Thumb do kit de Planejamento estratégico 2022

Ebook

Planejando 2023: passo a passo para unir Marketing e Vendas

Confira todos os passos que precisa dar para estruturar um planejamento entre Marketing e Vendas — com metas definidas e foco no crescimento previsível.

Introdução

Se você trabalha com metas e foco em resultado, deve saber como é difícil alcançar bons números quando não existe um planejamento bem definido. É aquela coisa: você não vai conseguir chegar a lugar algum se não conhecer o caminho que precisa percorrer.

Mas quando se trata de obter crescimento de receita, uma parceria sólida entre Marketing e Vendas é essencial, desde a hora de criar esse planejamento.

Mesmo que Marketing e Vendas sejam duas áreas distintas, elas são irmãs compartilhando um mesmo objetivo: gerar crescimento para a sua empresa! Não existe Marketing sem Vendas, ao mesmo tempo em que não existe Vendas sem Marketing. Elas, organicamente, foram feitas uma para outra, para trabalharem juntas.

O problema, no entanto, é que nem sempre essa é a realidade. O fluxo de união existe: Marketing passa Leads para Vendas e Vendas, por sua vez, fecha os negócios. Contudo, quando não há um alinhamento constante entre essas áreas, você pode até achar que está tudo bem, conduzindo a sua empresa pelo melhor caminho, quando na verdade estará deixando de aproveitar oportunidades de gerar uma receita ainda maior e recorrente.

É aqui que fazemos uma reflexão: se as duas áreas já têm trazido resultados positivos, imagina se realmente trabalhassem juntas? E se isso já estiver previsto no seu planejamento para 2023!?

Os próximos capítulos deste eBook partem exatamente deste princípio e vão ajudar você a começar 2023 com o pé direito, integrando Marketing e Vendas no planejamento dos próximos meses para ter um ano de sucesso, com crescimento.

Aqui você vai ver como estruturar o trabalho conjunto das duas áreas, integrar e se reinventar. E o melhor: de um jeito que vai fornecer crescimento previsível ao longo do ano.

Boa leitura!

Planeje e coloque em prática suas ações de Marketing e Vendas com o RD Station Marketing

Para manter uma operação com as áreas de Marketing e Vendas conectadas, é fundamental trabalhar com informações integradas, em tempo real.

É por isso que utilizar o RD Station Marketing permitirá que você não apenas execute campanhas de divulgação em diversos canais, mas também consiga integrar diretamente com um CRM, como o RD Station CRM, criando um fluxo de vendas completo com funcionalidades como:

  • Envio das informações completas da base de Leads;
  • Lead Tracking para indicar quais páginas foram visitadas pelo Lead e quais conversões realizou;
  • Visibilidade dos principais resultados no envio de Email Marketing, como taxa de abertura e taxa de clique;
  • Desempenho dos fluxos de nutrição através da Automação de Marketing;
  • Integração direta com o RD Station CRM;
  • Acompanhamento diário das taxas de conversão por etapas do funil de marketing, de visitantes até vendas;
  • E muito mais!

Então aproveite para começar seu teste grátis do RD Station Marketing (sem precisar cadastrar cartão de crédito) e veja junto do eBook como colocar em prática todas as ações em conjunto do time de Marketing com o de Vendas.

Como avaliar os resultados de Marketing e Vendas para planejar 2023?

Para começar um planejamento, olhe para os resultados que já alcançou e analise cada um deles para descobrir os próximos passos.

Aqui na RD Station, acreditamos que é necessário primeiro observar o passado para conseguir planejar um futuro melhor. Afinal, o tempo que passou ditará as tendências para os próximos períodos: todos os erros, e também os acertos, fornecerão insights valiosos sobre qual caminho será o mais proveitoso.

Quando pensamos em qualquer tipo de planejamento, essa análise do período anterior ao que será planejado é essencial. Essa ação vem antes de qualquer criação de calendário ou lista de ações – e, quando o assunto é planejamento anual, torna-se ainda mais importante!

A sua análise dos últimos meses precisará focar em 2 pontos gerais e seus subtópicos:

  1. O que funcionou muito bem e o que foi feito para que isso acontecesse;
  2. Quais são e onde estavam os gargalos que impediram que seu negócio evoluísse ainda mais.

Tanto o hipercrescimento (aqui estamos falando de números como 800%, 500%, 300% de crescimento ao ano) quanto o crescimento previsível (com taxas calculadas e visão clara do resultado que vai alcançar depois de determinado período) só é possível quando esses pontos são analisados. Do contrário, você apenas contará com ganhos pequenos, resultados pontuais e algumas vezes quedas que não vai saber explicar como aconteceu.

Banner crescimento Previsível

A profundidade das análises também impacta no sucesso do planejamento. Uma análise superficial provavelmente só o levará a crescer entre 5 e 10%. Para obter uma melhora ainda maior, apenas olhando os detalhes e vendo onde estão as oportunidades porque os gargalos são, na verdade, oportunidades ainda inexploradas da maneira certa.

A diferença entre análises mensais, trimestrais e anuais

Quando você desenha um plano anual ou semestral, consequentemente precisa analisar melhor os dados do período anterior e fundamentar estratégias mais complexas. Afinal, isso impactará no médio e longo prazo da empresa.

Continuar a leituraCarregando... ou baixar versão em PDF.