendimento

Todas as informações do contato vão diretamente para o email, garantindo que além de agilizar o processo de iniciar uma conversa com seus visitantes, você já comece o papo com algumas informações sobre o seu contato.

Como ter o Botão de WhatsApp no seu site

Primeiro de tudo, acesse o site da ferramenta gratuita. Chegando lá, você vai se deparar com a primeira etapa da instalação, que é informar três coisas:

  • Seu site
  • O email em que receberá os Leads capturados
  • Seu número no WhatsApp

Veja abaixo a tela, mas vou deixar um spoiler: quando colocar o endereço do seu site ali no formulário, você vai ver uma prévia de como o botão do seu site vai aparecer. Ou seja, demos um spoiler do spoiler! Corre lá para ver se bateu a curiosidade.

como colocar um botão de whatsapp no site

Depois de colocar essas informações, você vai para o passo seguinte. Ali, já com a prévia do seu site, basta deixar o seu nome e uma mensagem que vai aparecer quando o Lead iniciar a conversa através do botão de WhatsApp.

Essa mensagem acelera ainda mais o contato, já que diminui mais uma barreira que poderia fazer com que o usuário desistisse de falar com seu negócio. Em outras palavras, ele não vai nem precisar digitar para te dar oi!

como colocar um botão de whatsapp no site passo 2

Pronto, o código HTML está gerado! Agora, a ferramenta de criação te ajuda a inserir o botão de WhatsApp no WordPress, Wix e outras ferramentas, com vídeos didáticos. É possível, também, apenas copiar e colar o código no seu site, caso você tenha familiaridade com programação.

De qualquer forma, é bem simples de instalar e não precisa de conhecimento avançado em nenhuma dessas situações. É tão fácil quanto entrar em contato com a sua marca, agora que você tem um botão no site. Veja a tela final abaixo, que

Passo final do botão de whatsapp

Simples assim! Em 3 passos, você já estará capturando os contatos dos visitantes do seu site de maneira totalmente gratuita.

Gere links para WhatsApp em instantes (e de graça!)

Com o Gerador de Link de WhatsApp, você cria seu link para inseri-lo em redes sociais ou demais canais e personaliza as mensagens. Tudo grátis, claro!

Continuando a conversa gerado pelo botão do WhatsApp em outros canais

Caso o papo iniciado pelo WhatsApp não se torne uma venda, todas as informações que você captou já terão sido enviadas para o seu email cadastrado na criação do Botão do WhatsApp para Sites.

Portanto, é possível dar continuidade à conversa através de outros canais para que no futuro essa pessoa se torne um novo negócio.

Com essas informações, além do marketing pelo WhatsApp, você pode aproveitar os contatos gerados a partir do recurso de outras maneiras:

Enviar Emails personalizados

Não, o Email não está morto. Como neste exemplo de um de nossos clientes que gerou mais de 14 mil reais em vendas com um único disparo, você também pode ter resultados surpreendentes se utilizar o canal da maneira correta.

Como você já terá em mãos email, nome e telefone do seu contato, você pode estreitar essa relação para colher mais informações e entender melhor esse cliente. Essa compreensão do perfil do usuário que entrou em contato com você, permite que sua empresa faça contatos mais assertivos, oferecendo o produto certo com base em suas características ou necessidades.

Uma maneira fácil de se conhecer mais sobre o seu contato é direcionando-o para uma Landing Page que conte com um formulário com mais campos do que aquele contido no botão do WhatsApp do seu site.

Para que o usuário tenha interesse em oferecer mais informações à sua empresa, procure oferecer algo que seja do interesse do seu público, como um eBook, cupom de desconto, amostras grátis, etc.

No vídeo abaixo, explicamos um pouco mais sobre esse conceito:

Incluir em Fluxos de Nutrição

O próximo passo após capturar mais informações do seu usuário, seja por WhatsApp ou por uma Landing Page, é criar uma estratégia de comunicação com um prazo maior, através de recursos como os fluxos de nutrição.

Se você sabe que seu cliente possui interesse em livros de ficção, por exemplo, é possível incluí-loem uma lista de emails que vão comunicando ao longo do tempo os outros grandes sucessos deste tema que já foram lançados.

Ferramentas de Automação de Marketing, como o RD Station Marketing, tornam esse processo muito prático. Com o recurso “arraste e solte”, você  escolhe as ações que deseja que aconteçam e em qual período de tempo.

Todo mundo que entrar naquele fluxo, seja automaticamente pela conversão no formulário do WhatsApp ou outro meio (como Pop-up e Landing Page) ou através da edição manual do Lead, será impactado pelas suas comunicações. Veja abaixo como é fácil criar um fluxo de nutrição na ferramenta:

Continuar a conversa pelo WhatsApp no futuro

Depois que o visitante entrou em contato com a sua empresa, a conversa não precisa acabar se a venda não for concluída. Assim como mostramos no nosso eBook “WhatsApp na Prática”, você pode classificar seus contatos por tags dentro do RD Station Marketing.

Dessa forma você pode encontrar facilmente uma lista de contatos que tenha interesse em alguma novidade específica, e fazer uma nova abordagem personalizada.

Com as dicas acima, a sua estratégia de marketing pelo WhatsApp fica ainda mais completa e, com certeza, mais efetiva. E se você quiser aprender ainda mais sobre Marketing Digital e Vendas, inscreva-se gratuitamente na RD University deixando seu email abaixo. Temos cursos sobre as mais diversas estratégias, incluindo Email Marketing e, é claro, WhatsApp. Vem para a RDU!

RD Station

Marketing Digital na prática e sem enrolação

Mais de 200 mil pessoas já se desenvolveram com os cursos da RD University.

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Por que incluir o WhatsApp na sua estratégia de Marketing Digital?

Coloquei o botão de WhatsApp no meu site, e agora? Como mostramos acima, dá para fazer o atendimento direto do seu cliente, iniciar conversas e, no fim das contas, desenvolver novos relacionamentos comerciais. Tudo isso faz parte das estratégias de Conversational Marketing, que já estão dominando o mercado e crescem a cada ano.

Você certamente já falou com alguma empresa pelo WhatsApp ou através de um chatbot, certo? Então, se o seu negócio ainda não está de olho nessa oportunidade, pode estar deixando dinheiro na mesa.

O fato é que você pode automatizar as mais diversas atividades no WhatsApp, ganhando tempo para você e sua equipe – e, consequentemente, ficando mais próximo do seu público. Depois do botão de WhatsApp, por exemplo, você pode investir em mensagens automáticas. Elas aumentam a produtividade da equipe e ainda garantem atenção para todos os contatos.

E se você quer números, dá uma olhada: está comprovado que o uso das estratégias de WhatsApp pode aumentar em 70% as taxas de conversão com o canal, apoiando em estratégias de Inbound Marketing e Inside Sales, por exemplo. Se você está começando a usar o WhatsApp na sua empresa e quer estudar mais, leia nossa página especial e gratuita sobre o assunto, com muito material de leitura.

Se você prefere aprender com vídeos, experimente o curso gratuito “Introdução a WhatsApp para Marketing e Vendas” da RD University, nossa plataforma de educação e profissionalização. Os professores são do time especializado aqui da RD Station, com muita experiência para dividir com o seu negócio.

Por fim, se você acredita que a sua empresa já está pronta para trazer o WhatsApp para a estratégia digital, clique no banner abaixo para conhecer as ferramentas que a RD Station oferece para conseguir resultados de verdade com o aplicativo. Tem até mesmo opção gratuitas, então que tal saber mais?

Soluções de WhatsApp RD Station

 

Comece a testar gratuitamente o botão de WhatsApp no seu site

O recurso de WhatsApp já está disponível para ser testado gratuitamente no seu site. E vale lembrar que você pode também pode testar todas as funcionalidades do RD Station Marketing, sem compromisso, por 10 dias.

Diversos de nossos clientes já testaram e contaram com resultados surpreendentes, como a Horus Aeronaves, que realizou uma venda com o apoio do botão já no primeiro dia de uso.

Sim, uma venda. Através do WhatsApp. No primeiro dia de uso.

A Pinhalense, empresa por trás de boa parte dos cafezinhos tomados no Brasil, também conseguiu resultados impressionantes já no primeiro mês de uso. Foram aproximadamente 450 contatos qualificados foram gerados.

E deixamos o Diego Aguiar, coordenador de Marketing da empresa, explicar melhor:

Esse recurso foi pensado para deixar suas estratégias de marketing pelo WhatsApp ainda mais arrasadoras. Pode usar sem moderação! E, se quiser saber com mais detalhes como funciona o WhatsApp no RD Station Marketing, você pode checar este outro artigo.

Vem de zap!

botao-de-whatsapp-2

Perguntas frequentes

O que é um botão WhatsApp no site?

É uma funcionalidade da ferramenta RD Station que permite você ter um botão de WhatsApp em formato de ícone clicável dentro da página do seu site.

Por que ter um botão WhatsApp no site?

Para facilitar o contato dos seus clientes e prospects com você. Ao clicar no ícone de WhatsAapp dentro do seu site, uma janela-formulário se abre, permitindo que o usuário a preencha com nome, email e telefone para poder entrar em contato com você diretamente pelo aplicativo.

Como ter um botão de WhatsApp no site?

Acesse a ferramenta de Botão de WhatsApp Gratuito e clique no botão CRIE GRÁTIS O BOTÃO, isso abrira uma janela com um formulário de personalização do botão que será inserido em seu site. Um código em HTML será gerado, para que você inclua no código fonte do seu site.

Post originalmente publicado em outubro de 2020 e atualizado mais recentemente em março de 2023.

Bruno Volpato

Bruno Volpato

Quem escreveu este post

Jornalista com mais de 10 anos de experiência em portais de notícias, blogs, assessoria de imprensa e redes sociais.

Veja também

Marketing
Como aumentar o alcance das publicações no Facebook?
Marketing
Como o ESB Faculdade & Pós-Graduação utilizou o RD Station CRM em uma nova operação e conquistou 700 alunos
Marketing
Consentimento, contrato, legítimo interesse e mais: entenda o que são as bases legais da LGPD