Saiba o que é, quais são os benefícios e quando procurar uma mentoria de vendas

Uma boa mentoria de vendas pode trazer desenvolvimento profissional, produtividade e motivação, mas requer engajamento tanto do mentor quanto do mentorado

Resultados Digitais
Resultados Digitais18 de novembro de 2022
Semana da Transformação Digital

Mentoria de vendas é um processo de desenvolvimento profissional focado nas necessidades individuais dos vendedores. Para isso, o mentor, em geral um vendedor experiente, transmite conhecimentos e traz sugestões aos vendedores que buscam crescer na carreira.


A capacitação constante é fundamental para manter equipes comerciais atualizadas e produtivas. Uma das maneiras de fazer isso é por meio de uma mentoria de vendas. Com ela, os vendedores contam com o suporte de profissionais experientes para se desenvolverem.

Porém, apesar dos benefícios, o assunto ainda gera dúvidas. Por isso, no artigo de hoje, você vai descobrir o que é mentoria de vendas, quais são as suas vantagens e quando investir nessa estratégia. Confira!

O que é mentoria de vendas?

Mentoria de vendas é um processo de desenvolvimento profissional focado nas necessidades dos vendedores.

O mentor, em geral um profissional de vendas com vasta experiência no mercado e bons resultados alcançados, transmite os conhecimentos adquiridos ao longo da carreira para um vendedor interessado em se desenvolver, tudo isso de maneira personalizada, conforme as necessidades de cada mentorado.

Por meio desse processo, o mentorado pode contar com apoio para definir e atingir objetivos profissionais, fazer networking, receber feedbacks construtivos

Um mentor pode ser um profissional experiente da empresa ou também externo ao negócio. Além disso, a mentoria pode ser feita de maneira individual ou em grupo. 

Quais são as diferenças entre mentoria, coaching e consultoria de vendas?

Para ajudar você a entender ainda melhor o que é mentoria de vendas, é importante diferenciar esse conceito de outras formas de capacitação e desenvolvimento que existem na área comercial, como coaching e consultoria. 

O trabalho de um consultor é focado em resolver problemas pontuais, como estruturação de processos ou implementação de uma metodologia de vendas, tudo de forma mais técnica, sem preocupação com o desenvolvimento profissional dos vendedores, por exemplo. 

O processo de coaching, por sua vez, é voltado a auxiliar os vendedores nos problemas que enfrentam, mas sem dizer o que deve ser feito. O coach faz perguntas que ajudam os profissionais a encontrarem o próprio caminho. Já na mentoria, por fim, o mentor traz ferramentas para auxiliar o mentorado, com foco no longo prazo. 

Quais são os benefícios da mentoria de vendas?

Profissionais que participam de um processo de mentoria de vendas têm acesso a uma série de benefícios, que detalhamos a seguir:

Decisões mais certeiras

O mentor é um profissional experiente, que já enfrentou diversos desafios ao longo da carreira. A partir da experiência dele, você pode evitar erros e tomar decisões melhores sobre a sua própria carreira.

Feedbacks

Pela sua experiência, o mentor também pode trazer feedbacks construtivos que contribuem para o desenvolvimento dos colaboradores. São sugestões de habilidades a desenvolver, livros e cursos a fazer, entre muitas outras possibilidades.

Motivação

Com o auxílio de um mentor, os colaboradores têm uma companhia ao longo da jornada. Esse apoio pode trazer a motivação que falta para que os vendedores alcancem seus desafios profissionais.

Apoio personalizado

A mentoria de vendas é também uma maneira de contar com um apoio personalizado conforme as suas dificuldades individuais ou as do seu time. Dessa maneira, fica mais fácil continuar perseguindo os resultados que deseja alcançar. 

Networking

Mentores de vendas costumam ter acesso a uma grande rede de contatos da área comercial. Por meio do profissional, é possível fazer um bom networking, abrindo novas possibilidades para a sua carreira.

Acesso a outros pontos de vista

Por não estar, geralmente, envolvido na operação da área comercial no dia a dia, o mentor de vendas traz um olhar externo que é valioso. Dessa maneira, pode ajudar a pensar em soluções inovadoras para as questões trazidas pelos vendedores.

Mentoria de vendas
Foto de Mimi Thian no Unsplash

Quando procurar uma mentoria de vendas?

Outra dúvida comum quando se fala em mentoria de vendas é: afinal, qual é o momento certo de procurar por essa forma de desenvolvimento?

O primeiro passo é entender quais são as necessidades dos seus vendedores no momento. Períodos de mudança, como quando a empresa está expandindo para um novo mercado ou passou por um processo de fusão e aquisição, são bons indicativos de que os profissionais podem se beneficiar de uma mentoria de vendas para se adaptarem mais facilmente.

Mas, por ser focada nos indivíduos, qualquer negócio que deseja desenvolver e capacitar seus vendedores pode obter vantagens de um processo de mentoria de vendas. Isso vai se refletir em mais motivação e produtividade, podendo inclusive reduzir o turnover da empresa, uma vez que faz com que os colaboradores se sintam mais valorizados.

Onde encontrar mentores?

O primeiro passo, antes de procurar mentores, é entender do que os seus colaboradores precisam. Para isso, converse com eles e colete feedbacks. Empresas que fazem uma análise regular do desempenho dos colaboradores têm mais facilidade para entender essas necessidades.

Para encontrar mentores, a empresa ou o colaborador podem conversar com profissionais experientes que conhecem e propor essa parceria. Isso pode ser feito internamente ou com profissionais externos à empresa. No segundo caso, o mais comum é que a mentoria seja paga.

Além disso, é possível recorrer a uma consultoria especializada, que identifica as necessidades dos colaboradores e os capacita para melhorá-las. Atualmente, existem ainda plataformas online que conectam mentores a profissionais interessados nesse tipo de capacitação.

RD Station CRM

Como tirar proveito de uma mentoria de vendas?

O mentorado deve ter clareza sobre a ajuda de que precisa, preparando-se com antecedência para fazer boas perguntas. Caso elas sejam abrangentes demais, a mentoria de vendas perde um de seus principais benefícios, que é a personalização. 

Além disso, precisa entender que, mesmo com toda a experiência, um mentor de vendas não sabe tudo. É importante que o processo seja uma troca, com o mentorado trazendo as suas dificuldades, sugestões e pontos de vista. Dessa maneira, os resultados serão melhores e mais rápidos.

O profissional também pode argumentar com o mentor caso discorde de algo que ele diga. Além disso, não deve ter vergonha de falar sobre receios e dificuldades. Assim, o mentor pode trazer sugestões mais adequadas para cada caso.

O mentor, por sua vez, precisa ter empatia e apresentar sugestões que realmente tenham aplicação prática no dia a dia e atendam as necessidades do mentorado, auxiliando-o a criar um plano de ação realmente útil para alcançar seus objetivos.

Empodere seu time com a metodologia de gestão de vendas PEACE

A capacitação dos vendedores é uma das formas de empoderar sua equipe comercial. Esse empoderamento é, inclusive, um dos pilares da metodologia de gestão de vendas PEACE, que desenvolvemos na RD Station com base na nossa própria experiência.Você encontra muito mais informações sobre como empoderar e capacitar sua equipe comercial no curso gratuito PEACE: Metodologia para gestão de vendas. São 7 módulos completos e mais de 40 aulas com especialistas do mercado. Inscreva-se agora!

Metodologia PEACE
Resultados Digitais

Resultados Digitais

Veja também

Vendas
Cross selling e up selling: dois termos que você precisa conhecer
Vendas
Canais de vendas: saiba quais os principais e como escolher o melhor para sua empresa
Vendas
Como fazer relatórios de vendas, da definição de objetivos à prática