RD Summit 2023: saiba o que foi destaque no terceiro dia do evento

O RD Summit 2023 aconteceu nos dias 8, 9 e 10 de novembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Confira os principais conteúdos presentes no terceiro e último dia do evento.

Bruna Dourado
Bruna Dourado10 de novembro de 2023
Lançamento dos Panoramas de Vendas 2024

O RD Summit 2023 chega em seu terceiro e último dia com muito conteúdo, networking e atrações para o público. O evento aconteceu nos dias 8, 9 e 10 de novembro e marcou a chegada do Summit em São Paulo, no Expo Center Norte.

E para compartilhar um pouco dessa experiência com quem não pôde garantir a participação presencial, o RD Summit Live Show 2023 transmite entrevistas, bastidores do evento, sorteios e ofertas exclusivas.

Se você quer saber mais sobre alguns dos temas que foram destaque no terceiro dia do maior evento de Marketing, Vendas e Inovação da América Latina, continue lendo!

Martha Gabriel fala sobre como exercer o futurismo

Não dá para falar em futurismo no Brasil sem falar em Martha Gabriel. Ela é PhD, professora, autora best-seller e palestrante. Na plenária do RD Summit 2023, Martha falou sobre o desafio de se manter preparado e as habilidades necessárias para enxergar e analisar o futuro.

Segundo ela, não é mais suficiente estudar somente o passado, precisamos compreender e escolher futuros, no plural, já que são diversos os caminhos possíveis. “Somos bons em reagir, mas precisamos aprender a antecipar”, completa.

Ao estudar o futuro, combatemos o pensamento de curto prazo, mas como fazer isso? Martha Gabriel trouxe alguns conceitos e dicas no palco no Summit:

  • Futurismo: é a pesquisa de sinais de futuro por meio de métodos.
  • Sinais de futuro: são fatos específicos que causam a sensação de que o mundo mudou. Um exemplo é a notícia de um robô que está ocupando o cargo de CEOs de uma empresa.
  • Para liderar o futuro: enxergue o cenário e crie estratégias para o desafio por meio de três categorias fundamentais — pensamento crítico, adaptabilidade e humanidade.

Para a palestrante, o futuro cria o presente, e a ação do presente determina nosso futuro e legado. Ao pensar em um futuro ousado, podemos traçar futuros nas diferentes áreas nas quais atuamos. Por fim, destacou que o futuro se cria com colaboração e multidisciplinaridade.

Amanda Graciano desvenda o futuro da inovação e dos negócios

Amanda Graciano é LinkedIn Top Voice e referência em Inovação, além de conselheira do Pacto Global da ONU e Head de Relacionamento com Corporações na Fisher. Sua apresentação no último dia do RD Summit 2023 foi focada no futuro dos negócios.

É inevitável falar de futuro sem falar do que está acontecendo aqui e agora. Segundo Amanda, as coisas estão mudando e existem sinais, como:

  • as pessoas estão gastando mais com experiências;
  • sustentabilidade é uma pauta recorrente;
  • mais da metade do planeta está conectada à internet;
  • e estamos na época da economia compartilhada.

Para Amanda, tudo isso deveria estar impactando as estratégias das empresas. É preciso avaliar o que faz sentido nas novas tecnologias e transformações para cada negócio. “O futuro não será sobre trabalhar mais, mas trabalhar diferente”, completa.

No futuro, Amanda Graciano acredita que empresas inovadoras, ágeis e éticas vão liderar o mercado. “Estamos em uma época que não tem ‘ou’ — precisamos ser as três coisas ao mesmo tempo. As empresas que resistem às mudanças arriscam ficar para trás”. 

Por fim, algumas dicas foram compartilhadas com o público, entre elas:

  1. Inovar é simples: use o que você já tem, mesmo que não haja uma nova tecnologia. 
  2. Defina uma estratégia de inovação clara: não podemos ter medo de decidir e escolher. 
  3. Estabeleça parcerias estratégicas: outros negócios podem crescer com a gente. “Não é sobre competir, é sobre cooperar”.
  4. Descubra outras formas de se reinventar: na próxima vez que ouvir “a gente sempre fez assim”, questione quais são as outras possibilidades.
  5. Olhe para as pessoas: treine o seu olhar e entenda as pessoas e suas necessidades.

Chris Yeh fala sobre escalabilidade e uso de IA nos negócios

Além de mentor e sócio fundador da Blitzscaling Ventures, Chris Yeh é escritor e co-autor do best-seller Blitzscaling. O livro explica como construir empresas que crescem e escalam seus negócios em tempo recorde, assunto que levou para a plenária do RD Summit 2023.

Para Chris, às vezes, o maior risco é não correr risco o suficiente. Blitzscaling é a busca por crescimento rápido com base na priorização da velocidade acima da eficiência, em face das incertezas. Mas nem todas as empresas conseguem aplicar essa estratégia.

A seguir, confira os elementos essenciais e necessários para aplicar o Blitzscaling nas empresas.

Elementos essenciais

  • Distribuição escalável, que possa aproveitar grandes redes já pré-existentes ou capacidade de viralidade.
  • Mercados sem players dominantes ou cujo valor do produto aumenta à medida que mais usuários são adicionados.

Elementos necessários

  • Product-market fit, ou ajuste do produto ao mercado.
  • Dispor de um mercado grande ou em larga expansão.
  • Ter margens de lucro bruto altas.
  • Possibilidade de escalabilidade operacional e organizacional.

Chris Yeh também falou sobre a Inteligência Artificial, que deve trazer uma mudança para o mundo comparável à 3ª Revolução Industrial. Na prática, com a IA, é possível criar valor e amplificar a produtividade. “IA é sobre amplificação, não redução de custos”, completa.

Dado Schneider compartilha o futuro das gerações

Dado Schneider é pesquisador, palestrante, professor e mestre doutor, além de ter trabalhado nas principais agências de propaganda do país, como MPM, Ogilvy e DM9. Em um dos palcos do RD Summit 2023, ele chegou com uma palestra disruptiva sobre as mudanças da sociedade e os contrapontos das gerações.

O palestrante passou pelas gerações Baby Boomers, X, Millennials (ou Y) e Z. Mas a novidade veio com a geração IA. Eles representam os jovens do futuro, que estão nascendo em um mundo no qual a Inteligência Artificial foi popularizada.

O RD Summit 2023 aconteceu nos dias 8, 9 e 10 de novembro, no

Dado também constrói a narrativa passando pelo futuro de cada uma dessas gerações, de acordo com a votação da plateia.

O público escolheu saber sobre as más notícias do futuro dos jovens e Dado trouxe informações relevantes sobre cada uma das gerações:

  • Geração IA: por conta da relação com a tecnologia, pode ficar apartada do convívio social.
  • Geração Z: é considerada a mais frágil e tem dificuldades para se adaptar às formas atuais de trabalho.
  • Millenials: geração sanduíche, lida com as diferenças da geração Z e dos Baby Boomers.
  • Baby Boomers: se não se digitalizaram minimamente, também estarão apartados do convívio social.
  • Geração X: está quase sempre fora da conversa.

Segundo Dado Schneider, vivemos duas eras simultaneamente e “estamos na adolescência do futuro do trabalho”. 

Pedro Alvim comenta a transformação de avatares em creators

Pedro Alvim é gerente de Redes Sociais e Marketing de Influência do Magalu. Foi responsável por estabelecer a Lu do Magalu como influenciadora virtual mais seguida no mundo e compartilhou mais sobre o tema com o público do RD Summit 2023. 

Começando pela tecnologia por trás dos avatares, Pedro mostrou como a Inteligência Artificial está facilitando a criação de conteúdo. Com ela, o criador não precisa sequer aparecer.

Ainda segundo Pedro, o debate em pauta é como essa dinâmica irá impactar o mercado. As novas tecnologias permitirão a criação de um conteúdo cada vez mais original ou farão com que os conteúdos fiquem todos iguais?

“Fato é que a inteligência artificial vai fazer os avatares estarem mais presentes no nosso dia a dia. Eles vão fazer parte da Creators Economy e não apenas do Marketing de Influência”, completa.

O RD Summit volta a São Paulo em 2024

O RD Summit já tem a próxima edição confirmada e volta a acontecer no Expo Center Norte, em São Paulo, nos dias 6, 7 e 8 de novembro de 2024.

A edição deste ano bateu recorde de público, contando com 20 mil participantes, além de nove trilhas e 200 horas de conteúdo. Foram 160 palestrantes, que compartilharam conhecimento e insights sobre Marketing, Vendas, Inovação e Tecnologia.

O RD Summit Live Show 2023 também foi destaque, reunindo o público que não pôde comparecer ao evento presencialmente. A cobertura ao vivo compartilhou mais de 50 entrevistas com palestrantes do Summit, além de debates, sorteios, ofertas exclusivas e a transmissão de algumas palestras.

Bruna Dourado

Bruna Dourado

Quem escreveu este post

Bruna Dourado é Produtora de Conteúdo na RD Station. Formada em Publicidade e Propaganda, com Pós-Graduação em Marketing e Growth e mais de 8 anos de experiência no Marketing Digital, em empresas de Tecnologia, Inovação e Marketing.

Veja também

Notícias
Pequena Lo fala sobre sua trajetória e dá dicas para redes sociais no RD Summit Live Show
Notícias
RD Summit 2023: confira o resumo e principais insights do primeiro dia do evento
Notícias
Websérie da RD permite fazer benchmarking com empresas de sucesso