Ferramentas de IA: quando e como usar na sua estratégia de Marketing e Vendas

Negócios de diversos setores já introduziram a Inteligência Artificial em suas operações de Marketing e Vendas. Essa ação pode trazer mais produtividade e eficiência para os times, descubra como.

Bruna Dourado
Bruna Dourado23 de novembro de 2023
Curso PEACE: Metodologia para Gestão de Vendas

Não é novidade que a Inteligência Artificial ganhou a atenção do mercado e já está sendo usada para gerar eficiência em times de Marketing e Vendas. As ferramentas de IA já fazem parte da rotina de diversos profissionais e podem trazer ganhos significativos de produtividade.

Isto porque as IAs realizam tarefas que antes só poderiam ser feitas por humanos. Essa tecnologia é capaz de coletar dados, processá-los, aprender por meio de padrões e aplicar esse conhecimento em tarefas específicas, de forma autônoma.

Desde a criação de um simples texto até a tomada de uma decisão, a IA é capaz de otimizar processos, trazer insights e tornar o trabalho mais ágil. Dessa forma, é possível ganhar tempo e focar em atividades estratégicas.

Mas como e quando inserir essa tecnologia nas operações do seu negócio? É o que vamos descobrir neste artigo.

Quando trazer a Inteligência Artificial para seu negócio?

A Inteligência Artificial já é usada nas empresas há algum tempo, antes mesmo que o assunto tivesse ganhado a atenção da mídia. Um exemplo disso é o Envio Inteligente de Emails, funcionalidade disponível no RD Station Marketing, que usa Machine Learning para determinar o melhor horário para o envio de mensagens de e-mail.

Por outro lado, a IA que mais tem chamado a atenção do mundo corporativo é a IA Generativa, aquela capaz de gerar respostas em texto, imagem, áudio e outras mídias. 

Diante das inúmeras possibilidades de aplicação dessa tecnologia e da vantagem competitiva que sua adoção pode representar, profissionais de diversos setores têm testado formas de incorporar a IA na rotina de trabalho.

Segundo um estudo da Universidade de Stanford e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), o uso de IAs generativas é capaz de aumentar em até 14% a produtividade. Ainda, segundo o mesmo estudo, funcionários conseguiram realizar suas atividades 35% mais rápido com a ajuda de ferramentas de IA.

Portanto, se sua empresa quer encontrar meios de aumentar a eficiência da operação e ganhar mais tempo para focar em atividades-chave para o negócio, pode estar na hora de adicionar a Inteligência Artificial na rotina dos times.

Como incorporar ferramentas de IA na sua estratégia?

Atualmente, já existe uma série de ferramentas de IA que podem ser usadas por times de Marketing e Vendas. Entre elas, podemos encontrar opções gratuitas e pagas, com o objetivo de:

Embora existam muitas opções, é importante entender quais atividades podem ser delegadas para a IA e como os times podem fazer essa tarefa com eficiência. Isto porque, apesar de trazer muitos benefícios, o emprego da IA de forma errada pode trazer consequências negativas para sua empresa.

Portanto, separamos alguns passos importantes que você precisa dar para inserir a IA na rotina de times de Marketing e Vendas:

Mapeie atividades

Após entender um pouco mais sobre as possibilidades no uso de IA, mapeie atividades que podem se beneficiar dessas ferramentas. Uma boa forma de começar é entendendo quais delas são repetitivas e tomam tempo do time.

Um exemplo é a criação de pautas para blog, tarefa que precisa ser feita mensalmente. 

O uso de uma IA capaz de gerar títulos de blog posts baseado em determinados temas poderia poupar tempo e gerar possibilidades que antes não eram aproveitadas.

Procure ferramentas adequadas

Agora que você já sabe quais atividades podem contar com o apoio da IA, pesquise por ferramentas disponíveis no mercado.

Existem opções gratuitas, como o próprio ChatGPT, mas muitas são pagas e irão exigir uma disponibilidade de orçamento. Por isso, entenda o real impacto da adoção dessas ferramentas e seus benefícios. Também, faça testes gratuitos para encontrar as melhores opções para atender suas necessidades.

Integre e treine a ferramenta 

Partindo do princípio de que as IAs aprendem com base em dados, é importante checar a possibilidade de integrá-las aos sistemas usados pela equipe. Também pode ser possível treinar a ferramenta a partir de materiais específicos, como artigos, planilhas e bancos de dados.

As Inteligências Artificiais treinadas para fins específicos entregam respostas melhor adaptadas aos objetivos do negócio. Por isso, vale a pena investir nesse passo. Se a sua empresa tem um setor de TI, peça apoio e entenda quais são as possibilidades. 

Ofereça treinamento para o time

De nada adianta contratar a ferramenta certa se o time não souber usá-la, certo? Por isso, encontre meios de treinar as pessoas que se beneficiarão desse recurso. 

Para isso, conte com o suporte da ferramenta contratada e pesquise casos de uso. Promover apresentações e workshops também é uma boa forma de compartilhar o aprendizado com o time e outros setores da empresa.

Todos esses passos são importantes na hora de escolher quais ferramentas de Inteligência Artificial trarão melhores resultados para o negócio. Apesar de muitas ferramentas serem pagas, é possível aproveitar opções gratuitas, que podem agregar valor para sua estratégia e, ao mesmo tempo, aumentar a produtividade dos times. 

Confira a seguir as ferramentas de IA gratuitas que a RD Station treinou para objetivos específicos de Marketing e Vendas.

Conheça as ferramentas de IA gratuitas da RD Station

Além das funcionalidades baseadas em Inteligência Artificial que já estão presentes nas soluções da RD Station, também foram lançadas ferramentas gratuitas, que podem ser usadas por times de Marketing e Vendas.

No hub de Inteligência Artificial da RD Station, você encontra quatro opções capazes de potencializar atividades de blog, ads, redes sociais e vendas.

A seguir, conheça cada uma delas e como é possível introduzi-las na sua rotina de trabalho.

Gerador de Pautas para Blog

Como mencionamos neste artigo, uma atividade que pode ser beneficiada pelo uso da IA é a criação de pautas para blog. Isto porque estratégias de Marketing de Conteúdo que incluem um blog como canal demandam a pesquisa e planejamento de uma quantidade significativa de temas diferentes.

Com o Gerador de Pautas para Blog, basta especificar o assunto que você quer tratar no seu conteúdo e a ferramenta irá propor uma série de opções de títulos. A ferramenta foi treinada com essa finalidade específica. Dessa forma, você terá muitas ideias à sua disposição e poderá escolher as melhores de acordo com seus objetivos.

Gerador de Copy para Ads

Precisa criar um anúncio, mas não sabe por onde começar? Outra ferramenta de IA que pode impulsionar a produtividade de profissionais de Marketing é o Gerador de Copy para Ads.

Por meio dele, você detalha qual é o tema do anúncio e a ferramenta entrega um copy de anúncio otimizado para esse propósito. Você pode pedir novas opções ou usar como achar melhor, editando alguns detalhes para trazer o tom de voz da sua marca para o texto.

Assim, fica fácil criar anúncios para produtos e serviços específicos, adiantando o trabalho de criar um copy do zero.

Gerador de Legenda de Instagram

Outra ferramenta que pode poupar esforços dos times de Marketing é o Gerador de Legenda de Instagram. Por meio dele, é possível descrever o post que você quer publicar na rede social e a ferramenta irá entregar um texto otimizado. Você receberá uma opção de legenda com emojis e hashtags, que pode ir direto para a sua publicação.

Essa é uma forma de trazer eficiência para a criação de conteúdo para o Instagram e, também, ter ideias de legendas para engajar seu público nessa rede social. O objetivo da ferramenta é sempre entregar as melhores opções de legendas para o Instagram, baseada em boas práticas de copywriting.

Gerador de Pitch de Vendas

Por fim, o Gerador de Pitch de Vendas é uma boa ferramenta para melhorar a produtividade e a eficiência de times de Vendas. Com ela, é possível informar o assunto que você quer tratar com um cliente e a resposta será um pitch de vendas otimizado para essa finalidade.

Aproveitar essa IA para vendas é uma forma de aperfeiçoar o trabalho dos profissionais desse time de forma prática. O resultado é uma abordagem convincente, adaptada às necessidades específicas do negócio e eficaz para impulsionar as vendas.

Incorpore as ferramentas de IA da RD Station a sua estratégia

Se você ainda não começou a usar Inteligência Artificial para otimizar atividades de Marketing e Vendas, pode estar perdendo uma vantagem competitiva para o seu negócio.

De acordo com o Panorama de Marketing, realizado pela RD Station, 60% dos profissionais já usam ferramentas de IA Generativa em suas rotinas, e 73% enxergam a IA como a estratégia mais relevante para gerar mais produtividade nos próximos anos. 

Portanto, conheça as ferramentas de IA gratuitas da RD Station e comece a aproveitar os benefícios da IA no seu negócio.

Bruna Dourado

Bruna Dourado

Quem escreveu este post

Bruna Dourado é Produtora de Conteúdo na RD Station. Formada em Publicidade e Propaganda, com Pós-Graduação em Marketing e Growth e mais de 8 anos de experiência no Marketing Digital, em empresas de Tecnologia, Inovação e Marketing.

Veja também

Vendas
As 4 principais habilidades que todo Analista de Pré-vendas matador precisa ter
Vendas
CRM de Vendas: o que é e motivos para adotá-lo
Vendas
Série PEACE: entenda o que é, qual a importância e como definir um processo comercial