RD Summit 2023: fique por dentro das principais palestras do segundo dia do evento

O segundo dia do RD Summit 2023 trouxe dicas de Marketing e Vendas, além das tendências do mercado. Confira os conteúdos que foram destaque no evento, realizado no Expô Center Norte, em São Paulo.

Bruna Dourado
Bruna Dourado9 de novembro de 2023
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

O segundo dia do RD Summit 2023 trouxe muito conhecimento para o Expo Center Norte, em São Paulo. No dia 9 de novembro, nomes como João Branco, Galileu Nogueira, Natalia Beauty e Renata Centurión subiram nos palcos do evento para compartilhar cases de sucesso e dicas de Marketing e Vendas.

O RD Summit 2023 já reuniu mais de 15 mil pessoas e é o maior evento de Marketing, Vendas e Inovação da América Latina. E quem não garantiu o ingresso para comparecer presencialmente tem a opção de se inscrever gratuitamente no RD Summit Live Show 2023, para acompanhar o evento de casa. 

No Live Show, os inscritos podem acompanhar entrevistas com os palestrantes do RD Summit, participar de sorteios e aproveitar ofertas exclusivas com o público, além de assistir a algumas palestras transmitidas na plataforma.

Agora, você vai saber mais sobre os principais conteúdos do segundo dia do RD Summit 2023!

Marylou Tyler fala sobre o impacto da COVID no mercado de Marketing e Vendas

Que a COVID-19 trouxe muitas mudanças para nossa vida, a gente já sabe. Mas a palestrante Marylou Tyler trouxe mais detalhes sobre como a pandemia afetou o mercado e como continuar trazendo soluções para os problemas dos clientes.

Marylou Tyler é CEO da Strategic Pipeline e Advisor de Revenue Growth. Tem 35 anos de experiência aplicando analytics avançado para o sucesso da previsão de receita de diversos negócios.

Na plenária do RD Summit 2023, Marylou trouxe as 6 melhores perguntas que devemos fazer pós-COVID. Ela se aprofundou em cada uma delas, trazendo recursos para a aplicação na prática, além de estudos de caso.

Confira as principais perguntas que as empresas devem se fazer nesse contexto:

  1. Servir: como podemos servir as pessoas e vender melhor? A mensagem que Marylou Tyler deixou é: “Será que estamos criando algo novo para as pessoas?”.
  2. Leads: como entender os leads? Após a COVID, as coisas estão mudando, as pessoas desejam conexão e não apenas informações. Por isso, é preciso entender melhor essa realidade. 
  3. Receita: como está o processo da receita previsível? É preciso entender o que não funciona mais quando falamos em funil de vendas. A dica aqui é ler o livro Receita Previsível, que Marylou escreveu em coautoria com Aaron Ross.
  4. Fluxo de trabalho: quais são as atividades mais importantes do seu dia? A Técnica Pomodoro é uma boa forma de avançar na rotina de prospecção de leads.
  5. Conversa: o que você diz? Com qual frequência? Para quem? Use o data driven conversation com a ajuda de Inteligências Artificiais. Aplique ao seu pipeline, sempre testando e mensurando os resultados.
  6. Rastreio: como é possível analisar tudo isso? Precisamos verificar os processos e analisar as principais métricas para dobrar conversões de vendas.

Carolina Piber, da Meta, mostra o poder do WhatsApp

A Diretora LATAM de Small Business Group da Meta, Carolina Piber, trouxe para o RD Summit 2023 uma palestra sobre o poder do WhatsApp para pequenas e médias empresas. O objetivo foi mostrar como maximizar o potencial de negócios utilizando ferramentas conversacionais.

Seguro Carolina, “a nova era de engajamento com cliente é agora”. O WhatsApp é onde as pequenas empresas e consumidores se encontram e precisa entrar em toda a jornada de compra do cliente.

Confira os principais pontos da apresentação sobre o emprego do WhatsApp nos negócios:

  • Rapidez e eficiência: o WhatsApp abrange diferentes partes do ciclo de compras, garantindo rapidez para atender um grande volume de clientes.
  • Resultados: oferece taxas superiores aos canais tradicionais.
  • Ecossistema: a ferramenta tem um ecossistema completo, para consumidores, MEIs e negócios, por meio do aplicativo, do WhatsApp Business e do WhatsApp API.
  • Funções: o WhatsApp pode gerar leads, por meio do compartilhamento de fotos, PDFs e produtos; mas também gera vendas, por meio de links de produtos.

Carolina também orientou sobre como atender prospects e clientes. Primeiro, ela recomenda o envio de uma mensagem de saudação, com informações relevantes. Também é possível usar mensagens de ausência e aproveitar o recurso de respostas rápidas.

Os anúncios de clique para o WhatsApp também são uma boa oportunidade. Neles, é possível incluir elementos visuais que remetem à ferramenta, já que a conversa irá continuar por meio dela. Use chamas para a ação nas primeiras linhas da legenda e dentro da imagem. Assim, é possível aumentar as conversões.

João Branco ensina o novo Marketing

João Branco, ex-CMO do McDonald’s, trouxe uma palestra inédita para o RD Summit 2023. Neste ano, ele lançou o livro Desmarketize-se: O novo Marketing não parece Marketing e trouxe o tema para a plenária. 

Segundo João, o maior erro de Marketing é fazer Marketing demais. Durante muito tempo, o McDonald's insistiu em fazer campanhas que já não conversavam com seu público. O  resultado era que as pessoas acabavam optando por fast-foods que se comunicavam de forma jovem, espontânea e próxima da realidade dos consumidores.

Existe toda uma geração que está pagando para não ter Marketing. Eles pagam Spotify para não ouvir propaganda, pagam Netflix para não ver anúncios”, completou João Branco.

E como fazemos o novo Marketing? João Branco traz algumas dicas para profissionais que querem transformar marcas e servir as pessoas:

  • Dica 1: constância, consistência e coerência, tenha um constância na identidade da sua marca.
  • Dica 2: marcas também choram. Por isso, seja sincero e honesto, a imperfeição irá aproximar sua marca do público.
  • Dica 3: sua marca deve ser uma amiga, não um carro de pamonha. “O que você faz pela vida do seu cliente que ninguém mais pode fazer?”.

Para João Branco, mostrar que você se importa é a melhor estratégia de Marketing. E quando fazemos isso por nossos clientes eles percebem.

Vinicius Gambeta compartilha métodos para não ficar sem ideias

Idealizador e Head de Conteúdo da Agência de Bolso, Vinicius Gambeta palestrou no segundo dia de RD Summit 2023 para falar sobre métodos de ideação e como nunca mais ficar sem ideias.

Na palestra, Gambeta mostrou como utilizar técnicas que parecem simples, mas ajudam a sistematizar a criatividade. E o melhor: sem depender dos tais momentos de inspiração.

Ele utilizou exemplos lúdicos e referências da vida real para ilustrar seus métodos. Também, mostrou como usou a técnica da limitação para construir a própria palestra.

A seguir, confira os 7 métodos de ideação baseados em estudos e prática compartilhados por Gambeta no palco do evento:

  • Substituição: um exemplo é a lata da Coca-Cola, que trocou o nome da marca pelo nome de pessoas, incentivando as compras.
  • Combinação: combinar conceitos diferentes pode gerar novos conceitos.
  • Reorganização: reorganizar conceitos e elementos possibilita ter ideias melhores. 
  • Incubação: deixar uma ideia “dormir”, para só depois voltar nela pode ajudar a evoluir o conceito.
  • Aceitação: é preciso aceitar a ideia do outro, deixar fluir. No processo criativo não existe ideia ruim.
  • “Cavar” as ideias: anotar ao máximo tudo que vier sobre um mesmo tema é uma boa prática. Afinal, os primeiros itens são sempre mais comuns e os últimos mais inusitados.
  • Limitação: a restrição nos ajuda a ter boas ideias. Temos um universo de possibilidades, por isso é importante escolher uma direção a seguir.

Durante a palestra, Vinicius Gambeta também fala sobre a importância de perceber algo que não havia sido percebido antes e transformá-lo, sem julgamentos. “Será que você não é criativo mesmo ou só está parando nas primeiras ideias?”, completa.

André Siqueira relembra sua trajetória e traz dicas de Marketing

Outro nome que subiu no palco da plenária no dia 9 de novembro foi André Siqueira, cofundador da RD Station e autor do best seller Máquina de Aquisição de Clientes. 

Ele relembrou sua história e citou nomes como Piangers, Boca Rosa, André Kiso, Vitor Peçanha e Pedro Sobral, que já passaram pelo evento. Tudo isso para mostrar como é importante se destacar e como o compartilhamento de experiências demonstra valor para o público.

Alguns assuntos que são tendência no Marketing também fizeram parte da apresentação, entre eles:

  • Creators Economy: é importante falar a linguagem do público, seguir produzindo conteúdo e trazer um ângulo novo.
  • Inteligência Artificial: as IAs chegaram para complementar e tornar nosso trabalho mais eficiente.
  • Conteúdo: ninguém consegue entregar sempre o melhor conteúdo, mas a forma como o conteúdo é feito faz a diferença.

André Siqueira também falou sobre a importância do hábito e como pegar carona nesse conceito pode ajudar a entregar a coisa certa. Por exemplo, a maioria das pessoas abrem suas caixas de e-mail várias vezes ao dia, como se destacar nesse canal?

Inbound Marketing era sobre ser encontrado. Hoje, é sobre ser inesquecível”, compartilhou André Siqueira.

Ross Simmonds fala IA e o mercado de conteúdo

Ross Simmonds é Founder & CEO da Foundation Marketing, agência americana especialista em conteúdo para empresas B2B. Ele foi keynote do segundo dia do RD Summit 2023 e entregou para o público uma palestra incrível sobre a evolução do conteúdo e o futuro da indústria.

Em um contexto em que alguns profissionais estão incertos sobre o futuro do Marketing de Conteúdo, Ross trouxe alguns direcionamentos para mostrar o melhor caminho. A começar pelos dados recentes, que mostram como as Inteligências Artificiais geram resultados e ajudam a economizar dinheiro, otimizando estratégias.

Neste sentido, é importante abraçar o modelo de crescimento de conteúdo com a ajuda da IA. Para isso, pesquise, crie, distribua e otimize. As possibilidades são infinitas!

Ross Simmonds também trouxe dicas de como usar IAs para pesquisar e criar conteúdo:

  • IAs como o ChatGPT ajudam a analisar relatórios e documentos extensos.
  • O Google não irá penalizar conteúdo criado por IA, desde que tenha qualidade.
  • Ao criar um conteúdo, procure sempre educar, engajar, entreter e empoderar o público.
  • Explore as IAs para criar diversos formatos, como textos, imagens, vídeos e áudios.

Desafie suas crenças, abrace os experimentos”, repete Ross. A mensagem final que fica para o mercado é a de dominar os fundamentos da produção de conteúdo e utilizar a IA como parceira no ganho de eficiência e agilidade. Se você está acima da média do mercado, a IA não irá te substituir.

O RD Summit Live Show continua no dia 10 de novembro

O último dia do RD Summit Live Show 2023 também chega recheado de conteúdo para o público que acompanha o evento online.

Vamos receber no estúdio do Live Show nomes conhecidos do mercado, como Amanda Graciano, Dado Schneider, Pedro Alvim, Marcos Piangers e Fred Bruno. E quem acompanhar a transmissão também vai poder assistir à palestra completa de Leandro Ladeira: Aplicando IA em Marketing e Vendas.


Inscreva-se gratuitamente e aproveite o último dia do RD Summit Live Show 2023!

Bruna Dourado

Bruna Dourado

Quem escreveu este post

Produtora de Conteúdo na RD Station. Formada em Publicidade e Propaganda, com Pós-Graduação em Marketing e Growth e mais de 7 anos de experiência no Marketing Digital, em empresas de tecnologia, inovação e marketing.

Veja também

Notícias
Panoramas de Marketing e Vendas: evento da RD Station traz os dados que revelam as principais tendências no Brasil
Notícias
Minha história com o RD Summit: conheça a experiência de três participantes do evento
Notícias
Notícias da Semana: como as big techs estão tentando ajudar