CRM Dashboard: o que é e como usá-lo na sua estratégia de Marketing e Vendas

CRM Dashboard, ou Painel de CRM, é uma interface visual que apresenta uma variedade de dados e métricas relacionados ao desempenho do seu negócio e ao comportamento dos seus clientes

Resultados Digitais
Resultados Digitais4 de agosto de 2023
Lançamento dos Panoramas de Vendas 2024

Entre as muitas ferramentas e plataformas que estão disponíveis atualmente para as empresas, o CRM (Customer Relationship Management) é uma das mais importantes por todos os benefícios que proporciona. Mas para que seu uso seja de fato eficiente, é preciso explorar todas as suas possibilidades. E isso é possível a partir do CRM Dashboard.  

Neste artigo, vamos apresentar em detalhes todas as informações para você saber o que é e como usar um CRM Dashboard. 

E ao final, além de ter a certeza de que o CRM Dashboard é um aliado poderoso na sua estratégia de marketing e vendas, você verá uma solução ideal para sua gestão do seu time comercial.

>> Conheca o RD Station CRM, veja uma demonstração e cria uma conta grátis

O que é um CRM Dashboard?

Um CRM Dashboard, ou Painel de CRM, é uma ferramenta essencial para qualquer empresa que deseja melhorar o desempenho de Marketing e Vendas. Trata-se de uma interface visual que apresenta uma variedade de dados e métricas relacionados ao desempenho do seu negócio e ao comportamento dos seus clientes. 

E funciona também como aliada na tomada de decisão porque ajuda a identificar tendências, problemas e oportunidades de crescimento.

Qual o objetivo de um CRM Dashboard?

O objetivo principal do CRM Dashboard é permitir que você acompanhe e analise as informações coletadas pelo sistema de CRM, sendo projetado para apresentar os dados de forma visual, facilitando a compreensão e a interpretação das informações.

Como parte integrante de qualquer sistema de CRM, o CRM Dashboard permite que você visualize e analise uma variedade de informações, incluindo:

Informações do cliente – Detalhes de contato, histórico de interações, preferências de compra, entre outras informações que ajudam a entender melhor seus clientes e a personalizar suas interações com eles.

Dados de vendas – Informações sobre vendas concluídas, oportunidades de vendas em andamento, Leads, entre outras, essenciais para acompanhar o desempenho do time de vendas e identificar o que precisa melhorar.

Métricas de desempenho – Indicadores-chave de desempenho (KPIs), como taxa de conversão, tempo médio de fechamento de vendas, satisfação do cliente, entre outras métricas para avaliar o sucesso das estratégias de vendas e marketing.

Veja abaixo uma tela de registro de interações com um Lead no RD Station CRM:

https://www.rdstation.com/wp-content/uploads/2022/09/9-historico.mp4

Como funciona um CRM Dashboard?

Um CRM Dashboard funciona coletando dados do seu sistema de CRM e apresentando-os de forma visual. O painel pode exibir gráficos, tabelas, mapas e outros tipos de visualizações para ajudá-lo a entender melhor os seus dados. 

Além disso, muitos dashboards permitem que você personalize os dados que deseja ver, focando no que é mais relevante e até urgente para o estágio em que seu negócio se encontra.

Quais os benefícios do CRM Dashboard?

Entender o que é, qual o objetivo e como funciona, já indica o que um CRM Dashboard pode proporcionar para a gestão de vendas da sua empresa. Mas tem mais na lista de benefícios. Confira:

  • Melhor visibilidade dos dados

Com um CRM Dashboard, você pode ver facilmente o desempenho do seu negócio em tempo real.

  • Tomada de decisão baseada em dados

Com acesso a dados precisos e atualizados, você pode tomar decisões mais bem embasadas.

  • Aumento da produtividade

Ao ter todas as informações necessárias em um só lugar, é possível economizar tempo e recursos.

  • Melhoria na satisfação do cliente

Ao entender melhor o comportamento e as necessidades dos seus clientes, a partir do que é apresentado no CRM Dashboard, você pode oferecer um atendimento mais personalizado e eficiente.

O que buscar em um CRM Dashboard?

Agora que você está convencido sobre a importância do CRM Dashboard (certo?), é hora de conferir um checklist para buscar a melhor opção para sua gestão. Lembre-se: o painel é parte do CRM. Então, o CRM Dashboard é um item importante na hora de contratar sua ferramenta de gestão de relacionamento com seus clientes.

Confira o checklist:

  • Ser intuitivo e fácil de navegar, mesmo para usuários que não são tecnicamente experientes;
  • Permitir que você personalize os dados que deseja ver e como eles são apresentados;
  • Ser capaz de se integrar facilmente com outros sistemas que você usa, como ferramentas de Email Marketing, plataformas de mídia social, etc.;
  • Se você tiver problemas ou perguntas, é importante que o fornecedor do dashboard ofereça suporte ao cliente de alta qualidade;
  • Ser capaz de acompanhar os indicadores-chave de desempenho (KPIs) que são mais relevantes para o seu negócio;
  • É crucial que o dashboard forneça dados atualizados em tempo real;
  • Oferecer recursos robustos de relatórios, permitindo que você crie relatórios personalizados com base em seus dados;
  • O fornecedor deve ter medidas rigorosas de segurança para proteger seus dados;
  • Ser capaz de escalar para atender às suas necessidades à medida que seu negócio cresce;
  • Caber no seu orçamento, considerando tanto os custos iniciais quanto os custos contínuos de manutenção e suporte.

Veja abaixo um exemplo de tela de relatório do RD Station CRM:

https://www.rdstation.com/wp-content/uploads/2022/09/12-relatorios.mp4

Como construir relatórios em um CRM Dashboard?

O relatório gerado a partir de um CRM Dashboard deve contar com os seguintes itens:

  1. Título do relatório: O título deve indicar claramente o que o relatório abrange.
  2. Período de tempo: Indique claramente o período de tempo que o relatório abrange.
  3. KPIs: Liste todos os KPIs que o relatório está rastreando.
  4. Dados: Apresente os dados de uma maneira fácil de entender. Use gráficos e tabelas para visualizar os dados.
  5. Análise: Inclua uma seção de análise que interpreta os dados e destaca as principais descobertas.
  6. Conclusões e ações recomendadas: Com base na análise, indique as conclusões tiradas e as ações recomendadas.

Passo a passo para construir um relatório em um CRM Dashboard

Construir relatórios em um CRM Dashboard pode parecer uma tarefa complexa, mas com as orientações corretas é possível dar conta da tarefa sem sustos. Veja um passo a passo para ajudá-lo no processo:

  • Passo 1: Defina seus KPIs

O primeiro passo para construir relatórios em um CRM Dashboard é definir os indicadores-chave de desempenho que você deseja acompanhar.

  • Passo 2: Selecione o período de tempo

Escolha o período de tempo para o qual deseja gerar o relatório. Isso pode ser diário, semanal, mensal, trimestral, anual ou qualquer outro intervalo que seja relevante para seu negócio.

  • Passo 3: Escolha o formato de visualização

Nessa etapa, você pode escolher entre gráficos de barras, de linhas ou de pizza, além de tabelas, mapas de calor, entre outros. A escolha do formato de visualização depende dos seus KPIs e de como você deseja apresentar os dados.

  • Passo 4: Crie relatórios automatizados

Muitos CRM Dashboards permitem que você crie relatórios automatizados, sendo atualizados automaticamente em tempo real. A seguir, saiba mais sobre o RD Station CRM, que oferece mais de 10 tipos de relatórios automatizados!

RD Station CRM: solução para gestão do seu time comercial

Entendeu não só a importância, mas como um CRM Dashboard é essencial para seu negócio? Então, que tal adotar uma ferramenta que ajuda sua empresa a implementar uma estratégia eficaz com a participação do seu time comercial? E, ainda, integrada com a sua estratégia de Marketing?

Essa ferramenta é o RD Station CRM, que serve para ajudar sua empresa a gerenciar e melhorar o relacionamento com os Leads. Veja abaixo um vídeo de demonstração:

A plataforma permite que você acompanhe todas as interações com os prospects, gerencie suas atividades de vendas e obtenha insights valiosos sobre o time comercial.

O RD Station CRM tem a capacidade de gerenciar contatos e negócios, acompanhar atividades de vendas, integrar-se com outras ferramentas de marketing, e gerar relatórios e análises detalhados.

E o melhor: é intuitivo e fácil de usar. Em poucas horas, você e seu time de vendas serão especialistas, sem a necessidade de horas de implementação. Deixe seu email abaixo para criar sua conta gratuita!

RD Station

Saiba como sua equipe de vendas trabalha com dados completos

Registre atividades e tarefas, nunca esqueça de fazer o follow-up das negociações e acompanhe o desempenho do seu time comercial na ferramenta de gestão de vendas escolhida por mais de 17 mil empresas brasileiras. Crie sua conta gratuita no RD Station CRM!

  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.
Resultados Digitais

Resultados Digitais

Veja também

Vendas
Livros de vendas: 20 obras para você se tornar um vendedor melhor
Vendas
Saiba o que é CRM, tipos, vantagens e cases de sucesso
Vendas
Saiba o que é Inbound Sales e conheça os benefícios desse modelo de vendas