Vídeos do Facebook ganham 4 novos recursos: sua empresa está pronta para aproveitá-los?

Mudanças incluem a possibilidade assistir a vídeos enquanto navega pelo feed de notícias e um aplicativo para TV.

Mônica Custódio
Mônica Custódio15 de fevereiro de 2017
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

Depois de atualizar seu algoritmo para dar mais espaço a vídeos longos no feed de notícias em janeiro de 2017, o Facebook anunciou outra mudança referente a esse formato de conteúdo. Agora, foram lançadas novas ferramentas para tornar a experiência de vídeo do usuário “mais rica, engajadora e flexível”.

eBook gratuito: Introdução ao Marketing no Facebook

Um eBook para sua empresa começar a gerar resultados reais no Facebook

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

De acordo com o comunicado, publicado em 14 de fevereiro de 2017 no blog da rede social:

“As pessoas estão assistindo e compartilhando mais vídeos no Facebook do que nunca, e estamos focados em continuar melhorando a experiência de vídeo”.

Veja o que muda a partir de agora:

Vídeos com áudio

Vídeos no feed de notícias eram tocados previamente sem áudio - para ouvi-lo, era preciso clicar na tela. Mas, segundo o Facebook, as pessoas têm assistido a mais vídeos em dispositivos móveis e esperam que a gravação já seja tocada com áudio quando o volume do do celular está ligado.

Depois de a companhia testar vídeos com áudio no feed de notícias e obter retorno positivo, a atualização será aplicada aos usuários em geral aos poucos. Com a atualização, o som aumenta quando você passa pelo vídeo no newsfeed e some quando ele é rolado para cima.

Se o celular está no modo silencioso, no entanto, vídeos não serão tocados com som. E, caso o usuário nunca queira que os vídeos sejam tocados já com áudio, pode desabilitar a opção nas configurações.

Vídeos verticais

De acordo com o comunicado, o Facebook busca, também, fazer com que vídeos verticais pareçam melhores em dispositivos móveis.

No ano passado, a rede social iniciou um teste mostrando vídeos mais largos e também obteve retorno positivo.

Agora, o formato mais largo está disponível para todos os usuários que assistem a vídeos no iOS e no Android.

Assistir a vídeos separadamente

“Sabemos que, às vezes, você quer assistir a um vídeo e também quer continuar rolando seu feed de notícias”, diz o comunicado.

Por isso, agora é possível minimizar o vídeo que você assiste para uma visão picture-in-picture (quando um vídeo é exibido ao mesmo tempo que outros programas em uma janela pequena, na mesma tela), que continua tocando no canto da tela enquanto você lê outros posts no feed de notícias.

É possível arrastar o vídeo para qualquer canto tela e, no Android, também é possível assistir ao vídeo mesmo tendo fechado o aplicativo do Facebook.

Aplicativo para TV

A companhia diz ter ouvido que “pessoas querem mais opções de como e onde assistem a vídeos no Facebook”.

Portanto, a rede anunciou também um novo aplicativo do Facebook voltado para aparelhos de TV. Ele será lançado em breve nas app stores da Apple TV, Amazon Fire e Samsung Smart TV.

Com o aplicativo, é possível assistir a vídeos compartilhados por amigos ou por páginas que você segue, vídeos ao vivo mais assistidos ao redor do mundo e vídeos recomendados com base em seus interesses.

Você também pode ver os vídeos que salvou para assistir mais tarde, assim como revisitar aqueles aos quais já assistiu, compartilhou ou fez upload.


Conforme já falamos aqui no blog da RD, o formato de vídeo é uma tendência de formato de conteúdo para o ano de 2017 e a atualização do Facebook vai ao encontro dessa ideia.

Se você tem interesse em utilizar mais vídeos no Marketing Digital do seu negócio, esses conteúdos podem ser interessantes:

E você, o que achou dessas novidades? Compartilhe com a gente nos comentários!

Mônica Custódio

Mônica Custódio

Quem escreveu este post

Oi! Eu sou jornalista e já trabalhei com jornal impresso, assessoria de imprensa e revisão de textos. Desde 2016, estou me aventurando pelo mundo do marketing digital. :)

Veja também

Marketing
Quais podem ser os impactos da LGPD na geração de Leads?
Marketing
Como trabalhar com a venda de vouchers de compra antecipada para gerar fluxo de caixa mais rapidamente
Marketing
Saiba como cobrar via WhatsApp com links de pagamento