Como a Clear se tornou referência usando a Base de Leads e os Emails Segmentados do RD Station

Sobre a Clear

Desafio:

A Clear é uma empresa que oferece cursos rápidos, cursos in-company e curso de pós-graduação, além de realizar consultoria nas áreas de Negócios Digitais e Inovação em Modelos de Negócios, Marketing e Gestão.

Como os cursos variam muito em temas e público, era uma grande dificuldade conseguir estabelecer uma comunicação eficiente com o público alvo da empresa, algo que gerasse interesse em todas as partes e conseguisse colocar a Clear em uma posição de referência.

Todos os contatos eram arquivados em uma planilha no excel e inseridos em uma ferramenta de email marketing. No entanto, a identificação trazia apenas o nome e email do contato e o histórico de cada pessoa era precário.

No momento de lançar um novo curso, a empresa não sabia quanto de sua base de contatos já fazia parte do perfil desejado e assim não podia estimar a dificuldade de ocupar as vagas para decidir abrir ou não uma turma.

Pelos mesmos motivos, a empresa também não conseguia manter uma comunicação segmentada e relevante o suficiente para a construção de relacionamento. Quando chegava o momento de vender, faltava proximidade para que as mensagens de email não fossem encaradas como SPAM.

A solução:

No início de 2012 a Clear Educação começou a utilizar o RD Station.

A primeira ação realizada foi a importação de todos os contatos para a base de Leads, o mini-CRM do RD Station. Dessa forma o software consegue, através do email, buscar o perfil do Lead no Linkedin, Twitter e Facebook, fornecendo informações mais completas sobre o Lead. Além disso, todas as conversões, emails recebidos e interações em mídias sociais ficam arquivados no histórico de cada potencial cliente e podem municiar a equipe de vendas de forma precisa.

O sistema de filtros do RD Station permitiu segmentar a base em diferentes critérios: data de conversão, número de conversões, evento em que demonstrou o interesse, entre outros. Com isso, a empresa pode fazer disparos de email marketing dentro do próprio RD Station relacionados apenas às ações de conversão do Lead tornando a comunicação muito mais eficiente.

A própria captação de contatos também obteve grandes ganhos. Era um processo demorado e custoso criar Landing Pages, já que havia a necessidade de contratar horas avulsas de um desenvolvedor. Isso fazia com que a empresa deixasse a ideia um pouco de lado.

O criador de Landing Pages do RD Station permitiu que a própria equipe de marketing publicasse novos eBooks com frequência,mesmo sem conhecimento em programação.

Resultados:

Em pouco mais de dez meses de uso a empresa publicou 7 eBooks gratuitos, o que gerou um aumento considerável na captação de novos Leads. O número de contatos gerados em apenas 10 meses de uso do RD Station foi 123% maior do que toda a base acumulada em 2 anos de empresa até então.

De acordo com a gerente de comunicação da Clear, Bruna Pires, a relação com os potenciais clientes hoje é muito mais próxima devido à segmentação oferecida pela base de Leads.

Foram enviados nos últimos 4 meses 34 campanhas de email marketing completamente segmentadas e direcionadas para o público interessado, que obtiveram ótimas taxas de clique e abertura. De acordo com Bruna, o número de respostas aos emails (dúvidas, sugestões e feedback geral) aumentou em cerca de 30%, um indicador de como a empresa ficou mais próxima do seu público.

A Clear acredita que isso tenha sido fundamental para consolidar a posição de referência em educação corporativa em Santa Catarina.

A Clear mudou a própria história com Marketing Digital.
Será que não está na hora de mudar a da sua empresa?

Descubra como você pode implementar novas estratégias para o seu negócio fazendo uma avaliação gratuita com a gente.

Quero fazer uma avaliação