7 vantagens do Ecommerce para você impulsionar o seu negócio

O modelo de negócio baseado no Ecommerce traz vantagens tanto para quem vende online quanto para o consumidor final. Conheça as principais vantagens!

Lexos by TOTVS
Lexos by TOTVS24 de abril de 2024
Lançamento dos Panoramas de Vendas 2024

Vender online não é apenas uma tendência, mas uma realidade consolidada no mundo dos negócios. Para os vendedores, são inúmeras as vantagens do Ecommerce no sentido de acelerar negócios. Já para os compradores, este hábito de consumo ganha cada vez mais espaço, e a barreira de desconfiança que as compras online tinham há alguns anos foi praticamente desfeita.

Nesse sentido, o cenário segue promissor para quem vende online. De acordo com a ABComm, a previsão para 2024 é que o faturamento do Ecommerce seja de R$ 205.11 bilhões. Isso representa um aumento de 10,45%, comparando com a previsão de vendas para 2023, que atingiu a marca de R$ 185.7 bilhões.

Por isso, cada dia mais e mais empresas optam pelo modelo online, buscando as inúmeras vantagens do Ecommerce para vender mais. 

Neste artigo, vamos abordar as 7 principais vantagens do Ecommerce para quem quer vender muito em 2024. Você vai ver que não restam dúvidas sobre os benefícios que esse modelo de negócio pode oferecer.

Termos no mundo do Ecommerce 

Para entender as vantagens do Ecommerce, é preciso estar familiarizado com algumas terminologias. Por isso, separamos alguns termos mais usados que fazem referência às características e objetivos de negócio. Confira a seguir!

Ecommerce

Começando pelo começo, o Ecommerce, ou comércio eletrônico, é uma transação comercial online, por meio da qual todo o processo de venda acontece no formato digital.

B2C

O termo B2C é uma sigla para a expressão em inglês Business-to-Consumer e é o modelo de Ecommerce mais conhecido no mercado. Significa "direto para o consumidor", ou seja, as empresas usam canais digitais para vender seus produtos diretamente ao cliente final.  

B2B

Já o termo B2B significa Business-to-Business e representa um modelo de negócio no qual as transações comerciais acontecem entre empresas. Em outras palavras, empresas vendem produtos ou serviços diretamente para outras empresas. 

Marketplace

Traçando um paralelo, os marketplaces são os shoppings centers do universo online. Isto porque, vários vendedores expõem seus produtos e os disponibilizam para vendas em uma única plataforma digital. Um exemplo é o Mercado Livre, que reúne diversos vendedores em seu site.

Exemplo de vantagens do ecommerce

Loja online

Seguindo a mesma premissa da loja física, a loja online é um ambiente virtual no qual a marca vende seus produtos. Neste caso, é preciso ter um site próprio ou plataforma para hospedar sua loja. Um exemplo é o site de varejistas de moda, como a Hering.

Exemplo de vantagens do ecommerce

📖 Leia também: Como vender no Marketplace: tudo para começar a vender nas principais plataformas

7 vantagens do Ecommerce para vender mais online

Agora que você conhece os principais termos relacionados ao Ecommerce, veja a seguir as principais vantagens em apostar nesse modelo de negócio.

1. Alcance maior 

Com o Ecommerce, as barreiras geográficas praticamente desaparecem. Isso porque a venda dos seus produtos está a um clique de distância do consumidor. 

Nesse sentido, essa vantagem expande exponencialmente o seu mercado e alcança clientes que antes eram inacessíveis, principalmente quando as vendas acontecem apenas em lojas físicas. 

2. Horário de funcionamento 24/7

Uma das vantagens do Ecommerce é que o horário de funcionamento não existe. No ambiente online, você recebe pedidos 24 horas por dia, 7 dias por semana. Portanto, isso significa que você estará sempre vendendo, mesmo aos finais de semana e feriados. 

3. Possibilidade de começar pequeno 

Se você não tem um grande capital para iniciar seu próprio negócio, vender online é uma opção acessível para empreendedores que desejam iniciar a jornada no Ecommerce.

Começar a vender online, seja em um marketplace ou em uma loja virtual, exige um investimento inicial muito menor do que abrir uma loja física. Isso porque, num primeiro momento, você não precisa se preocupar com aluguel, funcionários, estoque físico e outros custos. 

Assim, para começar a vender online, você precisa de um computador conectado à internet e alguns produtos ou serviços.

4. Monitoramento de resultados 

Outra característica do ambiente virtual é que tudo pode ser medido e contabilizado. E isso é uma grande vantagem do Ecommerce, porque você tem controle total dos resultados do seu negócio. 

A partir da escolha da plataforma correta, você tem acesso a ferramentas de relatórios que facilitam a análise de dados. Inclusive, com acompanhamento em tempo real das taxas de conversão, o comportamento dos clientes, de quais cidades ou estados vêm suas principais vendas e muito mais.

Com esses insights valiosos, tomar uma decisão estratégica fica mais fácil e você tem menos chance de cometer erros. 

5. Processos automatizados 

Outra vantagem do Ecommerce que não pode ficar de fora é a praticidade que a automatização dá às etapas nas vendas online.

Imagine, por exemplo, que sua conta em um marketplace ou loja virtual, além de vender 24 horas por dia, mantém o estoque atualizado de forma automática, fatura notas fiscais e gera etiquetas de postagem.

Com a automação, tudo isso pode ser uma realidade. Assim, você libera tempo para se dedicar a estratégias de crescimento, já que tem um processo de vendas fluido e com menos esforço.

6. Estratégia multicanal 

Uma vez que os custos para manter uma operação online são baixos, é possível explorar o potencial de vender em diversos marketplaces, inclusive com mais de um CNPJ. Aproveite para entender mais sobre a estratégia multi-CNPJ.

A estratégia multicanal é uma vantagem do Ecommerce porque você não se limita a um único canal de venda. Dessa forma, ao diversificar sua presença online, você alcança mais clientes em diferentes plataformas. 

Além disso, ao diversificar seus pontos de vendas, sua operação fica protegida das oscilações de um único canal, o que minimiza os impactos em seu negócio.

7. Divulgação em vários canais

Estar presente em mais de uma plataforma por si só já aumenta e muito a divulgação de seus produtos online. E quando os produtos contam com um bom título, foto e descrição, o processo de vendas acontece com mais facilidade. 

A vantagem do Ecommerce para operações conectadas a diferentes marketplaces é a possibilidade de fazer anúncios em diferentes plataformas. Assim, é possível fazer seu produto chegar a mais consumidores.

Aproveite as vantagens do Ecommerce na prática

As vantagens do Ecommerce são inegáveis, tanto para quem vende online quanto para o consumidor final. Para vendedores, o Ecommerce representa a chance de alcançar mais pessoas e expandir o público-alvo, aumentando seus negócios e reduzindo custos operacionais. 

Nesse sentido, a flexibilidade e a escalabilidade proporcionadas pelo ambiente online permitem que empresas de todos os portes explorem novos mercados e atendam às demandas de um público cada vez mais exigente.

Já para os consumidores, o Ecommerce oferece comodidade, variedade e preços competitivos. A possibilidade de realizar compras a qualquer hora, em qualquer lugar, muitas vezes com preços mais baixos e com acesso a uma variedade ilimitada de produtos e serviços, redefine a experiência de compra e coloca o poder nas mãos do cliente.

Dessa forma, mais do que uma simples tendência, o Ecommerce se configura como uma necessidade estratégica, principalmente no varejo. E quem está fora desse cenário perde competitividade, relevância e longevidade nesse mercado.

No entanto, vender online não precisa ser um bicho de sete cabeças. Com a plataforma certa para manter sua operação organizada a partir de processos automatizados, é possível criar uma presença digital robusta, manter uma boa reputação e oferecer a melhor experiência aos consumidores. E esses são fatores essenciais para prosperar no cenário dinâmico do Ecommerce. 

📖 Veja também: Marketing Digital para ecommerce: como gerar resultados na sua loja virtual

Soluções para potencializar as vantagens do Ecommerce

Quando o assunto é venda online, há vários processos e demandas acontecendo ao mesmo tempo. Por isso, contar com ferramentas que te ajudam a dar conta de tudo é o sonho de quem se aventura no Ecommerce.

Lexos Hub

Um exemplo é o Lexos Hub, um hub de integração para Ecommerces, marketplaces e ERPs. Ele possibilita a venda em canais diferentes, mas de forma centralizada, além de automatizar uma série de processos, facilitando a rotina de quem vende online. 

Com o Lexos Hub, você pode integrar Ecommerces, ERPs e os maiores marketplaces do Brasil em uma mesma conta e ter gestão centralizada de toda a sua operação.

Manter uma gestão eficiente é o foco central do Lexos Hub. A partir daí, todos os processos se tornam mais organizados. Desde os mais simples, como gerar relatórios, até os mais complexos, como a gestão e expedição de pedidos, que fica até 5 vezes mais rápida com o Lexos Hub. 

RD Station Marketing

Para aproveitar melhor as vantagens do Ecommerce relacionadas à divulgação em multicanais, você vai precisar de uma ferramenta de Automação de Marketing. E o RD Station Marketing pode te ajudar. Por meio dele, é possível, por exemplo, criar, publicar e acompanhar os resultados de Popups, Landing Pages e fluxos de email automatizados.

Se você quer saber na prática como usar estratégias de Marketing para vender mais no seu Ecommerce, aproveite para assistir a uma demonstração gratuita do RD Station Marketing!

Lexos by TOTVS

Lexos by TOTVS

Veja também

Marketing
YouTube agora também tem seu próprio TikTok
Marketing
Os 6 principais pontos que mostram a importância do Marketing Digital para empresas
Marketing
Como ganhar dinheiro como afiliado digital: o que fazer para ter bons resultados