Guia para gerar Leads sem dor de cabeça

Conheça algumas iniciativas que não demandam muito tempo e esforço e que, mesmo assim, geram ótimos resultados para seu funil.

Introdução

Gerar vendas com Marketing Digital é com certeza um dos grandes objetivos de quem embarca no mundo do Inbound Marketing. O primeiro passo dessa nova jornada, então, é criar conteúdo relevante para atrair visitantes e gerar Leads. A princípio, mesmo essa primeira tarefa pode parecer um desafio: você pode não ter experiência com criação de textos, pode não ter um designer alocado para auxiliá-lo e talvez nem saiba por onde começar.

A boa notícia é que, apesar de requerer, sim, um pouco de trabalho, a geração de Leads não envolve, necessariamente, a produção intensa de conteúdo. Há, com certeza, formas de usar materiais que você já tem - mas talvez não saiba! - para converter seus visitantes e alguns caminhos um pouco menos custosos que talvez você ainda não esteja explorando.

Pense com você mesmo: você entende do seu produto, entende do seu mercado e sabe como entregar sucesso aos seus clientes. O que você tem de legal para compartilhar com seu público? Que boas práticas, conselhos ou ferramentas te ajudam no dia-a-dia? Por que não disponibilizar isso para seus visitantes?

Para ajudar você a alcançar suas primeiras vitórias e movimentar seu funil de vendas, criamos um passo a passo de diversas iniciativas que não demandam muito tempo e esforço e mesmo assim, geram ótimos resultados. Para ilustrar nosso ponto, você verá exemplos para diversos segmentos (se você acha que seu segmento é muito específico para produzir conteúdo, será surpreendido!), exemplos de Landing Pages feitas no RD Station para inspirar você (e são mais fáceis do que você imagina) e exemplos de ferramentas que podem te ajudar e otimizar seu tempo no meio do caminho (você pode, sim, criar templates sozinho).

O conteúdo deste guia foi separado em Topo, Meio e Fundo de funil - assim você consegue ver todas as opções que pode explorar no seu negócio e focar onde tiver mais necessidade: se na atração de visitantes, se na nutrição de Leads ou se no fechamento de vendas. A maioria dos exemplos que traremos aqui você provavelmente já tem na sua empresa, e talvez só não esteja vendo a oportunidade de usá-los para gerar Leads.

Por último, lembre-se que o quanto antes você começar a criar conteúdo, melhor. Será cada vez mais difícil para um concorrente seu se estabelecer e tornar-se uma referência. Assim, sugerimos que você leia esse guia com seu site aberto, pronto para por a mão na massa. Afinal, terminar de ler sem ter tido alguma ideia para colocar em prática na sua empresa - nós desafiamos - será impossível.

Topo de Funil – opções para atrair visitantes e transformá-los em Leads

Sorteios e concursos

Sorteios e concursos culturais são simples pois não necessitam de um esforço extra na produção da oferta. Você pode sortear um dos produtos que sua empresa oferece, algum serviço que tenha a ver com seu produto, como uma consultoria gratuita, por exemplo, prêmios como viagens, cestas e produtos/serviços que possam ser de interesse do seu público

Em uma Landing Page de sorteio é importante descrever as condições do sorteio (data e número de sorteados) para deixar a expectativa clara para os interessados. É também necessário descrever bem o produto ou o serviço a serem sorteados, e para isso você pode utilizar um modelo de Termos e Condições. É sempre legal lembrar que sorteios, diferente de concursos culturais, possuem condições específicas a serem cumpridas, conforme regras da Caixa Econômica Federal.

Continuar a leituraCarregando... ou baixar versão em PDF.