Como qualificar seus Leads para gerar oportunidades de negócio

A geração de Leads é o começo de todo um processo rumo ao fechamento de vendas para o seu negócio. E o que vem depois? Como transformar esses Leads em vendas?

Jéssica Lipinski
Jéssica Lipinski18 de outubro de 2016
Curso PEACE: Metodologia para Gestão de Vendas

No Marketing Digital, fala-se muito sobre gerar Leads. De fato, a geração de Leads é o começo de todo um processo rumo ao fechamento de vendas para o seu negócio. Então, você deve estar se perguntando: e o que vem depois? Como transformar esses Leads em vendas?

Para dar continuidade ao processo, você precisa entender quais são os Leads que realmente têm chances de comprar com você, pois de nada adianta elaborar uma estratégia de geração de Leads se você não consegue fazer essa classificação.

Mas como qualificá-los de maneira correta?

Antes de tudo, é importante você entender que existem diferentes etapas de classificação, de acordo com a proximidade que o Lead está no processo de compra. A primeira etapa de qualificação, realizada pelo próprio marketing, é a de MQL (Marketing Qualified Leads, ou Leads Qualificados pelo Marketing), ou seja, os Leads que são classificados como potenciais clientes pelo próprio departamento de marketing e enviados para a equipe de vendas.

Uma vez passados para o time de vendas, esses Leads são novamente analisados. Os que são aceitos pelo departamento são chamados de SAL (Sales Accepted Leads ou Leads Aceitos por Vendas). Depois, esses Leads são avaliados novamente e os que são considerados próximos do momento de compra são chamados de OPPS (Oportunidades). E são essas oportunidades que devem ser abordadas para vendas.

Mas mesmo essa qualificação não é suficiente se você não tiver uma equipe preparada e eficiente, capaz de abordar os Leads de maneira assertiva para realizar vendas. Por isso, é necessário investir no time para fazer com que ele aumente seu sucesso.

Se você quiser saber passo a passo quais critérios deve utilizar para classificar os Leads em cada etapa, assista ao webinar “Gerei Leads, e agora?”. Neste webinar, Thiago Gabri, Sales General Manager da Resultados Digitais, explica como qualificar seus Leads para cada etapa do funil de compra e como preparar seu time para realizar as vendas de forma certeira.

Assista agora mesmo ao webinar clicando aqui.

qualificar leads
Jéssica Lipinski

Jéssica Lipinski

Quem escreveu este post

Jornalista e Tradutora. Trabalho com Marketing Digital desde 2014, e atualmente colaboro com a produção de conteúdo do blog e dos materiais educativos da Resultados Digitais.

Veja também

Vendas
Saiba tudo sobre força de vendas, desde o conceito até dicas de como melhorar a sua
Vendas
Pesquisa de satisfação: o que é, importância e como fazer
Vendas
O que é Service Level Agreement (SLA) e como implementar o acordo nas áreas de Marketing e Vendas da sua empresa