Tudo sobre network, desde o conceito até dicas para criar sua rede de contatos

Com uma boa network, ou rede de contatos, é possível encontrar melhores oportunidades de trabalho na sua área de atuação

Resultados Digitais
Resultados Digitais28 de novembro de 2022
Lançamento dos Panoramas de Vendas 2024

Network é um termo usado principalmente no meio corporativo para descrever uma rede de contatos por meio da qual profissionais se ajudam mutuamente, com o objetivo de serem bem-sucedidos na carreira. Isso pode se dar por meio de conselhos, indicações para vagas, entre outras possibilidades.


Você já se perguntou por que algumas pessoas ficam sabendo antes sobre as melhores oportunidades de trabalho? A resposta para isso pode estar em ter uma boa network, ou rede de contatos.

Quem faz parte do mundo corporativo certamente já ouviu falar sobre a importância de contar com a ajuda de contatos para encontrar boas vagas. Realmente, conhecer as pessoas certas pode abrir muitas portas. 

Essas relações são a sua network, ou rede de contatos. E a boa notícia é que, seguindo algumas dicas, todos podem construir uma.

No artigo de hoje, você vai aprender o que é network, para que serve, como desenvolver a sua e muito mais! Continue a leitura para descobrir tudo sobre o tema.

O que é network?

Network é um termo que vem do inglês e significa rede de contatos. A expressão é usada para descrever um grupo de contatos profissionais que se conhece ao longo da carreira, composto de pessoas com interesses similares, que podem se ajudar mutuamente.

Essa ajuda pode se dar por meio de dicas de como tomar as melhores decisões profissionais, indicações para vagas, apresentação para outros contatos, entre muitas possibilidades. 

Quais são as diferenças entre network e networking?

Se a network é a sua rede de contatos, o networking consiste nas ações que são feitas com o objetivo de cultivá-la. Por isso, as ideias de network e networking estão conectadas.

A ideia é que contatos sem relacionamento são apenas nomes na sua agenda. É preciso nutri-los constantemente para aproveitar todos os benefícios.

Network em uma empresa

Para que serve network?

No mundo atual, as pessoas se conectam com poucos cliques. Quando falamos do meio corporativo, essas conexões são valiosas: podem se tornar boas oportunidades de trabalho ou de aprendizados para a sua carreira. 

Isso significa ir além das pessoas que você já conhece, conectando-se ativamente a outros contatos. Cada conversa é uma possibilidade de aumentar sua network. E o melhor é que você não precisa esperar as oportunidades aparecerem. É possível criá-las indo a eventos ou até mesmo enviando uma simples mensagem no LinkedIn.

Porém, não basta fazer contatos. É preciso trabalhá-los da maneira correta. Sobre isso, falaremos no próximo tópico.

Como fazer network? 11 dicas para facilitar a construção da sua rede de contatos

Agora que você já sabe o que é e para que serve network, vamos para a parte prática do artigo. Confira a seguir algumas dicas para construir sua network e manter-se em contato com ela.

1. Tenha objetivos bem definidos

Um bom ponto de partida para criar sua network é definir objetivos para a sua carreira. Em qual área você deseja trabalhar? Qual posição quer alcançar? Com isso em mente, fica mais fácil saber onde você pode procurar bons contatos.

2. Saiba como falar do seu trabalho

Defina em uma frase o que você faz e como seu trabalho gera valor para outras pessoas. Em eventos focados em networking é possível que você precise se apresentar com frequência. 

É necessário explicar de forma objetiva, mas marcante, o que você faz, para ser lembrado quando as pessoas precisarem do que você oferece.

3. Vá a eventos

Objetivos definidos? É o momento de partir para a ação. Para construir uma boa network, procure eventos da sua área de atuação. Sejam presenciais ou online, eles são valiosos para fazer contatos. 

Leve seus cartões de visita e muita disposição para falar sobre os seus objetivos e também ouvir sobre os dos outros.

Mas eventos não somente conferências da sua área. Aqui, também estão incluídos almoços e cafés, por exemplo. Eventos maiores são bons para construir uma network enquanto as conversas um a um são ideais para aprofundar essas conexões. 

A dica, portanto, é mesclar os dois tipos.

4. Conecte-se com antigos colegas

Se você já trabalhou em mais de uma empresa, certamente teve colegas com os quais teve boas experiências profissionais, mas acabou perdendo contato. Que tal conectar-se novamente com eles?

5. Informe sua rede sobre as novidades

Você compareceu a um evento e voltou para casa cheio de novos contatos. Não deixe que eles se tornem somente novas conexões no LinkedIn ou cartões de visita no fundo da gaveta. 

A dica é informar constantemente a sua rede sobre as novidades, seja fazendo publicações ou enviando mensagens. Se está em busca de novas oportunidades, deixe isso claro, por exemplo. 

Mas lembre-se: para que você não seja inconveniente, as mensagens devem ser bem contextualizadas.

6. Seja um bom ouvinte

Mais uma vez, o networking é uma troca. É importante que você esteja interessado também em ouvir, não somente em falar. Exercite a escuta ativa e ofereça ajuda para as pessoas também. 

7. Tenha um colega de networking

É muito comum que as pessoas mais tímidas tenham dificuldade em fazer networking, uma vez que a atividade envolve autopromoção. Algo que pode ajudar aqui é contar com um colega para auxiliar. 

A ideia é procurar alguém com objetivos similares aos seus para comparecer em dupla aos eventos e contar com um apoio moral ao longo do caminho.

8. Crie conteúdo

A criação de conteúdo é uma boa maneira de divulgar informações de qualidade para a sua rede, além de mostrar que você entende do seu mercado de atuação. 

Você pode trazer notícias com pequenos comentários opinativos, fazer curadoria de conteúdos, compartilhar dicas e outros conteúdos relevantes para a sua rede em sites como o LinkedIn. 

Grupos de discussão da sua área de atuação são outros lugares interessantes para estar presente.

9. Crie uma rede variada

Profissionais experientes podem oferecer bons conselhos e mentorias. Mas também é valioso contar com uma rede variada, que inclua pessoas de diversos níveis, como júnior, pleno e sênior. 

Com isso, é possível variar assuntos, conhecer outros locais e pontos de vista.

10. Comunique-se de forma objetiva

Se você precisa pedir uma indicação ou conselho, seja objetivo. Ter muitos rodeios pode prejudicar a construção da sua network. A dica é ser educado, mas ir direto ao assunto. Assim, seu contato pode decidir se deseja ou não ajudar, sem que você seja inconveniente.

11. Seja verdadeiro

Falamos que cultivar sua rede de contatos requer periodicidade, mas essas interações também devem ser verdadeiras. Demonstre interesse real e procure interagir somente quando tiver algo significativo para dizer, evitando conversas forçadas ou por mero interesse.

RD Station

Marketing Digital na prática e sem enrolação

Mais de 200 mil pessoas já se desenvolveram com os cursos da RD University.

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.
Resultados Digitais

Resultados Digitais

Veja também

Marketing
Criar site grátis: saiba como ter uma página na internet e veja 6 ferramentas gratuitas
Marketing
Funil de Marketing: saiba o que é e como criar o seu
Marketing
As 6 métricas mais importantes para analisar o sucesso do seu evento online