Guia completo para fidelizar clientes com Marketing Digital

Mais importante do que conquistar novos clientes é reter os que você já tem. Por isso, aprenda a criar brand lovers com esse guia completo!

Introdução

A evolução do Marketing Digital

A popularização da internet a partir de meados da década de 1990 ampliou as perspectivas das equipes de marketing, animadas pelo gigantesco mercado consumidor que poderiam alcançar. Por outro lado, muitas desconfiaram da radical mudança que estava por vir.

Se no passado as informações sobre produtos e serviços estavam na mãos das empresas fabricantes, hoje o consumidor é o protagonista no processo de compra graças ao amplo acesso à informação proporcionado pela internet. Em números, significa dizer que 60% da jornada de compra já foi realizada antes mesmo de o consumidor entrar em contato com o vendedor. Imaginou o tamanho do impacto na rotina das empresas?

Apesar de desafiador, o Marketing Digital é uma enorme oportunidade para os negócios reforçarem sua marca e multiplicarem suas oportunidades de negócio. Mais do que atrair potenciais clientes e aumentar as vendas, essa estratégia é valiosa para fidelizar os consumidores. Os números variam, mas uma coisa é certa: sai muito mais barato manter um cliente feliz e satisfeito do que conquistar novos o tempo todo.

Focar na experiência do usuário é o segredo de empresas inovadoras e de crescimento invejável. Nubank e Netflix estão aí para provar que a estratégia funciona!

A fintech brasileira surgiu com o objetivo de descomplicar os serviços financeiros: oferece conta corrente e cartão de crédito isentos de tarifas. Em nome da autonomia, o usuário controla tudo por aplicativo e, quando precisa, encontra atendimento de tom informal e bastante eficiente.

A veterana Netflix faz história ao caprichar na experiência do usuário antes e depois que ele assina o serviço de streaming de vídeo. O cliente contrata o plano de forma fácil e rápida e recebe sugestões personalizadas. As divulgações de séries e filmes são uma atração à parte.

E você, já parou hoje para pensar como pode melhorar a experiência do seu cliente?

Como funciona o Marketing Digital

O leque de táticas de Marketing Digital é grande, mas algumas delas se destacam por serem usadas pela grande maioria das empresas. São elas:

  • Marketing de Conteúdo
  • Email Marketing
  • Redes Sociais
  • Otimização de Conversão (CRO)
  • Marketing de Busca (SEM)

Marketing de Conteúdo

Diz respeito a todo o conteúdo feito para educar, informar ou entreter o usuário a fim de que ele reconheça a sua marca como referência e se torne cliente no futuro. Mas não se trata de qualquer conteúdo: ele deve abordar questões relacionadas ao seu nicho de atuação e possíveis dores e dúvidas das personas (representações fictícias do seu público-alvo).

Continuar a leituraCarregando...