Panorama PMES: Os impactos da Covid-19 e os passos para a retomada – Agências Recorte: Agências de Publicidade e Marketing

Queremos que, com o estudo em mãos, gestores e líderes, não só de PMEs e Agências, possam refletir e tomar decisões levando em conta os fatores acima citados.

Introdução

O Brasil tem um cenário econômico com características únicas. Talvez pela nossa dimensão continental e recente história, somos um país em construção, repleto de oportunidades e adversidades. Para quem empreende, é uma jornada cheia de paisagens e trepidações. Em especial para as PMEs, que são a força motriz da geração de novos empregos no país, existem desafios específicos que torna o ato de empreender aqui, muitas vezes, heróico.

Nos últimos meses, com a pandemia do Covid-19, tivemos uma drástica mudança de comportamento na dinâmica da economia global e no ambiente de negócios. Parte dos segmentos tiveram impacto enorme no curto prazo e agora se preparam para retomar as atividades. Outros segmentos estão começando a absorver ou absorverão o impacto ao longo dos próximos meses - e até, anos. Há ainda uma pequena parcela que não teve impacto ou eventualmente, pelo seu modelo de negócio ou tipo de oferta, estão conseguindo ajudar outras pessoas e empresas a se adaptarem ou passarem pela crise de forma mais amena.

Neste período de crise, diversas organizações têm se esforçado para fornecer estudos, relatórios e análises sobre a situação dos setores da economia e uma possível previsão do que acontecerá daqui para frente. Sentimos falta de algo que desse uma visão ampla do ambiente de PMEs no Brasil. Nasceu a ideia de entendermos, com profundidade, como a crise tem afetado esse segmento de empresas, o qual é extremamente relevante para Agências de Publicidade e Marketing uma vez que muitas Agências se enquadram como PME ou atendem clientes desse tipo. O estudo apresentado a seguir foi dividido em 4 grandes frentes, em ordem:

  1. Qual o impacto que a Covid-19 já teve nas Agências
  2. As principais medidas e ações já tomadas pelas Agências até agora
  3. Do que as Agências ainda sentem falta, quais são as necessidades mais urgentes
  4. Como os empreendedores e líderes de Agências enxergam o futuro e como se preparam para a retomada da crise

Acreditamos que a resiliência e a dedicação ao longo da jornada são cruciais para que as Agências e profissionais de marketing & comunicação prosperem. A nossa missão de empoderar pequenas e médias empresas ao longo da jornada é refletida no estudo. Ao longo do mesmo, trouxemos dados internos da Resultados Digitais e respostas de um denso questionário. Queremos que, com o estudo em mãos, gestores e líderes, não só de PMEs e Agências, possam refletir e tomar decisões levando em conta os fatores acima citados.

Boa leitura!

Faça o download dos principais insights da pesquisa

Ao longo desta página você encontrará a pesquisa completa, com todos os recortes, avaliações do cenário e descrições. Mas também pode ter acesso a um documento resumido com os principais resultados encontrados na pesquisa. Que tal?

É só clicar neste link para baixar o resumo em PDF dos principais dados e gráficos. Criamos esse compilado para que você possa consultar os principais indicadores sempre que precisar. E também para facilitar o compartilhamento com seus amigos, colegas e contatos.

Parceiros

Este estudo foi elaborado em parceria por: Resultados Digitais, Endeavor Brasil e Pequenas Empresas, Grandes Negócios.

Resultados Digitais

A Resultados Digitais (RD) é líder no desenvolvimento de software (SaaS) voltado para o crescimento de médias e pequenas empresas. Seus dois produtos – RD Station Marketing e RD Station CRM – alcançam mais de 19.000 clientes em 30 países. A RD possui 700 funcionários, distribuídos nos escritórios de Florianópolis, São Paulo, Joinville, Bogotá e Cidade do México.

Continuar a leituraCarregando...