Panorama de Marketing 2023: quais os principais insights para guiar a estratégia da sua empresa

A RD Station, uma das maiores referências em Marketing Digital no Brasil, realizou uma pesquisa abrangente, entrevistando mais de 1.600 especialistas de Marketing de todo o país, que ajudam a entender o atual cenário e a projetar tendências para o futuro.

Resultados Digitais
Resultados Digitais10 de outubro de 2023
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

A definição clara de metas é crucial para qualquer estratégia de marketing. Mas apesar da maioria dos gestores saberem o quanto isso é relevante (também para nortear os investimentos), ainda há quem faça o contrário - o que pode ser considerado alarmante e causa para queda nas vendas, prejuízos para o caixa, fracassos em promoções e até dificuldades de expansão e manutenção de negócios. 

A falta de metas é um dos pontos em destaque do Panorama de Marketing 2023. Entre outros dados, a pesquisa da RD Station indicou que 25% das empresas não têm metas definidas. 

E se esse é o caso da sua empresa, que tal um exercício? Estabeleça a meta de ler o artigo até o final para saber quais outros destaques do levantamento podem servir de guia na geração de insight poderosos para seu negócio. Combinado? 

Boa leitura.

Dados e insights do Panorama de Marketing 2023

A RD Station decidiu realizar a pesquisa Panorama de Marketing 2023 com o objetivo de entender como está o cenário nacional dos mais diversos tamanhos de empresa e segmentos. E, a partir disso, proporcionar uma ampla gama de informações para empreendedores e gestores da área usarem como benchmark visando o aprimoramento das estratégias.

>> Leia também: Diagnóstico de Marketing: saiba para que serve e como fazer o da sua empresa 

“Foram mais de 1.600 respostas de profissionais com ampla atuação na área e só essa amostra já torna o Panorama a maior pesquisa do setor”, afirma Bernardo Brandão, CMO RD Station. “Mas fomos além: trouxemos também dados da nossa ferramenta de Automação, o RD Station Marketing, e aí foram bilhões de dados e conversões analisados”, completa.

>> Leia também: Panorama de Vendas: pesquisa aponta que 71% das empresas não bateram metas de vendas em 2022 

Confira a seguir alguns dos dados e insights do Panorama de Marketing 2023.

A importância de definir metas no marketing

As metas são o norte de qualquer estratégia de negócios, e no marketing não é diferente. Elas direcionam esforços, ajudam a mensurar resultados e indicam onde é preciso melhorar. A pesquisa da RD Station revela como as empresas brasileiras estão definindo e alcançando suas metas de marketing, mostrando um cenário de desafios e oportunidades. Veja os principais dados:

  • 33% dos entrevistados possuem metas tanto de marketing quanto de vendas.
  • 24% têm metas apenas de marketing.
  • 18% contam somente com metas de vendas.
  • Surpreendentemente, 25% não têm metas definidas.
  • Em 2022, 75% dos entrevistados não conseguiram atingir suas metas de marketing.

???? Insight: A ausência de metas em 25% das empresas é preocupante, como destacado anteriormente. Sem diretrizes claras, as empresas correm o risco de perder o foco e isso acarreta uma série de dificuldades na conquista dos resultados desejados.

Ferramentas e desafios no Marketing

A era digital trouxe uma infinidade de ferramentas para auxiliar os profissionais de marketing. No entanto, com tantas opções, surgem também desafios. A pesquisa destaca a crescente importância da Inteligência Artificial e aponta as principais dores do setor, oferecendo um guia sobre onde focar esforços e investimentos.

  • 59% dos profissionais de marketing já incorporaram o ChatGPT em suas rotinas, evidenciando a crescente importância da Inteligência Artificial.
  • As principais dores enfrentadas no marketing são: aumentar a conversão ou engajamento dos contatos (22%), automatizar processos (12%) e qualificar contatos para vendas (11%).

???? Insight: A adoção crescente de ferramentas como o ChatGPT indica a importância da Inteligência Artificial no marketing moderno. Mas as dores enfrentadas mostram que ainda há espaço para otimização e integração.

Canais e estratégias de marketing digital

O marketing digital é um campo amplo, consolidado, mas em constante evolução. Com tantos canais e estratégias disponíveis, é essencial saber onde investir. Os dados da pesquisa da RD mostram as tendências e preferências das empresas brasileiras, indicando os caminhos mais promissores para alcançar o público-alvo. Veja os principais dados:

  • O inbound marketing se consolida com 91% dos entrevistados utilizando-o de alguma forma.
  • Os principais desafios do marketing para 2023 incluem gerar demanda para o time de vendas (34%) e aumentar o reconhecimento da marca (27%).

???? Insight: A crescente adoção do inbound marketing mostra sua eficácia como estratégia. No entanto, os desafios destacados indicam a necessidade de estratégias mais integradas e focadas.

>> Leia também: Cocriação no Marketing Digital: por que adotar e como fazer para obter melhores resultados 

 Uso do WhatsApp no marketing conversacional

O WhatsApp revolucionou a forma como nos comunicamos, e no mundo dos negócios não foi diferente. O aplicativo se tornou uma ferramenta poderosa de marketing conversacional. A pesquisa da RD Station revela como as empresas estão utilizando o WhatsApp e quais são as melhores práticas e desafios enfrentados. Veja os principais dados:

  • 62% das empresas afirmam usar frequentemente o WhatsApp em suas estratégias.
  • Apenas 14% dizem não usar o WhatsApp.
  • 47% ainda fazem uso manual do WhatsApp, enquanto apenas 22% utilizam chatbots.

???? Insight: O uso predominante do WhatsApp entre os brasileiros evidencia sua importância, mas ainda é baixa a adoção de chatbots, o que indica uma oportunidade de otimização e automação.

>> Leia também: WhatStation: descubra como turbinar suas vendas via WhatsApp 

Uso de dados nas decisões do marketing

Em um mundo orientado por dados, a capacidade de coletar, analisar e interpretar informações é imprescindível. Os relatórios e análises guiam decisões e estratégias. A pesquisa traz à luz as principais dificuldades enfrentadas pelos profissionais de marketing nesse aspecto e destaca a importância de investir em ferramentas e treinamentos. Veja os principais dados:

  • 56% dos profissionais têm dificuldade em gerar relatórios ou fazer análises devido à natureza manual da atividade.
  • 53% usam ferramentas específicas para análises.

???? Insight: A dificuldade em gerar relatórios indica a necessidade de ferramentas e treinamentos mais eficazes. Investir em capacitação pode ser a chave para desbloquear insights valiosos.

>> Leia também: Big Data: o que é, como funciona e quais as boas práticas para usar dados na estratégia da sua empresa 

banner-curso-metricas-dados

Conexão entre marketing e vendas

Marketing e vendas são dois lados da mesma moeda. Quando trabalham em sintonia, os resultados são potencializados. Mesmo não sendo uma novidade, pelo contrário, é algo já assimilado, a pesquisa da RD mostra que muitas empresas ainda enfrentam desafios para integrar esses dois times. Entender esses desafios é o primeiro passo para superá-los. Veja os principais dados:

  • Apenas 18% sentem que há uma integração satisfatória entre os times de marketing e vendas.
  • 69% dos times não possuem um Service Level Agreement (SLA) bem definido.

???? Insight: A falta de integração entre marketing e vendas é um obstáculo para muitas empresas. Estabelecer SLAs e promover a colaboração pode ser a solução.

Tendências do marketing

O marketing está sempre em movimento, com novas tendências surgindo a cada momento e ganhando protagonismo com grande rapidez. Estar à frente e saber em quais tendências apostar pode ser o diferencial para o sucesso. Os dados da pesquisa da RD Station oferecem um vislumbre do que esperar para o futuro e onde as empresas estão direcionando seus esforços. Veja os principais dados:

  • 73% vêem a Inteligência Artificial como uma ferramenta para aumentar a produtividade.
  • 46% apostam na atuação omnichannel, integrando plataformas como WhatsApp e Instagram.
  • 40% acreditam no potencial do conteúdo em vídeo.
  • 37% enxergam no storytelling produzido a partir de dados como um tendência com potencial para atração e geração de Leads.

????  Insight: A Inteligência Artificial e a atuação omnichannel são vistas como o futuro do marketing. As empresas que não adotarem essas tendências podem ficar para trás.

Baixe grátis a versão completa do Panorama de Marketing 2023

Ficou curioso para obter mais insights a partir do Panorama de Marketing 2023? Baixe agora mesmo a versão completa da pesquisa onde você irá encontrar também dados e informações organizadas por segmentos como e-commerce, saúde e beleza, educação, entre outros. 

E mais: você também confere os comentários do time de especialistas da RD Station, que comentam os resultados, e de clientes que compartilham como aplicam nossas soluções para superar os desafios do marketing. Acesse o link e faça o download grátis.

banner-portal-panorama-mkt
Resultados Digitais

Resultados Digitais

Veja também

Marketing
Extensões de anúncios no Google Ads: como usar e para que servem
Marketing
Collection: conheça o novo formato de anúncios do Facebook
Marketing
Pesquisa de Marketing: por que sua empresa deve organizar uma