WhatsApp para empresas: o que é, qual a importância, como usar e quais as boas práticas

Com as relações cada vez mais digitais e conectadas, a comunicação eficaz com os clientes é fundamental para o sucesso de qualquer negócio

Resultados Digitais
Resultados Digitais3 de agosto de 2023
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

Quem já usa o WhatsApp para empresas consegue obter diferentes tipos de benefícios. Se esse é o seu caso, parabéns. Se ainda está em dúvidas em adotar o aplicativo no dia a dia do negócio, leia o que apresentamos a seguir.

Para começar, lembre-se: o WhatsApp é uma ferramenta poderosa para sua empresa, que pode ajudar a melhorar a comunicação e o relacionamento com os clientes. 

Com as práticas corretas, e atento à tendência que mostra o avanço do marketing conversacional, você pode usar o WhatsApp para empresas para aumentar a satisfação do cliente, melhorar a eficiência do negócio e, finalmente, aumentar vendas e lucratividade.

Continue lendo o post para saber como usar o aplicativo mais popular do Brasil de forma profissional na sua empresa.

O que é o WhatsApp para empresas?

O WhatsApp para empresas, também conhecido como WhatsApp Business, é uma versão do aplicativo de mensagens, líder em números de usuários no Brasil no ranking das redes sociais, projetada especificamente para pequenas e médias empresas. 

A versão “business” permite que as empresas criem um perfil comercial, onde podem compartilhar informações importantes, como endereço, descrição do negócio, horário de funcionamento e muito mais.

>> Leia também: WhatsApp Marketing: o que é e como fazer

Curso de WhatsApp RD University

Qual a importância de usar o WhatsApp para empresas?

Para entender por que o uso do WhatsApp para empresas é importante, basta conferir os principais benefícios que o aplicativo proporciona: 

Comunicação direta e instantânea

Você pode responder às perguntas e preocupações dos clientes em tempo real, o que pode melhorar significativamente a experiência do cliente e aumentar a satisfação com a sua empresa. A melhor forma de fazer isso é com ferramentas especializadas, como veremos a seguir.

Melhoria do atendimento ao cliente

Com o WhatsApp, o tradicional SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) ganha um novo significado e a empresa passa a atender às necessidades (e ansiedades) dos seus clientes de forma rápida e eficaz. Outra possibilidade é combinar o WhatsApp com o CRM, agilizando o processo comercial.

Eficiência e produtividade

O WhatsApp para empresas vem com uma série de recursos que economizam tempo e dinheiro, como mensagens automáticas e exibição de catálogo para o cliente encontrar e comprar o que procura, além do apoio de chatbots no atendimento.

Engajamento do cliente

Você pode usar o aplicativo para enviar atualizações, promoções e ofertas especiais, incentivando o cliente a interagir com a empresa e fechar negócio. Você pode, por exemplo, deixar mensagens de agradecimento prontas para o envio, fortalecendo relacionamentos.

  • Análise de Dados

O WhatsApp para empresas oferece ferramentas de análise de dados que ajudam a fornecer insights valiosos para suas estratégias de marketing e vendas. O ideal é conectar o aplicativo com uma ferramenta que oferece dados sobre toda a sua estratégia, como o RD Station Marketing.

Como usar o WhatsApp para empresas?

Para começar a usar o WhatsApp para empresas, você precisa baixar o aplicativo WhatsApp Business e criar um perfil comercial. 

A partir daí, você pode começar a adicionar informações sobre sua empresa e a se comunicar com seus clientes. 

Além disso, você também pode usar o WhatsApp API para integrar o WhatsApp com outras ferramentas de marketing e vendas, como o Facebook Ads.

Gere links para WhatsApp em instantes (e de graça!)

Com o Gerador de Link de WhatsApp, você cria seu link para inseri-lo em redes sociais ou demais canais e personaliza as mensagens. Tudo grátis, claro! ????

Boas práticas de uso do WhatsApp para empresas

Pronto para adotar o WhatsApp para empresas na gestão do seu negócio? Não faça antes de conferir nossa lista com 15 boas práticas para que o uso do aplicado seja eficaz na sua rotina:

  1. Crie um perfil comercial completo e atraente;
  2. Use mensagens automáticas para responder rapidamente aos clientes;
  3. Crie um catálogo de produtos para mostrar seus produtos ou serviços;
  4. Use o recurso de etiquetas para organizar suas conversas e contatos;
  5. Responda às mensagens dos clientes o mais rápido possível;
  6. Use o recurso de status para compartilhar atualizações e promoções;
  7. Mantenha a comunicação profissional e respeitosa;
  8. Use o recurso de mensagens em massa para enviar atualizações ou promoções para vários clientes de uma vez;
  9. Monitore e analise seus dados de mensagens para entender melhor seus clientes;
  10. Use o WhatsApp API para integrar o WhatsApp com outras ferramentas de marketing e vendas;
  11. Mantenha-se atualizado com as últimas atualizações e recursos do WhatsApp Business;
  12. Treine sua equipe para usar o WhatsApp Business de forma eficaz;
  13. Use o recurso de mensagens programadas para enviar mensagens em horários específicos;
  14. Respeite as regras e regulamentos do WhatsApp Business;
  15. E, finalmente, lembre-se: o WhatsApp Business é uma ferramenta de comunicação, não um substituto para um bom atendimento ao cliente.

>> Leia também: Mensagem para clientes: 40 sugestões para usar no WhatsApp

Procurando uma plataforma para otimizar o uso do WhatsApp na sua empresa?

Tão bom quanto entender como o WhatsApp para empresas pode fazer a diferença para o sucesso do negócio é saber que existem soluções que tornam o uso do aplicativo mais prático e eficaz para você e sua equipe. Uma das soluções para isso é a TALLOS.

O que é e como funciona a TALLOS

A TALLOS é uma plataforma de atendimento digital que permite automatizar e centralizar suas conversas com os clientes pelo WhatsApp. Com ela, a empresa consegue reduzir o tempo de espera, melhorar a experiência do cliente e gerar mais conversões qualificadas.

A TALLOS também permite criar chatbots e fluxos de mensagens automatizadas para que você garanta atendimento 24 horas nos 7 dias da semana. Com a inteligência artificial feita pela própria empresa, o atendimento fica mais humanizado.

Quer saber como impulsionar suas vendas digitais com atendimento multicanal e conversar com clientes e Leads onde eles estiverem de forma rápida, eficiente e humanizada? Então clique no banner abaixo para assistir a uma demonstração sem compromisso da TALLOS!

Demonstração TALLOS
Resultados Digitais

Resultados Digitais

Veja também

Marketing
Como escrever melhor: 7 dicas do livro Everybody Writes, de Ann Handley ✏️
Marketing
6 Sinais de que o marketing da sua instituição de ensino está errado
Marketing
Fatores de rankeamento do Google que você precisa conhecer