SEO Trends: as principais estatísticas de SEO para bombar sua estratégia de Marketing Digital [Pesquisa]

Compilamos os dados mais relevantes da pesquisa SEO Trends, que aponta as tendências no segmento de otimização de páginas

Rock Content
Rock Content2 de maio de 2020
Lançamento dos Panoramas de Vendas 2024

SEO Trends é uma pesquisa realizada todo o ano pela empresa Rock Content que tem como objetivo analisar de que maneira a estratégia de SEO tem sido executada pelas empresas brasileiras e hispano-americanas, além de apresentar novos aspectos importantes sobre o cenário de SEO em 2020.


O SEO é uma estratégia que influencia muito no sucesso de quem adota Inbound Marketing. A sua utilização de forma correta garante boas posições no Google, aspecto que abre muitas oportunidades para os seus negócios, principalmente chances de venda!

Pensando nisso, todo ano a Rock Content realiza a pesquisa SEO Trends, que apresenta tendências e estatísticas incríveis para quem deseja alavancar sua estratégia de Marketing Digital.

Confira os principais dados e insights da edição de 2020 da pesquisa!

eBook: 27 dicas de SEO acionáveis para impulsionar seu site no Google

Veja algumas estratégias que você pode adotar em seu site para melhorar seu posicionamento e atrair mais tráfego

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Executa a estratégia de SEO?

De acordo com a pesquisa, 55,8% das empresas brasileiras realizam otimizações de páginas. Considerando que a prática de SEO traz resultados a médio e longo prazo, o dado indica como muitos negócios já estão consolidados no mercado.

SEO Trends 2020 execução da estratégia

O desconhecimento de como fazer SEO foi o principal motivo (36,7%) apontado pelas empresas que não investem em otimizações de páginas (35,7%).

Apesar dos motivos para não investir em SEO, 65,8% (486) das empresas pretendem implementar alguma
estratégia e 8,1% (60) já estão implementando.

Adota ferramentas de SEO?

Mais de dois terços dos entrevistados (75,2%) responderam positivamente a pergunta acima.

Entre eles , 19,3% adotam o Google Search Console.

Outras opções que tiveram bastante adesão foram:

  • Google Analytics (26,3%)
  • SEMrush (13%);
  • Keyword Planner (5,7%);
  • Yoast (11,7%).

Quem faz SEO corretamente sabe bem como as  ferramentas proporcionam uma grande diferença na estratégia. As empresas que usam ferramentas de SEO tendem a conquistar resultados melhores se comparadas às que não utilizam.

De acordo com 82% (932) dos respondentes, as equipes internas são responsáveis pelo SEO das empresas. A equipe interna responsável pela estratégia é formada por apenas um profissional em 50,4% (470) das empresas. Isso é um problema principalmente se essa organização for uma grande companhia ou fizer parte de um grupo de empresas, já que o profissional se vê limitado e sem apoio.

Adota Marketing de Conteúdo?

Das empresas entrevistadas, 89,3% praticam Marketing de Conteúdo e 85,9% integram essa estratégia com a de SEO.

Ao considerarmos a integração entre a estratégia de SEO e a estratégia de Marketing de Conteúdo, observamos que em 45,2% das empresas essas estratégias estão altamente integradas e em 37,2% estão moderadamente integradas.

Ao ponderarmos os países, alcançamos no México um percentual maior, em relação aos demais, de empresas que adotam a estratégia.

SEO trands marketing de conteúdo por pais

A associação dessas práticas é uma forma incrível de otimizar o seu site, pois motores de busca como o Google valorizam conteúdos bem escritos, escaneáveis e voltados para a intenção do usuário.

Conclusão: de nada adianta  possuir um blog, mas não ter um conteúdo relevante. O Google e o usuário valorizam boas postagens.

Quais as fontes de aprendizado?

Diferentemente da pesquisa anterior, 41,8% dos profissionais de SEO dessa edição afirmaram que se capacitam principalmente por meio de cursos online..

Em seguida, com 36,4% dos votos, aparece a opção autodidata, que ocupou a primeira posição no ano anterior (39,6%). Na terceira posição, surge a alternativa de cursos presenciais (12,2%), e apenas 9,6% afirmam aprender através da formação em curso superior.

O baixo percentual de pessoas que aprenderam sobre SEO no Ensino Superior evidencia tanto o déficit na formação acadêmica de profissionais para atuarem com Marketing Digital quanto que profissionais de diversas áreas passam a atuar com SEO e precisam aprender sobre a estratégia fora da academia

Além disso, como SEO é uma técnica em constante atualização, foi perguntado aos profissionais da área se eles acompanham blogs/sites para ampliarem seus conhecimentos. A grande maioria (75,2%) afirmou ter esse hábito, sendo os blogs da Rock Content (18,9%) e Resultados Digitais (14,8%) os mais citados.

SEo trends acompanha blog de seo

Quais estratégias de SEO mais investidas?

Existem várias táticas de SEO que podem ajudar na otimização do negócio.

Nesse aspecto, a produção de conteúdo para blog (19,6%) e a busca de palavras-chave (17,6%) continuam sendo as estratégias mais utilizadas pelas empresas.

Ambas são muito importantes e complementares para alcançar uma boa posição na página de busca. Porém, investir nas outras estratégias apontadas pelos usuários, mostradas no gráfico abaixo, é essencial.

Seo trends, principais técnicas de SEO

Quais os resultados obtidos com SEO?

Os frutos conquistados com a otimização das páginas variam conforme o tempo de investimento. A estratégia demanda muita dedicação e demora cerca de 1 ano para mostrar resultados visíveis.

Quando se trata dos principais resultados obtidos com SEO, estão:

  • crescimento do tráfego orgânico (38,1%);
  • maior qualidade do tráfego (21%);
  • conquista das melhores posições de rankeamento nas SERPs (17,9%).
SEO Trends - principais resultados

Qual a previsão de investimento de SEO em 2020?

A perspectiva de investimento em SEO é positiva, considerando que os respondentes pretendem manter os investimentos atuais ou aumentá-los nos próximos meses. Isso, novamente, demonstra o tempo de maturação da estratégia para os profissionais de marketing.

SEo trends - investimento em SEO 2020

Gostou desses dados e quer saber muito mais? Baixe o relatório completo da SEO Trends 2020 e confira dicas exclusivas de 12 profissionais de SEO.

Rock Content

Rock Content

Veja também

Marketing
Metas de Marketing: o que são e como definir de forma estratégica
Marketing
Consentimento retroativo: 4 passos para reduzir o impacto da LGPD na sua base de Leads
Marketing
Instagram Direct: como vender mais com essa função