Marketing Day 2023 vai falar sobre métricas e o poder dos dados em Marketing e Vendas

Evento online da RD Station que celebra os profissionais de Marketing acontece no dia 11 de maio, com transmissão ao vivo e gratuita a partir das 14h

Bruno Volpato
Bruno Volpato25 de abril de 2023
Panoramas de Marketing e Vendas 2024

Desbloqueie o poder dos dados para o sucesso de Marketing e Vendas”: mais que um tema, esse é o objetivo da 5ª edição do Marketing Day 2023. O evento online da RD Station que celebra os profissionais de Marketing já é uma tradição no calendário da internet brasileira e, neste ano, vai focar em métricas.

Isso porque o grande diferencial do Marketing Digital é a possibilidade de se medir tudo: uma infinidade de métricas, dados e análises disponíveis, milhares de oportunidades de investigação e testes.

É aí que reside o maior desafio do profissional do Marketing: em meio a um oceano de números, para onde olhar? O Marketing Day 2023 quer ajudar a responder perguntas como estas:

  • Quais métricas de fato valem a pena acompanhar? 
  • Como transformar os dados em informações e insights que realmente podem guiar a operação para melhorar cada vez mais?
  • E o mais importante de tudo, como fazer as análises certas para comprovar o sucesso da estratégia?

Para isso, vamos compartilhar experiências e melhores práticas em relação à análise e interpretação de dados. Convidamos palestrantes que vão trazer seu conhecimento para capacitar você a aproveitar ao máximo todo o poder que os dados oferecem.

Neste post, vou contar tudo sobre o evento, incluindo a programação, os temas, os convidados e os prêmios que você pode ganhar fazendo indicações! Ao final, ainda trazemos uma seção de Perguntas e Respostas com nossos convidados. Mas se já quiser garantir o seu lugar, é só clicar no banner abaixo.

Inscreva-se no Marketing Day 2023

Marketing Day 2023: Desbloqueie o poder dos dados para o sucesso de Marketing e Vendas

Os dados são a base do sucesso de Marketing e Vendas. É possível agregá-los e separá-los, isolar um contexto ou campanha, avaliar parâmetros, canais ou histórico, acompanhar absolutamente tudo e identificar oportunidades de melhoria em cada detalhe da operação.

Tudo isso é incrível e maravilhoso, mas para muitas empresas o desafio ainda está em coisas mais simples, como ter metas claras e entender como alcançá-las, tendo previsibilidade. Ou mesmo provar o retorno sobre o investimento feito em marketing, olhando os números de vendas.

Foi pensando nessas e em outras dores de lideranças de Marketing e Vendas que optamos por falar de métricas no Marketing Day 2023. Como diz o tema, vamos ajudar a desbloquear a sua capacidade de tomar decisões estratégicas com base em dados.

A transmissão será no dia 11 de maio, das 14 às 18h. Se você já estiver com a agenda cheia nesse dia, não deixe de se inscrever, pois a gravação fica disponível para ser vista a qualquer momento. 

Quer conhecer os temas e os palestrantes? Continue lendo o post!

Quais serão os temas debatidos no Marketing Day 2023?

O foco dos nossos webinars é sempre no conteúdo, e no Marketing Day 2023 não seria diferente! Com o grande tema de dados definido, partimos para a definição dos assuntos de cada um dos blocos principais, em que nossos convidados debatem.

E além dessas conversas mais longas, teremos mini blocos entre elas. Eles contarão com dicas de lideranças da RD Station para você fazer análises melhores, compartilhando como atuamos aqui no nosso dia a dia.

Nesta edição, teremos 5 grandes blocos temáticos, que ficaram assim:

1. Desbravando as métricas de Marketing e Vendas: como definir objetivos e escolher as métricas certas?

Abrindo o Marketing Day 2023, os palestrantes vão abordar a importância de definir objetivos claros e precisos e escolher as métricas certas para acompanhar o desempenho das campanhas. 

Serão apresentados exemplos de como escolher as métricas certas de acordo com o tipo de campanha e público-alvo, além de mostrar como essas métricas podem ser utilizadas para medir o sucesso da estratégia. 

Também serão discutidas as melhores práticas para definir metas alcançáveis.

2. Coleta e análise de dados: como extrair insights e otimizar a estratégia de Marketing até Vendas

Dando continuidade ao evento, vamos explorar técnicas para coletar e analisar dados de campanhas de Marketing e Vendas, trazendo os insumos que o CRM pode dar para ter mais inteligência na operação. 

Serão apresentados exemplos práticos de como extrair insights valiosos dos dados coletados, incluindo a integração de ferramentas de análise e automação para obter resultados mais precisos e ágeis.

3. Análise de dados avançada: como usar ferramentas e técnicas na prática

Aqui, os palestrantes vão aprofundar as técnicas de análise de dados para Marketing e Vendas, apresentando as novidades das ferramentas RD Station que surgiram a partir de indicações das necessidades dos times atualmente. 

Serão apresentados exemplos práticos de como usar essas ferramentas para otimizar campanhas, além de mostrar como elas são essenciais para aprimorar o processo de tomada de decisão.

Tela do BI do RD Station Marketing

4. Como aplicar as análises em Vendas e Marketing: estudos de caso e exemplos práticos

Também teremos cases no Marketing Day 2023! Neste bloco serão apresentados estudos de caso e exemplos práticos de como as análises de dados foram aplicadas com sucesso em campanhas de Marketing e Vendas. 

Os convidados vão mostrar como as análises foram usadas para escolha de canais de divulgação, personalização de conteúdo e outras estratégias que geraram resultados positivos. Serão apresentados casos de diferentes setores e tamanhos de empresas.

5. Maximize seu ROI: torne suas métricas aliadas na geração de receita

Encerrando o dia em grande estilo, vamos explorar a importância de aproveitar o poder das métricas para impulsionar o retorno sobre o investimento (ROI). Você vai saber como fazer isso não só olhando para as campanhas de Marketing, mas também para a qualidade dos contatos que chegam até o time de Vendas. 

E ainda vamos discutir como o acompanhamento constante das métricas pode ajudar a identificar oportunidades de otimização, como aprimorar a segmentação de público-alvo e aperfeiçoar a conversão de interesse em aquisição de novos produtos e serviços.

RD Station

Marketing Digital na prática e sem enrolação

Mais de 200 mil pessoas já se desenvolveram com os cursos da RD University.

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Quem vai participar do Marketing Day 2023

Para a edição 2023 do Marketing Day, convidamos pessoas que têm experiência para dividir sobre maximização de receitas com dados e métricas para Marketing e Vendas, além de poderem ensinar você a tomar decisões estratégicas com base em dados objetivos, identificando oportunidades de melhoria na estratégia de Marketing.

Veja os nomes já confirmados para o nosso evento:

Teremos também a participação de profissionais da RD Station, de diversas áreas:

Curtiu os nomes? Então corre lá na página oficial do Marketing Day 2023 para garantir o seu lugar e ver essa turma toda falando de métricas e dados para o seu negócio!

Participantes do Marketing Day 2023

Perguntas e Respostas com participantes do evento

Como aquecimento para o Marketing Day 2023, mandamos algumas perguntas para os participantes do evento. São questões relacionadas, naturalmente, a métricas e dados. Confira:

Quais métricas você considera essenciais para um relatório de Marketing e Vendas?

"Do topo ao fundo do funil de vendas e marketing, tão importante quanto a coleta de informações, é saber entender o que elas revelam. Cada negócio possui o seu ecossistema e o que irá determinar o caminho é a análise de dados. A métrica que considero mais importante para a tomada de decisão são as taxas de conversões em venda e o ROAS/ROI. A conversão vai determinar se continuo com a ação desenhada ou se mudo a rota. ROAS/ROI irá medir o lucro que é gerado a partir da minha estratégia." - Eduardo Menezes

Qual métrica todo profissional de Marketing Digital precisa avaliar e com qual frequência?

"Uma métrica sozinha não representa um contexto. Por exemplo: um CAC de 200 reais pode ser bom ou ruim dependendo de outros fatores. É importante que os profissionais entendam como as taxas de conversão de lead para oportunidades e de oportunidades para vendas afetam o negócio, levando em conta não apenas essas taxas, mas também o ticket médio do produto. Quando o profissional de marketing compreende o CPL e o CPO ideal para aquela empresa, tudo fica mais fluido. Cada estágio possui uma métrica e o ideal é realizar esse levantamento de métricas com base em OKRs" - Rafaela Rolemberg

"ROI. Porque os esforços que você gerar, sejam eles de conteúdo ou mídia paga, precisam reverter em receita positiva. Num cenário cheio de incertezas e cada vez mais competitividade, manter o investimento de mídia paga e ações de conteúdo patrocinados equilibrado com os resultados efetivos de negócio é essencial para a saudabilidade da empresa. Caso o ciclo do produto seja muito longo ou os processos internos muito complexos impedem de acompanhar o ROI por campanha, acredito que a taxa de conversão é mais fácil de trakear e menos complexa de entender para profissionais mais juniores." - Taísa Silveira

Qual é a sua dica pra que o time todo esteja engajado com as métricas que importam?

"Trabalhar com Marketing Digital é estar sempre se reinventando, pois as mudanças acontecem muito rápido. Vejo que o maior desafio das lideranças hoje é dar cada vez mais foco para os times, por isso a leitura dos dados da operação precisa ser uma rotina conjunta e inegociável. E uma dica legal é dar visibilidade para métricas e indicadores que estejam mais ligados às entregas de cada colaborador(a), para que seja perceptível o quanto o trabalho diário está ajudando a mudar o patamar do negócio." - Fernanda Lima

Qual é o maior erro que os profissionais de Marketing e Vendas cometem na hora de analisar dados?

"Acredito que o maior erro é analisar os dados de forma superficial quando precisamos tomar decisões estratégicas para melhorar os resultados. É importante ter a capacidade de aprofundar as análises para encontrar os insights mais efetivos. Por exemplo: é fácil identificar que uma Landing Page específica teve queda na geração de Leads e na taxa de conversão de um mês para o outro, mas sem aprofundar o olhar nesses dados fica difícil identificar o real motivo do problema. Muitos profissionais já querem agir e tomar atitudes como mudar o conteúdo da página ou as perguntas dos formulário, mas ao buscar as respostas para o que de fato gerou essa queda e olhar para os resultados por cada canal de conversão, daria para identificar que na verdade uma campanha de mídia paga foi interrompida e reduziu o número de Leads gerados no período. Nesse caso, bastava reativar a campanha para voltar a alavancar os resultados." - Jonatan Rodrigues

"Começar a fazer uma análise sem um objetivo ou uma hipótese clara para usar os dados para validar ou invalidar a questão. A maioria dos dados não vão ser úteis para resolver o seu problema em questão e pode fazer você se perder em um mar de dados. Armadilha do tentativa e erro: 1) várias iterações; 2) mudança de escopo e trabalho no meio do caminho; 3) maior tempo gasto; 4) diferença de expectativa entre o executor e os stakeholders, com dados inconsistentes ou premissas não alinhadas." - Thiago Rocha

Qual métrica de Marketing e Vendas realmente muda o jogo e melhora os resultados de uma empresa?

"Não é uma métrica em si, mas o que sinto que realmente muda o jogo é quando as empresas passam a acompanhar as suas taxas de conversão tanto do funil de Marketing quanto do funil de Vendas. Muitas vezes os times acabam olhando somente para o número de oportunidades geradas, ou para MQLs, o que é um indicador básico, e acabam esquecendo de olhar o tanto de esforço que teve que ser feito para chegar até esse número, e que poderia ser menor com otimizações simples." - Gabriela Rech

"É o clássico ROI, que parece algo simples, mas é importante demais para sabermos se todo o investimento feito em ambas as áreas trouxe o retorno desejado para a empresa. E como métricas táticas, para acompanhamento, sempre vejo a taxa de conversão das campanhas, taxa de conversão de opp para venda, valor investido X valor de receita da campanha, CPL, CPA e outras métricas de apoio acordo com o canal usado para divugação" - Rodrigo Costa

Inscreva-se no Marketing Day 2023, faça indicações e ganhe prêmios

E aí, gostou das atrações do Marketing Day 2023? Eu tenho certeza que sim, mas só para garantir, deixa eu te dizer que você ainda pode ganhar prêmios incríveis ao participar! Sim, basta convidar amigos e colegas pelo nosso programa de indicações para receber recompensas bem legais.

A pessoa que mais indicar até o dia do evento vai ganhar um ingresso 3 day pass para o RD Summit 2023, uma Alexa Echo Dot 4ª Geração e uma mentoria com o diretor de Marketing da RD Station, Robinson Friede.

Agora sim eu tenho absoluta certeza que você vai clicar no banner abaixo, fazer a sua inscrição e já começar a indicar para ganhar os melhores prêmios! Vamos desbloquear o poder dos dados para o sucesso de Marketing e Vendas? Bora!

Inscreva-se no Marketing Day 2023 RD
Bruno Volpato

Bruno Volpato

Quem escreveu este post

Jornalista com mais de 10 anos de experiência em portais de notícias, blogs, assessoria de imprensa e redes sociais.

Veja também

Notícias
#Hostel: Miguel Falabella compartilha sua receita de 10 passos para viver no mundo que se transforma a cada dia
Notícias
Notícias da Semana: o algoritmo que soube antes do coronavírus
Notícias
Digital Conference traz 70 palestras gratuitas em 5 dias