8 razões para monitorar a sua marca na Internet

André Siqueira
André Siqueira5 de agosto de 2010
Lançamento dos Panoramas de Vendas 2024
monitoramento

Já comentamos anteriormente que nas mídias sociais o responsável por falar é o usuário. É ele quem elogia, critica, indica e analisa. Esse boca a boca em grandes proporções influencia diretamente suas vendas e isso ocorre quer você queira ou não. Apesar disso, a empresa não deve simplesmente se sentir impotente e se conformar. É possível agir e tirar proveito das novas mídias. Para isso ocorrer, um bom monitoramento na Internet é um ótimo ponto de partida.

Monitorar é, em essência, aproveitar as inúmeras dicas que as pessoas dão para a sua empresa todos os dias. Por monitorar entende-se ouvir atentamente a clientes, potenciais clientes, concorrentes, clientes dos seus concorrentes e pessoas que têm grande influência no seu mercado.

São diversos os motivos para monitorar as redes sociais. Falaremos sobre oito deles aqui:

Habituar-se às redes sociais – Cada rede social tem seus pequenos costumes e regras, tanto explícitas quanto implícitas. Monitorar redes sociais com frequência faz com que você perceba melhor esses costumes e se habitue a essas redes, podendo assim aplicar o conhecimento às práticas da sua empresa.

Receber comentários, críticas e sugestões – É importante ver qual é a situação da sua empresa do ponto de vista do cliente. Ouvir se eles estão falando sobre a marca e o que é que estão falando, se sua empresa e seus produtos estão agradando ou não. Assim, pode-se identificar quais estratégias estão funcionando bem e quais ainda precisam ser melhoradas.

Atender os clientes - Você pode interagir com as pessoas que falam sobre a sua empresa respondendo a dúvidas, agradecendo a elogios ou apresentando soluções para as críticas. É possível também interagir com clientes em potencial que falam sobre necessidades relacionadas ao seu produto.

Identificar os fãs da marca – O monitoramento permite a identificação dos verdadeiros "evangelizadores" da marca, aqueles que espalham a mensagem e são fiéis defensores. É importante manter os evangelizadores mais próximos de você, cultivar o relacionamento e dar mais munição para eles falarem bem da sua empresa.

Relacionar-se com os experts do mercado – Antes de se aproximar e ganhar respeito dos experts e pessoas influentes do mercado, é essencial conhecê-los. É importante saber sobre o que eles falam e quais são os pontos de vista que eles defendem.

Identificar oportunidades de mercado – Com o monitoramento, é possível identificar pontos em que seu concorrente deixa a desejar, bem como motivos pelos quais as pessoas acabam não comprando seu produto. Dessa forma você pode melhorar sua oferta e conquistar mais mercado.

Evitar crises – Muitos dos problemas da sua empresa podem ser identificados rapidamente nas mídias sociais. Sabendo deles desde o princípio é possível, como diz o ditado, “matar a cobra no ninho”. A empresa investe na correção do problema antes que ele seja amplamente divulgado e ocasione uma imagem ruim.

Aprender – Monitorar assuntos relacionados à sua empresa pode te ensinar a fazer melhor seu trabalho. Você vai sempre estar atualizado de novas práticas na área, encontrar artigos de especialistas do mercado, sugestões e recomendações.

André Siqueira

André Siqueira

Quem escreveu este post

Co-fundador da Resultados Digitais, líder de automação de Marketing na América Latina e nos 8 primeiros anos da empresa liderou a criação e escalada da área de Marketing, tida como referência no Brasil. Do Marketing partiu para uma nova unidade de negócios, focada no desenvolvimento de um produto de educação. Pela RD se tornou também Empreendedor Endeavor e recebeu os prêmios de Empreendedores do Ano pela Endeavor (2017) e pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios na categoria serviços (2015). Também foi eleito um dos Forbes Under30 em 2019. Formado em administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, foi professor de marketing digital na pós gradução da PUC RS, Be Academy, Estácio (SC) e Sustentare. Também foi eleito o profissional do ano em Inbound Marketing três vezes consecutivas pelo Prêmio Digitalks (2016, 2017 e 2018).

Veja também

Notícias
Jacco VanderKooij apresenta uma nova abordagem de vendas e mostra como não ser “chato” ao vender #RDSummit
Notícias
Customer Service Week: como funciona a área de CS Partners da RD
Notícias
ARTIGO: “Pretos no topo”? A falta de representatividade nos cargos de liderança