Ebook

Guia do Instagram para Negócios

Vá além de curtidas e descubra como aproveitar a plataforma para gerar mais resultados, Leads e vendas para sua empresa.

Introdução

O Instagram surgiu em 2010 como um divertido aplicativo para compartilhar fotos. Mas, à medida que foi ganhando novas funcionalidades, como mensagens, Stories, transmissões ao vivo, posts patrocinados, também conquistou espaço na estratégia digital das empresas.

Nove anos depois, a plataforma adquirida por Mark Zuckerberg já contabiliza mais de um bilhão de usuários ativos, feito que coloca o aplicativo no páreo de outras redes sociais consagradas, como Facebook, Messenger e WhatsApp.

Ter uma estratégia por lá é uma boa maneira de a sua marca ou empresa conseguir visibilidade e reconhecimento do público, além de obter resultados reais. Não à toa, mais de 25 milhões de anunciantes no mundo já utilizam a plataforma para gerar negócios.

O objetivo deste eBook é ajudar a sua empresa a aproveitar todo o potencial da rede. Aqui, você aprenderá como gerar Leads com a plataforma, ganhar seguidores e até fazer anúncios certeiros. Conte conosco nessa jornada.

Boa leitura!

Transforme os seus contatos do Instagram em vendas

Ter um perfil repleto de fãs, com bons números de engajamento e envolvimento em suas publicações é bom demais. Mas já imaginou ter tudo isso e ainda por cima gerar vendas?

Aqui neste material, além de mostrarmos como dar aquela turbinada no seu perfil e nas suas estratégias de Instagram, também vamos falar sobre como gerar contatos que futuramente poderão se tornar seus clientes.

Conforme seu perfil vai crescendo, fica cada vez mais difícil criar um relacionamento personalizado com seus seguidores: não existe meios de garantir que seus posts atinjam os contatos que você deseja e é praticamente impossível identificar o quão próximo da compra um perfil se encontra.

E é aí que uma ferramenta de Marketing Digital como o RD Station Marketing pode te ajudar. Com ele, é possível:

  • Trabalhar com relacionamento personalizado com base nos interesses e ações realizadas pelos seus contatos;
  • Acompanhar diariamente as taxas de conversão por etapas do funil de vendas;
  • Qualificar seus contatos através de uma pontuação de Lead Scoring. Essa pontuação ajuda você a identificar quais leads estão mais próximos de se tornar uma venda;
  • Criar páginas de captura de dados e emails marketing sem a necessidade de conhecimento HTML;
  • E muito mais!

Então, aproveite essa oportunidade para começar seu teste grátis do RD Station Marketing (sem precisar cadastrar cartão de crédito) e comece hoje mesmo a colocar em prática tudo o que irá aprender com a leitura deste material!

Instagram em números

Nem só de fotos de gatos e cachorros fofos, lugares incríveis e pratos caprichadíssimos vive o Instagram. Os usuários buscam temas que lhes interessam, incluindo conteúdos de empresas e marcas. Segundos dados da companhia:

  • 55% dos brasileiros esperam usar o Instagram ainda mais neste ano
  • 60% das pessoas descobrem novos produtos no Instagram
  • 73% dos usuários acompanham marcas
  • 72% interagem com influenciadores
  • 57% dos usuários afirmaram que querem ver conteúdos de marcas autênticos
  • 58% querem ver conteúdos informativos
  • 61% seguem marcas que não são suas favoritas, mas que produzem um conteúdo interessante

Além disso, o Instagram ajuda:

  • 85% dos usuários na descoberta de novos produtos
  • 84% dos usuários na pesquisa de produtos e serviços
  • 83% dos usuários na decisão do que comprar

Instagram for Business

Como o próprio nome sugere, a ferramenta é dedicada às empresas e propicia que elas conheçam quem são os seus seguidores e alavanquem os negócios. Mais do que divulgar informações como telefone, endereço e descrição do negócio, perfis comerciais têm acesso a dados como impressão, alcance e engajamento das suas publicações.

Análises também mostram quem são os seguidores da conta (gênero, idade, localização e horário e dias em que mais acessam). Tem mais: é possível promover publicações e até vender produtos dentro do aplicativo.

Já imaginou o impacto de tantas informações para o seu negócio?

Como posso ter um perfil comercial no Instagram?

Para aproveitar essas funcionalidades, é pré-requisito que sua empresa tenha uma fanpage no Facebook conectada a um perfil no Instagram.

Abra o menu de configurações no Instagram e selecione “Alternar para perfil comercial”. Depois, escolha a Página do Facebook que você deseja associar ao seu perfil. Caso ainda não possua uma página para seu negócio, é possível criar uma no momento da conversão do perfil. Atenção: a sua conta no Instagram deve estar definida como Público. Perfis privados não podem ser alterados para contas comerciais.

Uma das vantagens de se ter uma página comercial, é poder deixar algum botão de ação específico para contato. Clique no botão “Editar Perfil” e procure por “Opções de Contato”. Aqui é possível escolher entre deixar disponível suas informações de contato ou uma opção de botão de ação. Os botões de ação conectam seu perfil aos serviços onlines que você já usa, permitindo a conclusão de transações diretamente pelo seu perfil.

Por fim, verifique as informações de contato da sua empresa, altere o que for necessário e clique em Concluído. Pronto, seu perfil comercial está feito.

O vídeo abaixo, em inglês, também ilustra como conectar as contas.

O algoritmo do feed do Instagram

Em meados de 2016, a plataforma abandonou o critério de ordem cronológica e privilegiou a relevância do conteúdo para exibir os posts no feed das pessoas. Baseado no comportamento dos usuários e como eles interagem com as contas, o Instagram cria e exibe um feed único para cada um. Desde então, os cerca de um bilhão de usuários passou a ver 90% das postagens de amigos e a gastar mais tempo na plataforma, principal objetivo de Mark Zuckerberg. Bingo!

Continuar a leituraCarregando... ou baixar versão em PDF.