Para quem busca aumentar o número de visitantes, gerar mais Leads e vender mais, as mídias sociais são excelentes canais para o desenvolvimento das estratégias de Marketing Digital.
Mas você sabe quais são as principais métricas das mídias sociais?
As métricas são formas de mensuração e permitem saber se suas estratégias estão alcançando os resultados esperados.
Diferentemente do que muitos pensam, é preciso ir além das curtidas e analisar as métricas certas para acompanhar o desempenho de suas ações.
Você tem dúvidas sobre o que avaliar? Veja a seguir as métricas mais relevantes das principais mídias sociais:
Acompanhe os dados de suas ações de Marketing Digital e faça otimizações
O RD Station Marketing é a melhor ferramenta para automação de Marketing Digital tudo-em-um para sua empresa. Com ele, você recebe relatórios completos de suas campanhas, faz análise de canais e define as etapas do seu funil baseado em dados! Faça um teste gratuito de 10 dias.
- Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
- Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.
* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.
1. Facebook
Com mais de 2 bilhões de usuários ativos, o Facebook é a maior rede social do mundo. Segundo o próprio Facebook, são 102 milhões de brasileiros que se conectam na rede todos os meses.
A ferramenta de análise disponível é o Facebook Insights, que permite obter informações sobre a página de sua empresa.
Para acessar, após logar em sua página, clique na opção “Informações”. Em seguida, será apresentado um resumo (visão geral) com os dados referentes aos últimos 7 dias:
São várias informações relevantes, porém iremos destacar as principais que você deve acompanhar:
- Curtidas: apresenta o número total de pessoas que curtiram sua página, detalhado por mídias paga e ações orgânicas. Você terá uma visão por período do número de pessoas que curtiram e que descurtiram sua página.
Dica: Embora seja considerada uma métrica de vaidade, é importante ficar atento ao número de pessoas que descurtem a página. Pode ser um indicador de que tem algo errado em sua estratégia.
- Alcance: o número de pessoas que visualizaram qualquer publicação da sua Página, detalhado por total, orgânico e promoções. Devido à competição no feed de notícias do Facebook, o alcance orgânico tem sido cada vez menor. Estima-se que suas publicações sejam vistas por no máximo 3% de seus seguidores.
- Publicações: apresenta informações referentes às publicações da última semana, como o comportamento dos seus fãs considerando dias e horários.
É possível também ver os resultados para cada tipo de publicação (vídeo, foto, link) que você realizou.
Dica: Avalie o envolvimento dos usuários com suas publicações e entenda qual tipo de publicação o seu público demonstra maior interesse.
- Pessoas: dados demográficos agregados de pessoas que curtiram a sua página com base nas informações de idade e gênero disponíveis em seus perfis de usuário. Estes dados poderão ajudar você no trabalho de definição de sua persona e entender melhor seus interesses.
Facebook Ads
O Facebook possui uma plataforma para realização de anúncios. Nela, você pode escolher seu objetivo de marketing.
A seguir, vamos destacar as principais métricas para acompanhar a performance de seus anúncios.
- Pontuação de relevância: é uma classificação de 1 a 10 que estima como seu público-alvo está reagindo ao seu anúncio. Essa pontuação é mostrada após seu anúncio receber mais de 500 impressões. Se os seus anúncios não apresentarem uma boa pontuação vale a pena rever as imagens e o copy utilizados.
- CTR (Taxa de Cliques): é a porcentagem de vezes que as pessoas viram seu anúncio e executaram um clique. É uma métrica importante para entender se o seu anúncio está performando bem.
- Custo por resultado: a métrica é calculada como o valor total gasto, dividido pelo número de resultados. O custo indica como os objetivos definidos na sua campanha de anúncio foram alcançados em termos de custo-benefício. Você pode usá-la para comparar o desempenho entre diferentes campanhas e identificar as áreas de oportunidade. Essa métrica pode ajudá-lo a definir seu lance para conjuntos de anúncios no futuro. Para saber mais sobre precificação dos anúncios recomendo a leitura do artigo: Entenda o que é CPC, CPM e CPA e aprenda a calcular cada uma das métricas
- Frequência: a média de vezes que seu anúncio foi visualizado por uma mesma pessoa. É importante monitorar a frequência junto com seus resultados e com a pontuação de relevância, para garantir que as mesmas pessoas não sejam expostas muitas vezes aos seus anúncios durante uma campanha. Se o desempenho começar a cair com o aumento dos números de frequência, o público-alvo pode estar cansado do anúncio e talvez seja melhor mudar o criativo do anúncio ou o direcionamento.
Quer otimizar suas campanhas no Facebook Ads? Acesse o artigo: Como ganhar tempo ao analisar e otimizar campanhas de Facebook Ads
2. Instagram
O Instagram é uma rede social de compartilhamento de fotos e vídeos, que permite aplicar filtros digitais e compartilhá-los. Tem mais 800 milhões de usuários ativos por mês.
As principais métricas do Instagram são:
- Seguidores: número de usuários que seguem o seu perfil. É possível avaliar informações como: gênero, idade, localização, seguidores por hora e dia.
- Impressões: é o número total de vezes que a sua publicação foi vista. Cada visualização contabiliza uma impressão, independente se o usuário está visualizando pela primeira vez ou não;
- Alcance: o alcance define quantas pessoas únicas visualizaram a sua publicação;
- Engajamento: é o número de curtidas e de comentários que a sua publicação recebeu;
- Interações: é o total de ações ocorridas em seu perfil, como visitas ao perfil e cliques no link da bio e cliques no call-to-action do perfil (email ou telefone).
Stories
- Interações: quantos toques teve a sua história, incluindo cliques no link;
- Descoberta: o total de contas que foram alcançadas com a história publicada;
- Toques para voltar: é o número de pessoas que voltaram para ver uma foto ou vídeo que você publicou nos Stories;
- Toques para avançar: é o número de pessoas que clicaram para ver a próxima foto ou vídeo das suas histórias.
- Saídas: define o número de vezes que alguém saiu da sua história;
- Respostas: o número de respostas que uma foto ou vídeo recebeu dentro do Instagram Stories.
Já possui um perfil para seu negócio? Ainda não? Confira: Instagram for Business: conheça a nova ferramenta do Instagram para negócios
3. LinkedIn
O LinkedIn é uma rede social voltada para relacionamento profissionais. Possui mais de 500 milhões de usuários.
Ao acessar sua página, você pode clicar na opção “Análise” para ter acesso às informações das seguintes métricas:
- Visitantes: são os visitantes únicos e visualizações da página ao longo do tempo, considerando dispositivos móveis e computadores.
Também é possível saber os dados demográficos dos visitantes por função, país, região, nível de experiência, setor e tamanho da empresa.
- Atualizações: número total de pessoas que gostaram, comentaram, compartilharam e passaram a seguir nos últimos 30 dias.
- Seguidores: número de usuários que seguiram sua página e a demografia compreendendo: localidade, função, nível de experiência, setor, tamanho de empresa e status no emprego.
Quer anunciar no LinkedIn? Confira o artigo: Como fazer anúncios no LinkedIn Ads.
4. Twitter
O Twitter possui mais de 300 milhões de usuários ativos por mês.
O Twitter Analytics é a ferramenta gratuita disponibilizada pelo Twitter para análises. Para saber mais sobre essa ferramenta acesse o artigo: Twitter Analytics: Como usar a ferramenta e analisar as estatísticas de um perfil.
As principais métricas do Twitter são:
- Tweets: total de posts que seu perfil publicou no Twitter;
- Impressões: quantas vezes os seus tweets foram visualizados pelos usuários;
- Visitas ao perfil: quantas visitas o seu perfil teve no último mês;
- Menções: quantas vezes seu perfil foi mencionado por usuários do Twitter;
- Seguidores: quantos seguidores você tem e quantos novos seguidores seu perfil ganhou no último mês;
- Tweet de destaque: o tweet que ganhou mais impressões em um determinado mês;
- Menção de destaque: o tweet com mais impressões em que outro usuário do Twitter menciona seu nome de usuário;
- Seguidor de destaque: seu seguidor com o maior número de seguidores. Esse dado mostra um potencial influenciador e parceiro para seu negócio.
5. YouTube
O YouTube possui hoje mais de um bilhão de usuários. É o segundo maior buscador da web com mais de 2,6 bilhões de buscas por mês.
As principais métricas do You Tube são:
- Exibições: número de pessoas que clicaram no seu link de vídeo e assistiram. Ele não acompanha se os usuários assistiram ao vídeo inteiro ou não;
- Inscritos: quantidade de usuários que se inscreveram em seu canal. É possível também saber a origem, novas inscrições e inscrições perdidas num determinado período;
- Gostei e não gostei: resposta dos usuários aos seus vídeos com likes e dislikes. Um alto número de likes (gostei) indica que as pessoas estão reagindo bem e lhe ajudará o rankeamento;
- Comentários: é uma forma de entender como está o engajamento de seu público;
- Compartilhamentos: número total de vezes que o vídeo foi compartilhado, em que rede social que foi compartilhado e a data em que ele foi compartilhado.
Veja também: 12 dicas matadoras de SEO para seus vídeos.
Conclusão
Para alcançar bons resultados nas mídias sociais, além de conhecer as principais métricas, você precisa realizar um monitoramento constante.
Não se prenda a métricas de vaidade, avalie se o investimento realizado está gerando o resultado esperado e entenda qual é a melhor mídia social para desenvolver sua estratégia.
Para entender mais sobre as Mídias Sociais, acesse o nosso O Guia Definitivo das Redes Sociais.