Facebook Ads com menos segmentações: dados de terceiros, como Serasa, não poderão mais ser usados

Crise de imagem força a empresa a tomar medidas como esta, que levará seis meses para ser colocada em prática

Bruno Volpato
Bruno Volpato29 de março de 2018
Panoramas de Marketing e Vendas 2024

Em vez de ler, que tal ouvir a notícia? Experimente no player abaixo:

Em um breve comunicado no seu blog de notícias, o Facebook anunciou que vai cortar a Partner Categories das possibilidades de anúncios.

A medida é mais uma resposta da rede social às duras críticas que vem recebendo após as denúncias envolvendo a empresa Cambridge Analytics e a suposta manipulação de eleitores nos Estados Unidos e Reino Unido. Leia o que diz o texto:

Queremos que os anunciantes saibam que vamos encerrar a Partner Categories. Esse produto permite que provedores de dados de terceiros ofereçam suas segmentações diretamente no Facebook. Apesar de ser uma prática comum no mercado, acreditamos que essa medida, que será colocada em prática nos próximos seis meses, vai aumentar a privacidade das pessoas no Facebook.

Na prática, isso quer dizer que anunciantes não poderão mais utilizar dados coletados por empresas especializadas para direcionar seus Facebook Ads.

No Brasil, o provedor mais conhecido é a Serasa Experian, que fornece informações de hábitos de compra de consumidores na internet.

Crise de imagem do Facebook

O Facebook vem enfrentando uma grande crise de imagem nos últimos meses, sendo acusado de interferir indiretamente no rumo de eleições pelo mundo.

O caso da Cambridge Analytica acabou jogando luz sobre seu modelo de negócio, que se apoia justamente na venda de anúncios altamente direcionados para que empresas possam conversar com seus clientes e consumidores em potencial.

Dessa forma, algumas medidas estão sendo tomadas para mitigar essas acusações e melhorar a imagem do Facebook perante a opinião pública mundial.

Também nesta semana, a rede social passou a deixar mais acessíveis as opções de controle de privacidade para seus usuários. Os usuários agora também podem acessar — e até excluir — com mais facilidade as informações pessoais que disponibilizaram.

Ainda posso anunciar no Facebook?

Mesmo com as mudanças, o Facebook continua oferecendo excelentes possibilidades para os negócios que querem alcançar, conversar e desenvolver relacionamentos duradouros com os usuários. Os anúncios permitem oferecer produtos e serviços que as pessoas estão procurando ou, até mesmo, nem sabiam que existiam.

O uso de provedores de dados de terceiros, pelo Partner Categories, era muito útil para pequenas empresas que ainda não haviam conseguido informações suficientes para fazer anúncios mais eficientes. Podemos concluir que a rede social avaliou que, no momento, é mais importante melhorar a impressão que seus usuários têm dela.

Respeitando as boas práticas, no entanto, não há motivos para você deixar de usar o Facebook Ads. Dê uma olhada no eBook Facebook Ads: o Guia Completo, que mostra como obter os melhores resultados com o uso da ferramenta.

eBook Facebook Ads: o guia completo

Descubra como criar campanhas no Facebook Ads e veja dicas comprovadas para aumentar suas conversões

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.
Bruno Volpato

Bruno Volpato

Quem escreveu este post

Jornalista com mais de 10 anos de experiência em portais de notícias, blogs, assessoria de imprensa e redes sociais.

Veja também

Notícias
Como conseguir clientes, fazer com que fiquem mais tempo, comprem mais e contem para os amigos! – Lincoln Murphy #RDSummit
Notícias
As 10 fotos mais incríveis do último dia do #RDSummit2019
Notícias
Painel Profissas no RD Hostel 2021: diversidade como sobrevivência de negócios