Qual é o real papel do Marketing Digital para o seu negócio?

Franco Zanette
Franco Zanette22 de julho de 2014
Garanta seu ingresso!

A área de Marketing Digital pode ter muitas funções, mas se ao final tivéssemos que escolher um objetivo único, seria entregar oportunidades de negócio para o time de vendas. Conteúdo, Email Marketing, site, mídias sociais, Landing Pages, entre outros canais, são responsabilidades que fazem parte do “como” atender a esse objetivo.

Para ter uma visão clara de como isso é feito de forma orientada para o objetivo de gerar oportunidades e poder comparar com o que você tem feito na sua empresa, fizemos um resumo de todo o processo, com links para que você possa se aprofundar no tema que acha que precisa evoluir.

Geração de Leads

A primeira etapa do funil de marketing é criar uma base de visitantes interessados no seu mercado e produto. Nesse processo é preciso pensar em quais canais o seu público alvo utiliza, quais conteúdos engajam e por fim como convertê-los em Leads, trocando parte do seu conhecimento por algumas informações sobre o visitante e sua empresa.

Para trazer tráfego ao seu site, blog ou Landing Pages é necessário encontrar canais em que seu público se concentra para divulgar conteúdos que sejam atraentes, e a partir disso investir em atrair visitantes que tenham interesse e perfil o mais próximo possível do seu cliente ideal.

Entenda um pouco melhor como iniciar essa estratégia:

Depois de trazer esses visitantes para o seu site/blog, é preciso oferecer algo para que ele se engaje e queira voltar. A produção de conteúdo é a melhor forma de gerar e fidelizar tráfego de forma sustentável. Para isso, o conteúdo deve consistentemente gerar valor para o leitor, ou ele não voltará. Um conselho para fazer isso é procurar um nicho de mercado onde você possa concentrar seus esforços e criar conteúdo para um público bem específico.

Confira algumas dicas para iniciar a produção de conteúdo:

Depois de provar o valor que você pode oferecer a eles e tem um público engajado com a sua empresa e conteúdo, é hora de transformar esses visitantes em Leads, afim de conhecer algumas informações importantes para orientar o relacionamento entre vocês.

Aqui existem dois principais pontos de atenção:

1. A quantidade e sensibilidade das perguntas do seu formulário impactarão diretamente na sua taxa de conversão, portanto pergunte só o que for realmente necessário.

2. É muito importante que você coloque sempre um conteúdo rico atrás de um formulário, caso contrário o Lead ficará frustrado e não terá valor para a sua empresa.

Saiba mais sobre construir Landing Pages efetivas:

Agora que você já atraiu o visitante e o converteu em Lead, o próximo passo é usar essas informações que você tem para direcionar o seu relacionamento com a base de Leads e continuar gerando valor para eles.

Aquecendo os Leads

Chegamos ao meio do funil de marketing, é hora de criar uma relação de geração de valor e confiança. Para isso, é preciso valorizar as pessoas que estão ali e conversar com elas de forma construtiva e personalizada. Quanto melhor você instruir a base de acordo com os seus interesses, mais rápido será o seu avanço no funil de marketing.

Que tipo de conteúdo o Lead tem interesse? Esses materiais são introdutórios ou avançados? Use esse conhecimento para interagir da forma certa com o Lead, assim podemos gerar muito mais resultado e tornar o processo de venda mais curto. O meio mais comum - e também muito eficiente - de fazer isso é o Email Marketing. Com ele você pode segmentar uma parte da base para conversar de forma inteligente e continuar a educá-los com conteúdo e conhecimento sobre o seu mercado.

Conheça as melhores práticas de Email Marketing:

É possível alcançar bons resultados com a segmentação de Leads e o Email Marketing trabalhando juntos, mas a medida que o volume de Leads cresce, se torna cada vez mais difícil manter a personalização da mensagem. Uma forma inteligente de fazer isso é a automação de marketing, uma ferramenta que permite que você mantenha a inteligencia no relacionamento com a base e trabalhe de forma escalável.

Saiba o que é e como fazer Automação de Marketing:

Nesse momento você já está nutrindo de conteúdo e gerando valor para uma base de Leads. Eles devem ver valor no seu conteúdo e ter sua empresa como uma autoridade no tema. Eventualmente alguns desses Leads vão entrar em contato para conhecer melhor seus produtos e serviços. Esses Leads chegarão sabendo sobre a sua empresa e produtos, querendo tirar somente algumas dúvidas. Quando isso acontecer, já é possível encaminhá-los para um vendedor e muito provavelmente não haverá grandes empecilhos para concluir a venda. Já outros Leads se comportam diferente e continuam consumindo os seus materiais sem demonstrar intenção clara de compra. Nesse caso é hora de pensar em quem está pronto para ser abordado pelo time de vendas antes de fazer a passagem.

Entregando as melhores oportunidades para Vendas

Quando você tiver Leads suficientemente engajados com a sua empresa e conteúdo, é hora de filtrar as melhores oportunidades para que o time de vendas trabalhe. Nem todos os Leads que chegam até esse momento tem perfil para o seu produto/serviço, portanto para não inundar os vendedores de “falsas oportunidades”, uma etapa de qualificação dos Leads é necessária. Novamente você vai pensar no seu cliente ideal como referência para segmentar por critérios (baseados nas informações que você tem) de perfil e engajamento que demonstrem que o Lead está pronto para ser abordado.

Entenda como qualificar seus Leads e manter um trabalho em equipe com o time de vendas:

Definir o momento em que um Lead está pronto para ser abordado por vendas pode muitas vezes ser subjetivo, variando de opinião entre marketeiros e vendedores. Para garantir que essa passagem aconteça sem atritos e que nenhum time possa responsabilizar o outro se não atingir as suas metas, é preciso criar um “Acordo de nível de serviço” (SLA). Nesse acordo constarão informações sobre a qualidade e volume dos Leads, assim como a frequência com que serão passados.

Saiba como afinar o alinhamento entre marketing e vendas:

Espero que tenha sido possível tirar uma panorâmica de como todas essas funções atuam focadas no objetivo de gerar oportunidades de negócio para a empresa. Reforce o que pode ser melhorado e trabalhe no que ainda precisa ser feito na sua empresa. Se precisar de alguma dica ou ajuda, estamos à disposição.

Franco Zanette

Franco Zanette

Veja também

Marketing
Como (e por que) evoluir sua estratégia de redes sociais para Inbound Marketing
Marketing
Como entender ROI em Gestão de Pessoas
Marketing
10 erros que acabam com o engajamento no Facebook